Fonte: OpenWeather

    Programa


    Escola do interior do Amazonas recebe programa reconhecido pela ONU

    O Programa de Educação e Diversidade é baseado em cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    Os alunos apresentarão propostas contendo soluções para a sua comunidade | Foto: Divulgação

    Manaus- Formar cidadãos conscientes, capazes de enfrentar os desafios da realidade socioambiental com inclusão, diversidade e ações para a redução das desigualdades é o foco do Programa de Educação e Diversidade (PED), que após ser iniciado em Rio Claro (SP) e Joinville (SC), será levado para alunos de ensino fundamental e médio da comunidade Punã, no município de Uairini, no Amazonas.

    Dando continuidade ao projeto “Caminhão Conhecendo os ODS” realizado no mês de julho em Manaus o programa, que acontece de 11 a 14 de novembro, vai abranger pouco mais de 200 alunos e educadores da comunidade ribeirinha localizada às margens do rio Solimões - que fica a cerca de 40 minutos de voadeira (embarcação local) do município de Uairini e quase 4 horas de Tefé, ponto de referência na região - na Escola Estadual Professora Cinthia Regia Gomes do Livramento.

    Por meio de diversos workshops e atividades, crianças e professores poderão conhecer e refletir sobre cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles: Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Vida Terrestre e Parcerias e Meios de Implementação.

    Além das oficinas in loco, também ocorrerá uma transmissão das oficinas do PED via Centro de Mídias da SEDUC (Secretaria de Estado de Educação) que atingirá até 40 mil pessoas de outras comunidades ribeirinhas do Amazonas.

    A iniciativa, que faz parte do Banco de Boas Práticas da Organização das Nações Unidas (ONU), é realizada pela NTICS Projetos com patrocínio da Whirlpool Corporation - detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid e que tem unidade fabril em Manaus - também recebe apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

    Ao final do programa, os alunos apresentarão propostas contendo soluções para a sua comunidade em uma “Feira de Ideias”. A melhor proposta - escolhida por uma banca examinadora dentre todos os projetos - será implantada no local e os integrantes do grupo vencedor, junto com o seu professor, serão premiados com tablets.

    “O projeto trabalha a educação com ênfase na diversidade e inclusão. Queremos que os próprios alunos reflitam sobre a realidade em que vivem, os problemas que enfrentam e apontem soluções para a garantia de uma sociedade mais igualitária. Após participarem do programa, todos acabarão atuando como multiplicadores do conhecimento aprendido”, explica a CEO da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.

    A Whirlpool é signatária do Pacto Global da ONU e utiliza os ODS como base para suas iniciativas. “O projeto está em linha com as estratégias de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental da Companhia. Atuamos sob o conceito de ‘Inovação Sustentável’, desenvolvendo processos e produtos mais eficientes, e temos a Diversidade e Inclusão como um de nossos valores”, explica Vanderlei Niehues, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios da Whirlpool.

    “Para essa comunidade, projetos como o PED fazem a diferença, pois antes do nascer do sol - e muitas vezes debaixo de chuvas torrenciais que atingem a região - os pequenos já estão à beira do rio esperando por uma lancha ou outros tipos de embarcações para irem à escola”, comenta Ana Carolina Xavier. “Vale destacar que os trabalhos desenvolvidos pelas escolas locais, como a Escola Estadual Professora Cinthia Regia Gomes do Livramento, também envolvem a agricultura familiar e a pesca, principais meios de subsistência dos ribeirinhos, bem como a sustentabilidade, essencial para que eles continuem a obter recursos”, conclui Ana.

    Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    São 17 “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) e 169 metas - que buscam erradicar a extrema pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar mundial, ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente. Aqui você encontra informações completas sobre os ODS e também sobre o PED.

    *Com informações da assessoria 

    Comentários