Fonte: OpenWeather

    Pantanal


    Vídeo: Sucuri de quase 10 metros é flagrada atravessando estrada

    No vídeo, é possível ver a cobra atravessando a estrada acompanhada de vários machos. "Olha o tamanho desse trem", diz a pessoa que flagrou

    | Foto: divulgação

    Um vídeo que mostra uma enorme sucuri atravessando uma estrada brasileira está circulando nas redes sociais. No registo, é possível se impressionar com o tamanho e a espessura da cobra, sendo seguida por machos, em uma fazenda de Ituverava, em São Paulo.

    Estas cobras vivem perto de córregos, rios e lagos. Apesar de não ser venenosa, a sucuri é capaz de quebrar ossos de uma pessoa e até de um animal grande e engoli-lo.

    No vídeo, é possível ouvir quem estava registrando dizendo: “Olha o tamanho desse trem! Eu vi o rastro dela aqui." Outra pessoa ainda alertou. “Vai, tio, que você vai virar comida dela." 

    Sucuris menores não são filhotes

    Para a surpresa de muitos, o vídeo não se trata de uma sucuri mãe com seus filhotes. É o que explica o biólogo Henrique Abrahão Charles, especialista em comportamento predatório de boídeos como jiboia, anacondas e sucuris. “Não é a mamãe e os filhotinhos. Na verdade, é a sucuri fêmea acompanhada de machos. Quando a fêmea atinge a maturidade sexual, ela fica maior do que o macho”, explica.

    Ele conta em vídeo publicado no YouTube  que a reprodução das sucuris é muito diferenciada, pois elas não colocam ovos. Os filhotes já nascem “prontos”. “Quando vão se reproduzir, vários machos vão atrás. Por isso nessa estrada que ela esta atravessando indo pra lagoa, os machos vão todos atrás pra tentar fazer a cópula com a fêmea", explica.

    Sucuris

    Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a sucuri é a segunda maior cobra do mundo e pode ser encontrada no Brasil nas regiões do Cerrado, Pantanal e na Amazônia. Elas não são ágeis em ambiente terrestre, mas são velozes dentro d’água podendo ficar até 30 minutos sem respirar. A sucuri não é venenosa, mas é tão forte que mata sua presa por esmagamento.

    Veja o vídeo


    Leia mais:

    Jovem é picado no pênis por cobra píton enquanto estava no banheiro

    Vídeo: Sucuri gigante tenta atacar homem dentro de carro

    Sucuri é vista nadando ao lado de garoto de 8 anos em resort

    Comentários