Fonte: OpenWeather

    Gastronomia


    Chef ensina como dessalgar e preparar pirarucu de forma rápida

    Quer fazer um prato conhecido, mas de forma diferente? Confira a receita especial da chef Robenita Caldas e aprenda também a fazer molho de maracujá e como deixar a macaxeira frita crocante

    Chicharon no Mira Flores é um dos petiscos concorrentes da 12ª edição Festival Bar em Bar
    Chicharon no Mira Flores é um dos petiscos concorrentes da 12ª edição Festival Bar em Bar | Foto: Divulgação


    Manaus - Em mais uma receita com ingrediente amazônico, o Em Tempo traz mais um prato tipicamente regional e fácil de fazer. O pirarucu, item principal da receita de hoje, é um dos destaques da culinária do Amazonas. Ele está presente no cardápio de praticamente todos os estabelecimentos do setor de alimentação e compõe pratos populares e até os mais sofisticados.

    A entrevistada da semana foi a chefe do Restaurante Mira Flores, Robenita Caldas, de 49 anos, que está há seis anos no comando do empreendimento gastronômico, e falou como o maior peixe da Amazônia pode ser preparado em casa.

    Entre as inúmeras opções do cardápio, Robenita selecionou uma das receitas mais tradicionais na mesa do amazonense e ensinou como prepará-lo. O Chicharon com molho da casa é o prato que concorre como melhor opção de petisco na 12ª edição Festival Bar em Bar.

    Robenita é proprietária do Mira Flores
    Robenita é proprietária do Mira Flores | Foto: Divulgação


    Em casa, segundo a chef, o pirarucu pode ser preparado em opções maiores e acompanhamentos variados. A porção do Chicharon no Mira Flores, localizado na rua Inhaúma,  número 196, bairro Flores, custa R$ 42 e serve duas pessoas. O prato vem acompanhado com molho da casa e macaxeira frita. Vamos para a receita:

    Ingredientes

    - Porção de filé de pirarucu

    - Farinha Panko para empanar

    - 2 ovos

    - Alho, gengibre, limão e sal a gosto.

    - Óleo para fritar.

    Modo de preparo

    Antes de fazer o preparo do peixe, a chef ensinou uma técnica rápida e fácil para quem não dispensa utilizar o filé do pirarucu salgado, mas não quer errar na quantidade de sal.

    1º processo: Coloque o pirarucu de molho dentro de uma vasilha embaixo de água corrente por 10 minutos. Este é o processo mais rápido para dessalgar o pirarucu. Porém, se ainda for necessário dessalgar o peixe, utilize a técnica do segundo processo.

    2º processo: Coloque água gelada na vasilha até dois dedos acima dos filés e coloque-a na geladeira. Não se preocupe, o peixe não exala cheiro quando está imerso em água gelada e ainda fica macio e consistente. 

    O tempo de dessalgue depende do tamanho das postas. O ideal é trocar a água de 3 em 3 horas, deixando de molho pelo período máximo de 24 horas.

    Agora sim vamos para o fogão:

    - Tempere o peixe com o alho, gengibre e limão. Coloque sal apenas para a opção de peixe fresco ou se pirarucu dessalgou demais.

    - Passe as tiras de filé no ovo levemente batido com um garfo, depois na farinha Panko.

    - Frite em óleo quente e abundante.

    - Deixe escorrer e serva com o molho de sua preferência.

    Uma das opções de molho indicada por chefes renomados para servir com peixe é o molho de maracujá. 

    Como prepará-lo?

    - Corte os maracujás ao meio e coloque a polpa no liquidificador. Bata por 30 segundos

    - Coloque o suco em uma peneira, reserve o suco e elimine as sementes

    - Derreta a manteiga, junte a cebola e refoque um pouquinho

    - Acrescente o cheiro verde e o suco de maracujá, misture e deixe ferver

    - Tempere com sal e pimenta

    - Deixe cozinhar por 5 minutos

    Pronto, agora é só chamar os familiares e amigos para degustar um dos peixes mais deliciosos da região amazônica neste fim de semana.

    Como deixar a macaxeira frita crocante?

    - Descasque a macaxeira e corte em pedaços. Leve para cozinhar com água salgada até ficar macia. Escorra e deixe esfriar.

    - Aqueça óleo numa panela o suficiente para cobrir a mandioca. Frite os pedaços até dourar, escorra em papel toalha e sirva junto com o pirarucu.

    Bar em Bar

    Bares e restaurantes de Manaus já confirmaram presença na lista de estabelecimentos concorrentes da 12 ª  edição do Festival Bar em Bar. O evento consolidado em todo o país é uma oportunidade ímpar para que o empresário do setor aumente o movimento e faturamento do seu estabelecimento apresentando novidades a seus clientes. O Bar em Bar valoriza a gastronomia de bares brasileiros e este ano acontece de 8 a 25 de novembro. O patrocínio nacional é da Ambev e Pitú.

    Entre os restaurantes já confirmados da capital amazonense, estão o Dedé Boteco, Requinte Pães e Tortas, Maraibi, Mercato Brazil Manauara Shopping, Rei do Churrasco Premium, Rei do Churrasco Varanda, Di Romani Ponta Negra Shopping, Cevicheria Mira Flores, Santa Brêja, La Finca, Sabores do Chef, O Chefão, Gastrobar Du Chefs e o Risotto Mix Millennium Shopping.

    Aprenda também: Petisco fácil de pirarucu, frango e camarão para servir em casa

    Comentários