Unidades de Saúde do AM recebem novos equipamentos
A SES-AM aguarda ainda a entrega de 1.209 equipamentos e materiais de uso hospitalar

Manaus -Novos equipamentos estão chegando às unidades de saúde do Amazonas a fim de aparelhar e modernizar os atendimentos prestados à população. A aquisição de equipamentos faz parte do projeto de reestruturação e renovação da secretaria que o Governo do Amazonas está promovendo desde setembro de 2020.
Nos últimos dois meses, foram distribuídas para as unidades, oito aparelhos de raio-X fixos e três móveis; 20 bisturis elétricos e três eletroencefalógrafos. A SES-AM aguarda ainda a entrega de 1.209 equipamentos e materiais de uso hospitalar.
Foram beneficiados com aparelhos de raio-X fixos o Hospital Infantil Dr. Fajardo, a Policlínica Codajás, os Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) da Criança da Zona Sul e da Zona Leste (Joãozinho), além dos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) Joventina Dias, São Raimundo, José Lins e Zona Sul. Já os aparelhos de raio-X móveis foram entregues para as maternidades Balbina Mestrinho, Azilda Marreiro e Nazira Daou.
O atendimento das grávidas e bebês internados no Instituto da Mulher Dona Lindu e maternidades Ana Braga e Balbina Mestrinho será reforçado com a chegada dos eletroencefalográficos, equipamento que avalia a atividade elétrica espontânea do cérebro.
A expectativa da secretaria é que nas próximas semanas sejam entregues mais quatro mesas cirúrgicas e uma mesa hospitalar comum, que serão enviadas para hospitais infantis, fundações e pronto-socorros.
Até o fim do mês de abril, a SES-AM aguarda a chegada de 489 equipamentos hospitalares, entre eles 15 aparelhos de raio-X, 15 de ultrassonografia, dois arcos cirúrgicos, sete eletroencefalógrafos e 60 cadeiras de banho.
Para as maternidades foram adquiridas 100 bombas de seringa, usadas para medicação em bebês; sete bilirrubinômetros, aparelhos que avaliam os níveis de bilirrubina durante a fototerapia dos recém-nascidos; sete incubadoras de transporte; e 20 camas hospitalares PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto).
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Prefeitura oferta 80 vagas para palestra sobre empreendedorismo
Estudo do AM relaciona mudanças climáticas a partos prematuros