Fonte: OpenWeather

    Carnaval 2019


    Mancha Verde é a campeã do carnaval de São Paulo pela 1ª vez

    Vai-Vai e Acadêmicos do Tucuruvi foram rebaixadas

    Viviane Araújo representou a princesa africana à frente da bateria da Mancha Verde no sábado, dia 02 de março de 2019 | Foto: Divulgação/Leo Franco

    A grande campeã do carnaval de São Paulo em 2019 é a Mancha Verde. É o primeiro título da escola. Vai-Vai e Acadêmicos do Tucuruvi foram rebaixadas. A apuração das notas aconteceu na tarde desta terça-feira (4), no Sambódromo do Anhembi. 

    A escola levou o troféu com desfile sobre a princesa africana Aqualtune, avó de Zumbi dos Palmares, e discutiu escravidão, direitos de negros e mulheres e intolerância religiosa na avenida.

    Relembre alguns destaques:

    - Viviane Araújo completou seu 13º ano como rainha da bateria, vestida como uma princesa africana

    - Uma ala tinha passistas com mãos acorrentadas e barrigas de grávidas, representando escravas reprodutoras. Outra tinha um mar vermelho de sangue dos escravos

    - A agremiação, que foi criada a partir da torcida organizada do Palmeiras, botou seus 3.000 componentes para retratar abusos sofridos pelos negros africanos trazidos para o Brasil e obrigados a abandonar suas religiões.

    - Nos carros, atores encenavam momentos de tortura e punições aos quais os escravos eram submetidos no Brasil. No último deles, um enorme busto de ferro, que será doado ao Museu Afro Brasil, representava Zumbi dos Palmares.

    Leia mais: 

    Saiba a classificação das Escolas de Samba no Carnaval 2019 em Manaus

    Festa da vitória reúne 20 mil foliões na Reino Unido da Liberdade

    Por um décimo, A Grande Família é vice-campeã do Carnaval de Manaus

    Comentários