Fonte: OpenWeather

    Inovação


    Vídeo: pesquisa pode melhorar detecção de Doença de Chagas crônica

    A doença é mais difícil de ser diagnosticada quando chega na fase crônica

    Amazonas registrou 32 casos da doença em 2018 | Foto: Reprodução/TV Em Tempo

    Manaus - A Doença de Chagas é infecciosa e causada por um parasita chamado Trypanosoma Cruzi, mais conhecido como barbeiro. A principal forma de contaminação é por meio do contato com as fezes do inseto.

    Uma pesquisa ainda em desenvolvimento, em parceria com com a Universidade do Amazonas e a Fundação de Medicina Tropical, pretende ajudar o diagnóstico ser mais eficiente, principalmente para os casos mais graves.

    Segundo a pesquisadora Maria Barbosa, a Amazônia tem o maior número de pessoas com esse tipo da doença na fase aguda, que é de fácil diagnóstico. Agora a pesquisa que está sendo desenvolvida é exatamente para diagnosticar a doença na fase crônica.

    Ela explica também que os kits de detecção da doença disponíveis no mercado não são fabricados com o parasita que existe na região amazônica, o que também dificulta o diagnóstico.

    Pesquisadores pedem que o inseto seja capturado vivo e encaminhado à Fundação de Medicina Tropical
    Pesquisadores pedem que o inseto seja capturado vivo e encaminhado à Fundação de Medicina Tropical | Foto: Reprodução/TV Em Tempo

    Barbeiro

    O barbeiro se encontra em regiões de floresta, são insetos que não têm atividade durante o dia e vivem em ambientes onde está o alimento, principalmente açaizeiros. Segundo dados da Fundação de Vigilância e Saúde, no ano passado foram registrados 32 casos de Doença de Chagas no Amazonas, contra nove em 2017.

    Os pesquisadores orientam que quem encontrar o inseto vivo deve colocá-lo em um recipiente de vidro ou caixa, deixando espaço para respirar. Caso o inseto esteja morto, ele deve ser colocado em um saco plástico e entrar em contato com a Fundação de Medicina Tropical pelo whatsapp (92) 99245-3180.

    Veja a reportagem completa da TV Em Tempo:

    Veja a reportagem | Autor: Patrícia de Paula/TV Em Tempo

    Leia mais:

    Associada ao açaí, doença de Chagas ressurge no Amazonas

    Alerta para as formas de contágio da Doença de Chagas; saiba mais

    Novos casos de Doença de Chagas são investigados no interior do AM

    Assista mais vídeos da TV Em Tempo

    Comentários