Fonte: OpenWeather

    Bolsas de Estudos


    Universidade de Paris abre seleção para bolsas de mestrado

    Inscrições vão até 15 de dezembro e os estudantes selecionados receberão um auxílio de 1.000 euros

     Escola Normal Superior da França abre seleção para bolsas de mestrado em Paris.
    Escola Normal Superior da França abre seleção para bolsas de mestrado em Paris. | Foto: Divulgação

    Manaus - Estão abertas as inscrições para bolsas de mestrado internacional da Escola Normal Superior da França (École Normale Supérieure - ENS), localizada em Paris. Nesta edição serão ofertadas 20 bolsas no total, distribuídas entre as áreas de Ciências e Letras.

    Os programas têm duração de três anos e as aulas começam em setembro de 2020.  Os alunos selecionados passaram por um curso de aperfeiçoamento de francês oferecido pela própria escola, e ao longo de todo o mestrado, os estudantes contarão com uma bolsa de estudos mensal, no valor de 1.000 euros.

    As 20 vagas de mestrado em Paris são distribuídas entre 10 bolsas voltadas à área de Ciências (com inscrições até 19 de outubro) e as outras 10, a Letras (até 31 de outubro).

    Nas áreas de Ciências, as disciplinas são compostas por Biologia, Química, Geociências, Informática, Matemática, Física e Ciências Cognitivas.

    Já no caso de Letras, a escola oferece uma experiência interdisciplinar e prioriza perfis diversos, sendo a área composta por disciplinas como Antropologia, Estudos Cinematográficos, Filosofia e Sociologia

    Pré-requisitos e seleção

    Os candidatos devem ter menos de 26 anos no momento da inscrição e não podem ter se candidatado à seleção da ENS outras vezes. Outro pré-requisito é que não tenham passado mais de dez anos na França tanto no ano da candidatura quanto no ano anterior.

    A divulgação dos selecionados em janeiro de 2020. Após essa data, os estudantes selecionados precisarão iniciar os procedimentos para retirada de visto e informar à universidade se pretendem solicitar moradias estudantis.

    As inscrições podem ser feitas no site da ENS. A lista de documentos necessários inclui diploma e histórico escolar, além de carta de motivação, projeto de pesquisa e currículo atualizado (em francês ou inglês).

    Comentários