Fonte: OpenWeather

    Bairros de Manaus


    Jorge Teixeira supera adversidades e comemora 29 anos de criação

    O bairro foi criado em 14 de março de 1989, com o objetivo distribuir lotes para pessoas carentes e festeja hoje o aniversário

    Avenida Itaúba é uma das principais vias do bairro
    Avenida Itaúba é uma das principais vias do bairro | Foto: Divulgação

    Manaus - O segundo maior bairro de Manaus, o Jorge Teixeira, comemora, neste sábado (17), 29 anos de criação. Dividido em quatro etapas e com nove comunidades, o tamanho territorial e a densidade populacional chamam a atenção e dão ao bairro o título de "Gigante da Zona Leste".  

    Criado em 14 de março de 1989, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, com o objetivo distribuir lotes para pessoas carentes, principalmente do São José. O bairro se desenvolveu e hoje passar a ser muito importante para a economia e a política da cidade. 

    Segundo o censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o bairro possui 112.879 mil moradores. Porém, esse número atualmente já foi ultrapassado. 

    Leia também: Moradores destacam histórias vividas nos 26 anos do Osvaldo Frota

    "Vivem no bairro cerca de 143 mil famílias. Desse número, 75 mil moradores são eleitores e são fundamentais em uma eleição. Políticos veem esse potencial e visam o bairro. Já chegamos a decidir um pleito", informou o presidente da associação dos moradores da terceira etapa do Jorge Teixeira, Sidney Souza.

    O bairro é dividido em quatro etapas e possui quatro sub-bairros, são eles: Bairro Novo, Val Paraíso, João Paulo, Santa Inês, Brasileirinho, Monte Sião, Coliseu, Cidade Alta e Nova Floresta. O representante ainda explicou que o principal problema enfrentado pelos moradores da localidade é a infraestrutura.

    "Falta drenagem nos igarapés que cortam as comunidades. No tempo de chuva, muitos moradores sofrem com as alagações. São problemas recorrentes, que devem ser resolvidos com projetos da prefeitura e conscientização da população", disse. 

    Os representantes da primeira etapa se reuniram para promover uma mega festa neste sábado
    Os representantes da primeira etapa se reuniram para promover uma mega festa neste sábado | Foto: Divulgação


    A avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, conhecida como a rua do "Fuxico", é muito conhecida pelo comércio. Os moradores não precisam se deslocar para outras zonas da cidade, já que é possível encontrar estabelecimentos de todos os setores na região.

    "É muito importante para o setor atacadista e a economia da região. São dezenas de lojas e microempreendedores que desenvolvem empregos e geram renda", contou o representante da primeira etapa do bairro, Edvan Alves. 

    Criminalidades 

    O bairro é um dos mais violentos da cidade, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). Um dos crimes que mais crescem no local é o roubo. Em 2016, foram 2.394 casos registrados. As mortes por violência cresceram de 51, em 2016, para 94 em 2017. 

    Orgulho e superação 

    “As pessoas falam muito do Jorge Teixeira, mas não saem daqui. Sabemos que a insegurança existe em toda a cidade, mas temos muito a contribuir. Há muitas pessoas boas no bairro. Infelizmente, os moradores são discriminados só pelo fato de viverem no bairro. Porém, aqui existem pessoas solidárias, hospitaleiras, artistas, cantores e pessoas de qualidades incríveis”, contou Sidney. 

    "O bairro melhorou muito e está em pleno desenvolvimento. É uma satisfação ser um morador daqui. É o lugar onde construí minha casa e estabeleci minha família", disse Alves. 

    Projetos

    O bairro foi primeiro contemplado com Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), que é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Seu principal objetivo é dar uma melhor qualidade de vida para a população das comunidades, principalmente, com obras voltadas para a infraestrutura urbana, de serviços públicos e de meio ambiente.

    O conjunto habitacional Prourbis fica na terceira etapa do bairro
    O conjunto habitacional Prourbis fica na terceira etapa do bairro | Foto: Divulgação

    O Prourbis já desenvolveu uma série de atividades socioambientais, que incentivou a coleta seletiva no bairro. Foram realizadas palestras de conscientização e mutirões de limpeza nas ruas do bairro. Durante as ações são retiradas mais de 200 toneladas de resíduos produzidas todos os meses no bairro.

    Ao todo, o programa já realizou três mutirões de limpeza e mais de cinco palestras educativas para crianças da rede pública de ensino e moradores dos conjuntos habitacionais construídos pelo Prourbis no bairro.

    Comemoração 

    A festa se concentrará na primeira etapa do bairro, no Anfiteatro da Praça de Alimentação, localizado na rua dos Lírios, esquina com a Rua Pampolas. O evento é promovido pela Associação dos Moradores do Bairro Jorge Teixeira e conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

    Anfiteatro da primeira etapa do bairro será o palco da comemoração deste ano
    Anfiteatro da primeira etapa do bairro será o palco da comemoração deste ano | Foto: Divulgação

     “Está tudo certo para a nossa grande festa e teremos muita alegria, diversão e segurança. Eu só tenho a agradecer por todo o apoio que a festa tem recebido”, contou o presidente da Associação, Edvan Alves.

    Entre as atrações confirmadas para a festa estão: as bandas Xote Alvoroço, Jucynha Kero Kero, Tomi Xote e, nos intervalos, os DJs Lobo Pop e Lucas Santos. Além disso, haverá sorteio de brindes para a comunidade.

    Leia mais

    Urucurituba, a 'Princesinha do Médio Amazonas' completa 42 anos

    Benjamin Constant: 'Capital Cultural do Alto Solimões' faz 120 anos

    Boa Vista do Ramos: a terra do mel comemora 35 anos

    Comentários