Fonte: OpenWeather

    Covid-19


    Em Manaus, vacinação segue em 19 pontos nesta terça-feira (29)

    O público a ser atendido ao longo do dia será o de 30 anos ou mais e, a partir das 18h, passam a ser contemplados os de 28 anos ou mais

     

    Para vacinar, é necessário levar o documento de identificação original, CPF e comprovante de residência (original e cópia)
    Para vacinar, é necessário levar o documento de identificação original, CPF e comprovante de residência (original e cópia) | Foto: Divulgação/Semcom

    Manaus - Para acelerar o processo de imunização, a equipe da  Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está organizando vários pontos de vacinação na capital. A partir das 8h desta terça-feira,  quem tiver 30 anos ou mais poderá comparecer a um dos 19 pontos de atendimento. É necessário levar o documento de identificação original, CPF e comprovante de residência (original e cópia).

      Onze Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas a partir das 8h e outros oito pontos estratégicos iniciam a vacinação às 9h. Três grandes locais irão funcionar durante toda a noite. O Centro de Convenções, o “sambódromo”, funcionará por 33 horas, sem intervalo, das 9h de terça-feira até as 18h da quarta-feira, 30, enquanto a Arena da Amazônia e o Centro de Convenções Vasco Vasques atenderão das 18h de terça-feira até as 18h de quarta-feira, com 24 horas de atendimento ininterrupto. Das 11 UBSs, sete estarão vacinando até às 21h, duas até as 19h e duas até às 16h.  

      O público a ser atendido ao longo do dia será o de 30 anos ou mais e, a partir das 18h, passam a ser contemplados os de 28 anos ou mais.  

    “Será mais uma grande ação para acelerar ainda mais o acesso à vacina contra a Covid-19, beneficiando a população do nosso município. Para isso, estamos mobilizando nossas equipes e nossos esforços para oferecer o melhor atendimento a todos que forem se vacinar, seja nas UBSs, seja nos pontos estratégicos”, destaca o prefeito David Almeida, salientando que até o momento em torno de 1 milhão e 100 mil doses já foram aplicadas em Manaus.

    "

    Desde janeiro, temos realizado uma campanha de sucesso, organizada, transparente e eficiente e agora chegamos às pessoas mais jovens e nos aproximamos da meta de vacinar, com a primeira dose, toda a população acima de 18, até o mês de agosto "

    , salienta o prefeito.

     

    Além da população geral, a ser atendida por idade, os pontos estão abertos para os que já podem receber a segunda dose da vacina, de acordo com o prazo entre as doses (28 dias para a CoronaVac e 84 dias para a AstraZeneca). As segundas doses de CoronaVac continuam a ser oferecidas exclusivamente no ponto que funciona no Parque Municipal do Idoso (PMI), e as de AstraZeneca estarão disponíveis apenas nas UBSs.

    “Viradão”

      Para o “viradão” foram destinadas 92 mil doses de vacina da Pfizer/BioNTech, da Oxford/AstraZeneca e CoronaVac/Butantan imunizantes que já vêm sendo usados na campanha municipal, além da vacina da Janssen, de dose única, que será usada pela primeira vez em Manaus. No total, serão mais de 250 estações de trabalho (postos de vacinação) e aproximadamente 2,1 mil servidores envolvidos, entre triadores, registradores, vacinadores e pessoal de apoio.  

    A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, orienta a população a confiar nas vacinas e receber a que estiver disponível. “Todas as vacinas em uso no País foram aprovadas e são eficazes. É importante buscar os postos de vacinação, receber a sua dose e ajudar o município a ter o maior número possível de pessoas protegidas para que a gente possa voltar à normalidade das nossas rotinas o quanto antes”, afirma.

     

    Em Manaus, já foram vacinadas 350,2 mil pessoas com idades entre 30 e 59 anos
    Em Manaus, já foram vacinadas 350,2 mil pessoas com idades entre 30 e 59 anos | Foto: Divulgação/Semsa

    A população estimada do público de 28 anos residindo na capital é de 47 mil pessoas, e de 29 anos, de 45 mil pessoas. Os que têm 30 anos representam 48,7 mil pessoas, que começaram a ser vacinadas no último sábado, após antecipação do atendimento para essa idade, anunciada pelo prefeito David Almeida.

    Público

    Desde que a prefeitura abriu a vacinação para a população em geral (sem comorbidades e fora de outros grupos prioritários), já foram vacinadas 350,2 mil pessoas com idades entre 30 e 59 anos. A inclusão de novas idades vem sendo feita, de acordo com Shádia, conforme a disponibilidade de vacinas e a procura nos pontos de atendimento.

    “Realizamos um monitoramento contínuo da demanda e do saldo de doses para definir os avanços da campanha”, explica a secretária, destacando que algumas vezes o anúncio de novas idades acontece no curso da vacinação. “Não queremos ter dose em estoque, queremos vacinar as pessoas, então, se observamos que é possível avançar com responsabilidade, ou seja, com a garantia do atendimento, nós avançamos”, informa.

    Atendimento

    A Semsa orienta os usuários a realizarem o cadastro no Imuniza Manaus antes de buscar um dos pontos de vacinação. Para o cadastramento, basta acessar o endereço, escolher a opção “Cadastro de Cidadão” e informar os dados solicitados.

      Quem for se vacinar não deve esquecer o documento de identidade original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia). Os que forem receber a segunda dose devem apresentar documento de identidade e a carteira de vacinação, com o registro da primeira dose.  

    A secretária Shádia Fraxe também orienta a população a consultar o ‘filômetro’ da prefeitura para verificar o movimento de pessoas nos pontos de vacinação e optar por aqueles com menor fluxo.

    Pontos de vacinação desta terça-feira, 29:

    Unidades Básicas de Saúde (UBS) - 8h às 21h

     NORTE

    UBS Balbina Mestrinho, rua 17, 170, Cidade Nova 2

    UBS Sálvio Belota, rua das Samambaias, 786, Santa Etelvina

    OESTE

    UBS Leonor de Freitas, avenida Brasil, s/nº, Compensa 2

    UBS Deodato de Miranda Leão, avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória

    LESTE

     

    UBS Dr. José Amazonas Palhano, rua Antônio Matias, s/nº, São José 1

    UBS Maria Leonor Brilhante, avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves

    UBS Alfredo Campos, avenida Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi dos Palmares

      Unidades Básicas de Saúde (UBS) - 8h às 19h


    SUL

    Policlínica Dr. Antônio Reis, rua São Luiz, s/nº, São Lázaro

    UBS São Francisco, rua Jonas da Silva, s/nº, São Francisco

    Unidades Básicas de Saúde (UBS) - 8h às 16h

     

    LESTE

    UBS Nova Esperança, rua Nova Esperança, s/nº, Colônia Antônio Aleixo

    UBS Guilherme Alexandre, rua Nova República, 575, Colônia Antônio Aleixo

    Pontos estratégicos - das 9h às 17h


    NORTE

    Shopping Phelippe Daou, avenida Camapuã, 2.939, Cidade de Deus

    Ponto apenas para pedestres

    Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, 119, Cidade Nova


    SUL

    Studio 5 Centro de Convenções, avenida General Rodrigo Octávio, 3.555, Distrito Industrial 1

    Ponto apenas para pedestres

    Parque Municipal do Idoso, rua Rio Mar, 1.324, Nossa Senhora das Graças

    Apenas para pedestre


    LESTE 

    Clube do Trabalhador do Sesi/AM, avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1

    Para pedestre e drive-thru

     Ponto estratégico – 9h de terça (29) às 18h de quarta (30)

    OESTE

    Centro de Convenções de Manaus, “sambódromo”, avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro

    Para pedestre e drive-thru

    Pontos estratégicos – 18h de terça às 18h de quarta (30)


    OESTE

    Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, avenida Constantino Nery, 5.001, Flores

    Apenas para pedestres

    Arena da Amazônia, avenida Constantino Nery, 5.001, Flores

    Somente drive-thru

    *Com informações da assessoria 


    Leia mais:

    Prefeitura de Manaus aplicou mais de 415 mil doses de vacina neste mês

    Terceira dose da AstraZeneca potencializa imunidade contra a Covid-19

    414 casos de Covid-19 são registrados no AM nesta segunda (28)

    Comentários