Fonte: OpenWeather

    Inpa e Fapeam


    Evento sobre produção de peixes populariza ciência no Amazonas

    Evento, gratuito e aberto ao público, iniciou na quarta-feira (8) e segue até o dia 24 de setembro, em dias alternados

    A iniciativa é promovida pelo Grupo de Pesquisas em Aquicultura na Amazônia Ocidental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) | Foto: Reprodução

     

    A iniciativa é promovida pelo Grupo de Pesquisas em Aquicultura na Amazônia Ocidental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)
    A iniciativa é promovida pelo Grupo de Pesquisas em Aquicultura na Amazônia Ocidental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) | Foto: Reprodução

     Manaus (AM) - Cursos, palestras, exposições e portas abertas a laboratórios são as atividades do evento virtual  “Popularização do conhecimento científico sobre produção de peixes nativos da Amazônia”,  apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I).

    O evento, gratuito e aberto ao público, iniciou na quarta-feira (08/09) e segue até o dia 24 de setembro, em dias alternados.

    A iniciativa é promovida pelo Grupo de Pesquisas em Aquicultura na Amazônia Ocidental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em parceria com a Universidade Nilton Lins, e faz parte da programação da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema deste ano é a “Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação para o planeta”.

     

    Conhecimento científico sobre produção de peixes na Amazônia
    Conhecimento científico sobre produção de peixes na Amazônia | Foto: FAPEAM

    A pesquisadora do Inpa, Elizabeth Gusmão, destacou que a iniciativa proporciona a popularização do conhecimento. É importante contribuir de forma efetiva com as ações de interesse para a sociedade, divulgando os conhecimentos científicos das pesquisas geradas. Trabalhamos em prol da melhoria de vida da sociedade”, disse a coordenadora do evento.

    O evento é transmitido no canal do YouTube Aquicultura na Amazônia Ocidental, dentre os temas abordados estão a nutrição, sanidade e sistema de produção de espécies nativas da Amazônia.

    Como participar 

    A inscrição é gratuita, e podem participar estudantes de Ensino Fundamental e Médio, de Ensino Técnico, alunos de graduação e pós-graduação, além de professores, produtores e profissionais do setor aquícola.

    Em função da pandemia, é importante destacar que o evento contará ainda com exposições on-line na estação de Aquicultura do Inpa, com aquários com peixes ornamentais e peixes de criação; tanque com pirarucu; jogos interativos; rações e processamento; couro de peixe; bioflocos; e parasitos de peixes.

    POP CT&I 

    O Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação foi criado pela Fapeam com objetivo de apoiar a realização de exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre ciência, tecnologia e inovação. O intuito é o de estimular a geração de conteúdos e o compartilhamento de experiências de divulgação e popularização da ciência, como ferramentas efetivas para o alcance da melhoria de vida da população.

    Confira a programação completa do evento: http://www.fapeam.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/Programacao-18a-SNCT-atualizada.pdf

    *Com informações da assessoria 

    Leia mais:

    Produção de peixes nativos na Amazônia é tema de evento em Manaus

    Fapeam estimula fixação de mestres e doutores no interior do Amazonas

    Programa Biodiversa segue com inscrições abertas

    Comentários