Fonte: OpenWeather

    Nota máxima


    Amazonense de 17 anos cita a bíblia em redação nota mil do Enem

    Gabriela Traven foi uma das 28 participantes do Enem a alcançar a nota máxima na redação

      

    | Foto: Divulgação

    Manaus – Ao acessar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a estudante amazonense Gabriela Traven, de 17 anos, não acreditou no próprio feito: ela foi uma das 28 pessoas em todo o Brasil a conquistar a nota mil na redação.

    Em entrevista ao EM TEMPO, a jovem conta como a nota máxima foi uma surpresa. “Não parecia real. Minha mãe me acordou dizendo que eu tinha tirado mil, mas eu não acreditei. Precisei ver com meus próprios olhos”, afirmou. Após a confirmação, o sentimento foi de felicidade e conquista.

    Na redação, que tinha como tema “a falta de empatia nas relações sociais no Brasil”, Gabriela revela que citou a Bíblia. A preparação para a parte escrita da prova envolveu muito estudo e dedicação, mas a estudante também citou a importância de conhecimentos culturais.

    “Eu sempre gostei de ler, então foi algo que me ajudou muito na redação. Além disso, também contribui muito ter referências culturais. Por exemplo, nessa redação eu citei a Bíblia, e em outras já citei filmes, desenhos, diversos assuntos relacionados à nossa cultura”, explicou.

    Preparação

    Com planos para cursar medicina, Gabriela esclareceu como se dedicou para chegar nesse resultado, principalmente em um período marcado pelos desafios impostos pela pandemia. Somente no Amazonas, houve uma abstenção de quase 70% dos inscritos em 2020, o que equivale a cerca 111 mil pessoas ausentes na prova.

    As aulas da estudante, que já se formou no ensino médio, ocorreram no formato on-line e integral, inclusive nos fins de semana. “Foi uma experiência diferente, que precisou de muita adaptação, mas no final, recompensou”.

    Agora, com a nota máxima, ela tem expectativas de conseguir uma vaga em uma boa faculdade e seguir os passos da mãe, que também é médica. 

    Leia mais:

    Educação: Lista de espera do Prouni está disponível para consulta

    Enem: 70% dos inscritos não compareceram nos dias de prova

    Resultado do Enem 2020 será divulgado em duas datas distintas diz Inep

    Comentários