Fonte: OpenWeather

    Pandemia


    Amazonas vai poder comprar vacinas contra a Covid-19

    A ordem judicial estabeleceu prazo de dez dias para o governo do Amazonas comprar imunizantes para 70% de sua população

    Na quarta-feira (24), o Senado aprovou projeto de lei que autoriza Estados e municípios a comprarem imunizantes em caráter suplementar | Foto: Divulgação Secom

    Manaus (AM) - A Justiça Federal do Amazonas da 1ª Região autorizou o governo do Amazonas a comprar vacinas contra a Covid-19 sem o intermédio do Ministério da Saúde. A decisão proferida pela juíza Jaiza Fraxe atendeu a uma solicitação das Defensorias Públicas do Estado e da União.

    A ordem judicial estabeleceu prazo de dez dias para o governo do Amazonas comprar imunizantes para 70% de sua população. O descumprimento da medida será punido com multa diária de R$ 50 mil. A determinação foi divulgada na última quinta-feira (25).

    No documento, a juíza ressalta que o governo estadual já conta “com a aprovação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) para a aquisição dessas vacinas, porém, ainda não sinalizou a compra”. 

    Projeto lei aprovado

    Na quarta-feira (24), o Senado aprovou projeto de lei que autoriza Estados e municípios a assumirem responsabilidade de efeitos colaterais de vacinas contra a Covid-19 e que cada um desses entes possa comprar os imunizantes em caráter suplementar. O texto seguiu para a análise da Câmara dos Deputados.

    A aquisição da vacina pelo Amazonas, de acordo com a magistrada, deve ser feita com R$ 150 milhões do Fundo de Fomento, Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas, administrado pela gestão estadual.

    Além de Manaus, a ação pede a imunização também dos municípios de Tefé, Iranduba, Itacoatiara, Parintins, Coari e Tabatinga, de forma a atingir a imunização de, pelo menos, 70% da população, sem prejuízo às prioridades definidas no Plano Nacional de Imunização (PNI).

    Em nota, o governo do Amazonas informou que já busca possibilidades de aquisição de vacinas. "Estamos unindo esforços com outros estados para viabilizar a compra com o objetivo de, somado aos esforços do Governo Federal, ampliar a vacinação da população do Estado".

    Doses aplicadas

     

    Vacinação no Amazonas
    Vacinação no Amazonas | Foto: Alexandre Sanches/Em Tempo

    A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informou que, até a última quinta-feira (25),  274.170 doses foram aplicadas em todo o estado, sendo 233.988 de primeira dose e 40.182 de segunda dose. A informação está disponível no site da FVS-AM por meio do link  https://bit.ly/3aTsndS

    Leia Mais

    Manaus mantém o Amazonas na liderança da vacinação contra Covid-19

    Comentários