Fonte: OpenWeather

    Descoberta histórica


    Israel descobre manuscrito bíblico de 2 mil anos no deserto da Judeia

    Além dos fragmentos de pergaminho, os cientistas desenterraram objetos que remontam à revolta judaica de Bar Kokhba contra os romanos (132-136 DC)

     

    Escritos em grego, os fragmentos tornaram possível, segundo pesquisadores israelenses, reconstruir passagens dos livros de Zacarias e Naum
    Escritos em grego, os fragmentos tornaram possível, segundo pesquisadores israelenses, reconstruir passagens dos livros de Zacarias e Naum | Foto: Reprodução

    Israel revelou nesta terça-feira (16), fragmentos de um pergaminho bíblico de 2 mil anos, descoberto no deserto da Judeia, no Sul do país, e considerou se tratar de uma descoberta “histórica” e uma das mais importantes desde os Manuscritos do Mar Morto.

    “Pela primeira vez em quase 60 anos, as escavações arqueológicas revelaram fragmentos de um pergaminho bíblico”, afirma a Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI) em um comunicado.

    Escritos em grego, os fragmentos tornaram possível, segundo pesquisadores israelenses, reconstruir passagens dos livros de Zacarias e Naum, que fazem parte do livro dos 12 profetas menores da Bíblia. O material foi encontrado durante escavações em uma caverna em um penhasco na reserva natural Nahal Hever, no âmbito de uma campanha para combater o saque de patrimônio.

    Além dos fragmentos de pergaminho, os cientistas desenterraram objetos que remontam à revolta judaica de Bar Kokhba contra os romanos (132-136 DC), assim como um esqueleto de criança mumificado de 6.000 anos de antiguidade envolto em tecido, moedas e uma cesta de 10.500 anos – provavelmente a mais antiga do mundo, acredita a AAI.

    De acordo com Israel Hasson, diretor da AAI, que expõe as peças em seu laboratório do Museu de Israel, em Jerusalém, a iniciativa lançada em 2017 tem como objetivo “salvar estas raras e importantes peças patrimoniais das garras dos ladrões”.

    *Informações O Agora no Vale

    Leia mais:

    Criança é flagrada deitada em parapeito de prédio; veja vídeo

    Cadeirante tem benefício cortado e ameaça explodir agência em SP

    Comentários