Fonte: OpenWeather

    PROTEÇÃO


    AM realiza carreata para reforçar rede de proteção a idosos no estado

    Ação integra programação da campanha Junho Violeta da Sejusc

     

    A ação contou com representantes de toda a rede de proteção do Estado.
    A ação contou com representantes de toda a rede de proteção do Estado. | Foto: Tácio Melo/Secom e Raine Luiz/Sejusc

    Manaus (AM) - Neste Dia Mundial de Prevenção e Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou nesta terça-feira (15) uma carreata da avenida André Araújo, zona centro-sul, até a Bola do Produtor, zona leste de Manaus, para chamar a atenção da população para a causa dos idosos.

    A ação contou com representantes de toda a rede de proteção do Estado. Na Bola do Produtor, foram distribuídos folders, adesivos e álcool em gel à população.

    Nos informativos da campanha Junho Violeta, o público teve acesso a todos os canais de denúncia e pôde conhecer a rede de proteção do Estado e da sociedade civil.

    Segundo a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, o Governo do Amazonas vem diariamente combatendo a violência contra a pessoa idosa e ampliando mecanismos de proteção.

    Segundo ela, os idosos são uma das prioridades da gestão do governador Wilson Lima.

     

    Na Bola do Produtor, foram distribuídos folders, adesivos e álcool em gel à população.
    Na Bola do Produtor, foram distribuídos folders, adesivos e álcool em gel à população. | Foto: Tácio Melo/Secom e Raine Luiz/Sejusc
    "

    Infelizmente, nesse período de pandemia, os idosos estão junto aos seus algozes em casa, impossibilitados de denunciar, dependendo da ajuda de terceiros para procurar políticas públicas para defendê-los. Esse é um dia para relembrar que os adultos de hoje serão os idosos de amanhã. Precisamos urgentemente cuidar das políticas destinadas a eles| "

    Mirtes Salles, secretária titular da Sejusc

     

    À frente da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa, estrutura vinculada à Sejusc, a secretária Franciane Alves informou que no Amazonas há cerca de 390 mil idosos, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), e desse número há muitos que sofrem algum tipo de violência, como física, psicológica, financeira, entre outras.

     

    secretária Franciane Alve da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa, estrutura vinculada à Sejusc
    secretária Franciane Alve da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa, estrutura vinculada à Sejusc | Foto: Tácio Melo/Secom e Raine Luiz/Sejusc


    "

    O governador Wilson Lima, sempre com o olhar sensível a essa população, resolveu criar uma secretaria específica para acolher esse público vulnerável. Hoje temos a Secretária Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa, que trabalha e articula as políticas junto à sociedade civil, poder público e os equipamentos municipais. Escolhemos a Bola do Produtor porque identificamos que nas zonas norte e leste recebemos mais denúncias de violência contra idosos "

    Franciane Alves, Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa

     

    Uma das pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer a rede de proteção foi o motorista Joaquim Lopes, 56, que afirmou ser importante que o poder público continue apresentando os canais à população, como o Disque Denúncia 181 e o Disque Direitos Humanos 100.

    "

    É preciso proteger os idosos. Um dia, quem sabe, também chegaremos lá "

    Joaquim Lopes, motorista

     

     

    Mais atividades

    Ainda nesta terça-feira (15), às 18h30, o Teatro Amazonas será iluminado na cor violeta em alusão à data. A ação contará com representantes da rede de proteção.

    A programação do Junho Violeta da Sejusc iniciou no dia 2 de junho e segue até o dia 28 deste mês.

    Na última segunda-feira (14), servidores da secretaria participaram da operação Levítico, que teve como objetivo cumprir mandados de prisão e realizar diligências domiciliares.

    Além disso, no mesmo dia, a Sejusc realizou distribuição de informativos no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), e afixou cartazes em mais de 350 ônibus, da Global e Açaí Transportes, para orientar à população idosa sobre o direito à gratuidade.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Vacinação contra Influenza é ampliada para mais dez grupos

    Carreata em prol de profissionais da enfermagem acontece em Manaus

    Atuação de cerca de 3.800 servidores garante eficiência do "Vacina AM"

    Comentários