Índio Isolado surge em aldeia e fere uma indígena a flechada
A indígena foi ferida na barriga e não corre risco de morte

Lideranças zorós da terra indígena homônima em Rondolândia (MT) relataram que uma indígena ficou ferida com uma flechada lançada por um índio que vive em isolamento voluntário e apareceu na aldeia do Caneco, na Amazônia de Mato Grosso, na noite da última segunda-feira (2). A indígena foi ferida na barriga e não corre risco de morte.
Temendo um novo conflito, as quatro famílias zorós temporariamente deixaram a aldeia. O cacique Waratan Zoró, que mora em outra aldeia na Terra Indígena Zoró, afirmou que os isolados vêm sendo pressionados por invasões e derrubadas de árvores e estão com fome. "É muito fazendeiro [invasor] lá na área deles e por isso que estão 'corridos'. Eles andam onde tem mato. Os fazendeiros tocam eles, eles correm e ficam doidos. Eles estão cercados pelos fazendeiros, não podem passar mais. É muito mato derrubado. Ele está isolado", disse Waratan.
O território é alvo de invasores que promovem queimadas, caçadas ilegais e extração de madeira. A indigenista Neidinha Suruí, da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, em Rondônia, disse que "o Poder Público precisa fortalecer as frentes de proteção dos índios isolados, fazer o levantamento das áreas de ocupação desses indígenas, interditar essas áreas e fortalecer as equipes com pessoal experiente para fazer a proteção desses indígenas".
*As informações são do UOL