Fonte: OpenWeather

    Identidade Cultural


    Carnaboi: conheça a festa que une tradição e folia no Amazonas

    Após um jejum de três anos, a festa voltou a sacudir o Sambódromo em 2018. Este ano a SEC espera superar o público do ano passado, de 60 mil foliões

    No ano passado, cerca de 60 mil pessoas lotaram o Sambódromo em comemoração aos bumbás
    No ano passado, cerca de 60 mil pessoas lotaram o Sambódromo em comemoração aos bumbás | Foto: Divulgação


    Manaus – Considerado símbolo de identidade cultural no Carnaval de Manaus, o Carnaboi vem há 17 anos misturando a essência da maior festa popular do país com a cultura indígena amazonense em uma só celebração.

    O evento criado em 2000, fez um jejum de dois anos, em 2016 e 2017, mas em 2018 voltou a dar início às comemorações do boi-bumbá durante o período carnavalesco. O evento contempla a identidade cultural da região e convida os brincantes dos bois-bumbás da cidade para cair na folia.

    Mais de 25 artistas regionais se revezam nos trios da festa que recebeu cerca de 60 mil pessoas em sua última edição. 

    Adaptações

    Nos últimos anos, a festa vem passando por várias modificações no seu formato.  Até 2013, o evento não acontecia em clima de competição entre as agremiações dos bois mais conhecidos da região, Caprichoso e Garantido. Os artistas desfilavam no Sambódromo de Manaus, com cada time saindo de um ponto extremo do local e encontrando-se no meio da pista em uma grande festa.

    A partir de 2014, foram acrescentados aos desfiles no Sambódromo mais três agremiações de bois, são eles: Brilhante, Garanhão e Corre Campo. Nas duas noites em que acontece a manifestação cultural, cerca de cinco desafios de toadas eram realizados e mais de 15 artistas passaram a se apresentar puxando os trios.

    Histórico de mudanças

    Já no ano de 2015, as mudanças no Carnaboi foram mais evidentes. A festa diminuiu de dois dias de apresentações para comemorações realizadas apenas na segunda-feira gorda de Carnaval. Além disso, os desfiles pararam de acontecer no Sambódromo e espalharam-se por cinto pontos diferentes da cidade (zonas leste, norte, sul, oeste e centro-oeste).

    Um baile infantil promovido em todas essas zonas também foi incorporado ao evento. Já a famigerada Feira do Tururi, outro destaque do Carnaval e uma espécie de prévia para o Carnaboi, foi retirada da programação.

    Volta ao Sambódromo

    Apesar das alterações ocorridas em 2015, o Carnaboi voltou em 2018 após um jejum de dois anos sem a festa. A celebração voltou a acontecer no Sambódromo de Manaus e os artistas e representantes dos bois Caprichoso e Garantido aprovaram as mudanças, alegando que elas dão mais amplitude à festa, com um maior público sendo atingido de forma concentrada.

    Para o secretário de Estado de Cultura do Amazonas (SEC), Marcos Apolo, as mudanças também foram vistas como positivas, pois fizeram com que cinco festas ocorressem simultaneamente na região. O momento foi importante, mas o secretario destaca ainda que a volta do Carnaboi para o Sambódromo resgata uma tradição cultural.

    “O Carnaboi, independente das mudanças, atrai uma grande quantidade de foliões. Somente em 2018 mais de 60 mil pessoas foram divertir-se com o ritmo do boi-bumbá no Sambódromo. Esperamos que em 2019 esse público seja superado”, destaca a SEC, que ainda não divulgou a programação deste ano.

    Sambódromo voltou a receber o Carnaboi em 2018
    Sambódromo voltou a receber o Carnaboi em 2018 | Foto: Divulgação


    Na última edição, realizada no dia 12 de fevereiro de 2018, no Sambódromo, a programação contou com nomes como Carlos Batata, Robson Júnior, Fabiano Neves, Patrick Monteiro, Carrapicho, Márcia Siqueira, Fábio Casagrande, Ricardo Lyra, Carlinhos do Boi, Prince do Boi, Canto da Mata, Iana Yra, Arlindo Jr., Klinger Araújo, Jr. Paulain, entre outros.

    As apresentações foram separadas em trios e cada trio contou com 50 minutos de apresentações.

    Leia mais: 

    Carnaval começa a embalar as vendas no comércio em Manaus

    Veja as bandas e blocos de carnaval confirmados em 2019

    Confira as bandas confirmadas no Carnaval de Manaus 2019

    Comentários