Fonte: OpenWeather

    Projeto sustentável


    Sustentabilidade: projeto amazonense é destaque em feira no Paraná

    Feira Nacional de Empreendedorismo levará estudante amazonense a participar do evento com projeto sustentável de utensílios de limpeza

    A estudante amazonense Caroline Gomes vai representar o Amazonas em Feira de Empreendedorismo no Paraná | Foto: Divulgação

    Manaus - A estudante amazonense Caroline Gomes vai representar o Amazonas na 7ª Edição da Feira Nacional do Empreendedorismo,  que ocorrerá nesta sexta-feira (26), em Londrina, no Paraná. A ideia de transformar resíduos plásticos, como a sacola descartável e garrafas pet, em uma empresa de utensílios de limpeza, surgiu a partir do esforço da equipe de sete alunos do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), da unidade de Manaus.

    A feira, promovida pelo Cebrac, terá a participação de mais de 60 projetos idealizados por cerca de 200 alunos de todo o País.  Dentre uma das iniciativas favoritas para o prêmio, está a Sellare - empresa fictícia do Amazonas,  que atua no segmento da fabricação de utensílios de limpeza, como vassouras de garrafa pet e pás de lixo. O diferencial deste projeto é que os produtos são criados a partir de materiais descartáveis. 

    Segundo os estudantes da equipe, os produtos sustentáveis confeccionados podem ser adquiridos por empresas ou pessoas que queiram usar os produtos em suas casas. A aluna idealizadora do projeto, Caroline Gomes, de 25 anos, fala que a ideia surgiu com a proposta inovadora de transformar resíduos que iam para o lixo em peças sustentáveis de uso diário.

    O projeto amazonense ganhou um espaço exclusivo na feira para a amazonense mostra os produtos
    O projeto amazonense ganhou um espaço exclusivo na feira para a amazonense mostra os produtos | Foto: Divulgação


    "A proposta era criar uma empresa fictícia utilizando o plástico como matéria prima. Nós escolhemos o plástico por ele ser um material orgânico muito utilizado no dia a dia e uma das sócias da equipe tinha um parente que fabricava os produtos recicláveis de limpeza a partir desse material. Daí surgiu a ideia", comenta a estudante que representará o Amazonas na Feira.

    Os projetos são divididos em três categorias: Indústria, Comércio e Prestação de Serviços, e o melhor de cada uma das áreas será premiado. O objetivo da iniciativa é aprimorar os conhecimentos adquiridos nos cursos, com foco na promoção e disseminação de ideias de negócios relacionados ao empreendedorismo e à sustentabilidade.

    Para Caroline Gomes, muito mais que o primeiro lugar, a oportunidade de receber e trocar conhecimentos já é um prêmio para a estudante.

    “A princípio, estar aqui é uma mistura de sentimentos. Estou feliz por representar o Cebrac Manaus e também estou ansiosa para participar da feira, mas o que mais importa é  poder adquirir conhecimento e levar uma bagagem de informações. A experiência vale mais que alcançar o primeiro lugar. Viemos com a visão de sairmos campeões, mas com uma visão diferente."

    Como criar projetos de sucesso

    Durante as aulas e oficinas, os alunos de todas as unidades Cebrac do Brasil são convidados a gerir empresas fictícias, estruturadas de forma a abordar temas como responsabilidade social, sustentabilidade e uso de tecnologias. Um grupo de jurados avalia os projetos levando em consideração itens como: qualidade do produto, layout, elementos de divulgação, postura empreendedora, inovação e preocupação com sustentabilidade.

    Sellare - empresa fictícia do Amazonas, fabrica utensílios de limpeza, como vassouras de garrafa pet e pás de lixo
    Sellare - empresa fictícia do Amazonas, fabrica utensílios de limpeza, como vassouras de garrafa pet e pás de lixo | Foto: Divulgação



    As melhores empresas receberão um prêmio da franqueadora. "O aluno terá um motivo a mais para trabalhar a gestão de suas empresas com qualidade e o educador para desenvolvê-los. É um verdadeiro trabalho de parceria", diz Patrícia Gomes, supervisora pedagógica do Cebrac.

    Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, um em cada três empresários (32%) já teve algum tipo de pensamento nesse sentido antes de completar 18 anos. Ter seu próprio negócio é uma opção cada vez mais frequente entre os jovens.

    Com intuito de fomentar ainda mais o "espírito" do jovem empreendedor, a rede de ensino Cebrac promove a Feira Nacional de Empreendedorismo. Nesta edição, são esperados cerca de 2.000 visitantes no evento.

    Edição passada

    Em 2018, a Feira Nacional de Empreendedorismo contou com 64 empresas finalistas, após uma seleção que começou com mais de mil projetos inscritos. Os vencedores da edição passada, da categoria Produtor Inovador, foram quatro estudantes paraibanos que apresentaram um projeto saudável de confecção de hambúrgueres artesanais produzidos a partir da casca de banana.

    Leia Mais

    Prefeitura lança programa de capacitação e oferta mais de cem vagas

    Cursos gratuitos? Aproveita que tem 497 vagas abertas a partir de hoje

    Estácio traz Daniele Hypólito para maratona de palestras em Manaus

    Comentários