Fonte: OpenWeather

    Literatura


    Copa do Mundo em Manaus é tema de livro do jornalista Agnaldo Oliveira

    Lançamento ocorre no dia 14 de junho, às 19h, na Galeria de Arte do Icbeu. Obra descreve momentos únicos do mundial, além de reunir depoimentos e fotografias

    Jornalista atuou como correspondente na Copa do Mundo no Brasil
    Jornalista atuou como correspondente na Copa do Mundo no Brasil | Foto: Divulgação

    Manaus - A Copa do Mundo em 2014 trouxe para Manaus o reconhecimento de uma cidade hospitaleira, de um povo acolhedor. A capital do Amazonas reuniu não apenas conterrâneos, atraiu também outras culturas que se uniram em prol da paixão pelo futebol.  Materializar e resgatar em palavras o clima desse período é a proposta do livro "Relatos de uma Copa no Coração da Amazônia", do jornalista amazonense Agnaldo Oliveira Júnior, que será lançado no dia 14 de junho, na Galeria de Arte do Icbeu, Centro, Zona Sul da capital.

    Agnaldo apostou em sua experiência de 17 anos na área de jornalismo, sobretudo em conteúdos esportivos para se debruçar sobre os acontecimentos do Mundial em Manaus.  O jornalista atuou como correspondente entre maio e junho. Neste período, produziu mais de 80 matérias e cerca de 700 fotografias. Conteúdo que agora estará disponível em um livro, produzido de maneira independente e que promete transportar o leitor para a efervescência que tomou conta da Amazônia na época.

    "Foi um momento profissional da minha vida extremamente importante, porque me vi diante de um desafio enorme e que, para mim, foi maravilhoso ser testado para cobrir um grande evento. A Copa em termos profissionais foi um grande aprendizado e um prazer, pois uni minha graduação em jornalismo com o marketing", disse Agnaldo em entrevista ao Portal Em Tempo. 

    Além de cobrir os jogos e eventos da Copa, o jornalista participou de reuniões de planejamento sobre o mundial, o que ampliou a sua visão sobre os diversos setores que estão envolvidos na organização de um evento desta magnitude. 

    Leia também: Escritora Regina Melo lança trilogia literária em Manaus

    Lançamento da obra será no dia 14 de junho (quinta-feira), coincidentemente no mesmo dia da abertura da Copa 2018
    Lançamento da obra será no dia 14 de junho (quinta-feira), coincidentemente no mesmo dia da abertura da Copa 2018 | Foto: Reprodução


    Na obra, o leitor poderá conferir depoimentos de amazonenses e de estrangeiros que estiveram em Manaus na época dos jogos. Para o jornalista, o diferencial do livro é trazer de volta os momentos de emoção e resgatar historicamente a atmosfera que envolveu a cidade. "Na medida em que eu produzia as matérias, percebi que havia vários relatos importantes e decidi reunir essas histórias. Quem não pôde viver a efervescência da Copa, pode ter uma pitada daquilo que o evento foi de fato. O público poder esperar um resgate histórico daquela sensação "

    O jornalista dedica a obra à família e apesar, deste ser o seu primeiro livro, ele promete futuramente produzir outras obras. Para ele, "Relatos de uma Copa no Coração da Amazônia" pode gerar reflexão sobre a situação atual do país. 

    Agnaldo Oliveira dedica obra à família
    Agnaldo Oliveira dedica obra à família | Foto: Arquivo Pessoal

    "Tive o apoio da minha  família e eu dedico o livro aos meus filhos, que são a minha fonte de inspiração. A gente vive um momento de aparente fragilidade da democracia, acho que precisamos nos unir para manter o ideal de um país lindo, cheio de belezas naturais. Eu acho que esse trabalho vem mostrar que, quando a gente quer, o Brasil funciona muito bem. As pessoas de fora adoraram Manaus, inclusive  a Fifa considerou Manaus uma das cidade que melhor recebeu seus estrangeiros". 

    Leia também: Escritor amazonense lança "A difícil arte de ser eficiente"

    O livro tem selo de uma editora regional, contém 224 páginas e 35 fotos que foram selecionadas dentre 700. O público ainda poderá conferir outras 80 imagens, que tiveram a curadoria dos artistas amazonenses Sérgio Cardoso e Óscar Ramos em uma exposição na Galeria de Arte do Icbeu. A abertura será em conjunto com o lançamento do livro e estará disponível para visitação durante um mês. Os locais onde as obras serão vendidas ainda estão sendo definidos. No dia do lançamento, o valor do livro será de 50 reais. 

    O lançamento da obra será às 19h do dia 14 de junho (quinta-feira), coincidentemente no mesmo dia da abertura da Copa 2018, que será realizada na Rússia, na Galeria de Arte do Icbeu, localizada na rua Joaquim Nabuco, nº 1286, no  Centro, Zona Sul.   

    Agnaldo Oliveira

    Agnaldo Oliveira Gomes Júnior é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é Mestre em Gestão de Empresas, pós-graduado em Gestão de Empresas, pelo Instituto Universitário de Lisboa (IUL), e possui MBA Executivo em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas. 

    O jornalista coleciona prêmios e indicações. Em 1997, Agnaldo foi contemplado com o Prêmio de Jornalismo Regional Salesiano “União pela Vida”, recebeu diploma e medalha do Mérito Dom Bosco na categoria de melhor reportagem para telejornal.

    Ele já foi indicado duas vezes ao  Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico em 2007 e 2009, na categoria de  “Melhor Reportagem de Televisão” . Por dois anos consecutivos, foi indicado pela mídia nacional, como “Jornalista Amigo da Criança”. O título reconhece a atuação de comunicadores em defesa dos direitos da criança e do adolescente durante a sua trajetória profissional. 

    Agnaldo é detentor de outros prêmios de jornalismo, dentre os quais: Prêmio Nilton Lins de Jornalismo, duas vezes o Prêmio de Jornalismo Sebrae/AM, Prêmio de Fotografia da Base Aérea de Manaus, além de ser Membro Honorário da Força Aérea Brasileira (FAB).

    Leia mais: 

    Festival Amazonas de Ópera 2018 encerra com recorde de público

    Projeto transforma materiais recicláveis em instrumentos musicais

    Casarão de Ideias recebe a exposição fotográfica 'Mawe'

    Comentários