Fonte: OpenWeather

    Jogos Eletrônicos


    FPF Tech e INDT inauguram estúdio de jogos em Manaus

    Amazon Forest Game Studio promoverá diversas iniciativas para o desenvolvimento do ecossistema

    O mercado brasileiro de games vem se destacando na América Latina | Foto: Divulgação

    Manaus - Em novembro, a FPF Tech e o INDT inauguraram o Amazon Forest Game Studio, novo estúdio de jogos de Manaus, focado no desenvolvimento do ecossistema de games e na formação de competências locais. O primeiro lançamento do estúdio será o “Kukoo Monkeys”, para Xbox, e com versões futuras em outras plataformas. O espaço também promoverá concursos, treinamentos e premiações que irão movimentar os empreendedores digitais na área.

    De acordo com o CEO da startup Kukoo Monkeys, Olímpio Neto, o time é altamente qualificado e formado por profissionais das áreas de desenvolvimento, design, arte, roteiro e 3D, com larga experiência em projetos de âmbitos nacional e internacional.

    “Nosso objetivo é atuar em sinergia com a comunidade local de jogos e temos potencial para transformar a nossa região em um polo de referência na área. A partir da capacitação de profissionais do mercado, podemos estimular o surgimento de novos jogos de classe mundial e até a criação de outros estúdios” – complementa Geraldo Feitoza, Diretor Executivo do INDT.

    Mercado em expansão

    Nos anos recentes, o mercado brasileiro de games vem se destacando na América Latina, mantendo a posição de liderança com quase 400 empresas atuantes no ramo, chegando a movimentar R$1,5 bilhão anualmente, segundo os dados da Gracom, escola especializada na formação de profissionais para esse setor.

    A 19ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia aponta que o mercado brasileiro de games deve crescer 5,3% até 2022. “O Brasil é hoje um dos maiores mercados consumidores de games do mundo, e a indústria desenvolvedora tem se expandido bastante nos últimos anos. O fortalecimento do ecossistema de games em Manaus é oportuno porque existe uma grande expectativa de que o Brasil se torne um grande exportador de games e não somente um consumidor”, comenta Luís Braga, Diretor Executivo da FPF Tech.

    O evento de inauguração do estúdio contará com a presença de executivos importantes do setor, como Bruno Motta, Gerente de Produto e Marketing da Microsoft, representantes dos institutos parceiros, empresas envolvidas no desenvolvimento de jogos, ABRAGAMES, SEBRAE e outros.

    Conheça o Kukoo Monkeys

    “Kukoo Monkeys – The Lost Pets” será um lançamento para X-Box, console da Microsoft, que proporciona uma jogabilidade em single e multiplayer, tendo como cenário o universo dos personagens do Kukoo Monkeys.

    “Os Kukoo Monkeys são simpáticos macaquinhos que vivem em um mundo onde tudo é oceano e só existe uma ilha com uma única árvore, que possui portas que levam para outros mundos fantásticos completamente diferentes. Os pets são seus animais de estimação que acabam sendo usados por um vilão em um plano maligno e o player precisa encontrar os pets perdidos para ajudá-lo a reestabelecer a paz na árvore e nos mundos que fazem parte dela”, explica Olímpio.

    “Esta é a primeira de uma série de ações que compõem o plano de criação e fortalecimento do ecossistema de empresas que produzem games na região Norte”, destaca Bruno Motta, Gerente de Marketing e Produto da Microsoft.

    Segundo Feitoza, o desenvolvimento de um jogo com potencial de alcance global permite que o novo ecossistema já comece com um produto de referência, que possa chamar a atenção do mercado para a região Norte.

    Kukoo Monkeys – The Lost Pets” é um jogo  para X-Box
    Kukoo Monkeys – The Lost Pets” é um jogo para X-Box | Foto: Divulgação

    Sobre a FPF Tech

    A FPF Tech é uma Instituição de Pesquisa e Desenvolvimento, sem fins lucrativos, focada na geração de soluções inovadoras, serviços e cases de sucesso globais nas áreas de Games, Dispositivos Móveis, Tecnologias Assistivas, Automação Industrial, Internet, Qualidade de Software e Capacitação Tecnológica. Há 21 anos, a FPF Tech atua em Manaus com estreita cooperação com Universidades e investe continuamente na formação técnico-científica de seus colaboradores, estudantes e profissionais do mercado.

    Sobre o INDT

    O INDT é um centro de pesquisa e desenvolvimento independente e sem fins lucrativos, com o objetivo de gerar novos negócios de base tecnológica, desenvolver produtos, soluções inovadoras e serviços para a Indústria 4.0. Por meio do Programa Prioritário de Economia Digital, o INDT é um dos protagonistas no desenvolvimento do ecossistema local de inovação.  Uma de suas prioridades estratégicas é o desenvolvimento de parcerias com Universidades, Governo, empresas e outros centros tecnológicos, além da capacitação de talentos, a geração de patentes e a produção científica.

    Sobre o Kukoo Monkeys

    A Kukoo Monkeys é uma startup incentivada pelos recursos do Programa Prioritário de Economia Digital, por meio da parceria entre Microsoft, FPF Tech e INDT. Seu objetivo inicial é a produção de um jogo digital de entretenimento e educação com qualidade para competir com outros importantes títulos do mercado global. Formada por um time de profissionais com grande experiência em projetos internacionais.

    *Com informações da assessoria

    Comentários