Fonte: OpenWeather

    Beleza


    Delineado definitivo: os prós e contra desse tipo de micropigmentação

    Chegou a vez do delineado no mercado da micropigmentação. Procedimento é rápido, mas será que é seguro? Confira as dicas

    Delineado definitivo pode ser uma opção para quem tem dificuldade no delineado de gatinho
    Delineado definitivo pode ser uma opção para quem tem dificuldade no delineado de gatinho | Foto: Marcely Gomes

    Manaus - Existem pequenos desafios na hora de maquiar para quem não tem experiência. Todas as mulheres concordam que maquiar-se requer treinamento, mas entre todos os procedimentos, um deixa qualquer uma aflita: o delineado. Atingir o tão esperado gatinho, na maioria das vezes, requer além da prática, muita sorte.

    Foi pensando nisso que dentro do mercado da beleza surgiu uma nova modalidade de micropigmentação: o delineado definitivo nos olhos. O novo método tem causado estranheza às potenciais clientes, que desejam não perder tempo com o famoso "gatinho". 

    As profissionais que atuam na área garantem que o procedimento é ideal para quem não tem o tempo hábil de se maquiar e acertar no delineado de primeira.

    Segundo Alessandra Sicsú, especialista em micropigmentação, o procedimento é simples, rápido e dura de 20 a 30 minutos.

    “Ele não tem contraindicação e não dá alergia. Porém, se a pessoa for diabética, nós não aconselhamos a fazer nenhum tipo de pigmentação. A pessoa tem que querer e aguentar pois não dói, mas causa incômodo”, explica.

    Alessandra Sicsú é especialista em micropigmentação
    Alessandra Sicsú é especialista em micropigmentação | Foto: Marcely Gomes


    Para a técnica em segurança do trabalho, Lindalva Ferreira, de 36 anos, fazer o delineado definitivo a ajudou na autoestima. “Eu fiz o delineado porque meus olhos são pequenos e ele acaba realçando o olhar. Também fiz micropigmentação na sobrancelha, pois ela tem falhas e nos lábios visto que eram sem cor e eu queria dar uma ‘corada’ neles”, relata.

    Ela começou a fazer os procedimentos há dois anos e somente agora vai fazer os retoques. “Quando ponho cílios realça ainda mais o meu olhar. Vale o investimento”, conta.

    É preciso tomar alguns cuidados

    Dermatologista Eleonora Dantas Dias alerta para alguns cuidados a serem tomados
    Dermatologista Eleonora Dantas Dias alerta para alguns cuidados a serem tomados | Foto: Arquivo Pessoal

    De acordo com a médica dermatologista Eleonora Dantas Dias, fazer esse tipo de procedimento somente com um profissional experiente. Isso porque, uma vez feita a micropimentação, não há como voltar atrás. O pigmento é depositado na pele como uma tatuagem.

    "Só é possível retirar o pigmento com lasers que o destruam. O pigmento é depositado nas camadas da derme e epiderme. Por isso, tem que fazer com alguém experiente e que você já tenha visto bons resultados", explica. 

    A regra vale tanto para os olhos, quanto para as sobrancelhas. "Se não gostar do resultado, a pessoa tem que esperar o desbotamento ou tirar com laser", alerta. 

    Cuidados

    O cuidado mais básico que se deve ter ao fazer a micropigmentação, conforme a dermatologista, é limpar a pele com antissépticos antes para não ter risco de infecções, pois há microperfurações.  Deve-se ter cuidado com o ambiente e o material a ser usado. Eles devem ser esterilizados.

    Pessoas que têm tendências alérgicas devem evitar fazer o procedimento. Quem tem vitiligo ou tendência a queloides também não devem fazer o procedimento porque pode provocar o surgimento de novas lesões.  

    Pauta e edição: Bruna Souza

    Leia Mais 

    Veja como fazer maquiagem e penteado para Natal e Ano Novo

    Saiba como cuidar da pele e dos olhos sem deixar de usar maquiagem

    Grupo de tatuadores oferecerá atendimento a quem tem câncer

    Comentários