Fonte: OpenWeather

    Réveillon


    Conheça as simpatias e superstições dos manauaras para virada do ano

    Dinheiro, sorte, prosperidade, fartura, saúde e paz são alguns dos desejos de quem pratica alguma simpatia ou mantém uma superstição na virada do ano

    Superstição Fim de Ano | Foto: Marcely Gomes

    Manaus  - A poucas horas para a chegada de 2019, muitos manauaras costumam realizar simpatias para atrair boas energias para o ano novo. Dinheiro, sorte, prosperidade, fartura, saúde e paz são alguns dos desejos de quem pratica alguma tradição ou superstição na virada do ano.  

    O técnico em análises clínicas Rennan Barros, de 24 anos, explicou que entre as superstições entre os dias 31 dezembro e 1º janeiro está o uso correto das cores de roupas. "Gosto de usar cores 'quentes' como amarelo, vermelho ou laranja. Não costumo usar cores neutras, é como se fosse um atrativo de uma vida mais colorida pra mim", disse o jovem. 

    Rennan ainda informou que ele e a família costuma fazer uma faxina geral na casa onde moram com o intuito de se livrar das coisas acumuladas. Porém ele conta que não se desfaz de objetos que fazem lembrar pessoas ou momentos bons vividos no ano que está acabando. 

    Técnico em análises clínicas Rennan Barros
    Técnico em análises clínicas Rennan Barros | Foto: Divulgação

    "Ninguém sabe, mas desde o momento mais maravilhosos aos mais tristes eu tenho guardado, todos me ajudaram a crescer no ano seguinte de certa forma. É o mais simples objeto pode virar uma eterna lembrança. E bem simples, uma caixa de sapato que tenho desde 2009.  Quando percebi que pra manter pessoas próximas, ainda próximas de mim. Eu precisaria guardar lembranças de momentos marcantes em minha vida", disse. 

    Uvas

    Já o supervisor comercial Alisson Oliveira, de 34 anos, contou ao Em Tempo, que a família não abre mão de comer as sete uvas os primeiros segundos do novo ano. minha mãe preparara uma mesa bem farta, e ela coloca todas frutas possíveis, tanto regionais quanto frutas de outro estados. E sempre na virada do ano comemos as sete uvas, que é pra trazer riqueza, prosperidade e outras energias boas para a família", contou. 

    Supervisor comercial Alisson Oliveira
    Supervisor comercial Alisson Oliveira | Foto: Divulgação

    Além dessa prática o supervisor comercial ainda relatou que tem uma superstição própria de guardar na carteira a última moeda que ele recebe no último dia do ano e não gastar até o fim do ano seguinte. 

    "Eu acredito que isso me traz retorno financeiro, eu posso estar precisando do dinheiro como for, mas eu guardo e não gasto. É uma superstição minha. Quando comecei a fazer isso eu percebi que eu sempre consigo me livrar das dívidas e ter dinheiro para pagar tudo", disse Alisson. 

    Banhos 

    A massoterapeuta e terapeuta holística, Andrea Barroncas, informou que nesta última semana de 2018 dezenas de pessoas procuraram o Alquimia Espaço Compartilhado, localizado na rua Amazonas, do conjunto Eldorado, Zona Centro Sul de Manaus, para tomar banhos com ervas que asseguram proteção contra a inveja e mau-olhado além de atrair dinheiro e boas energias.

    Superstição Fim de Ano
    Superstição Fim de Ano | Foto: Marcely Gomes

    "Muita gente me procurou, a demanda foi alta, mas trabalhei com agendamento pois o trabalho é personalizado. A pessoa chega aqui um problema específico e o banho é preparado para tratar aquela adversidade", conta Andrea.

    A profissional ainda ressalta que entre os banhos mais procurados está o de limpeza energética, que é também conhecido como descarrego, comuns em religiões afro-brasileiras. Seguido do banho energético, conhecido como banho de cheiro. 

    "O banho de descarrego é composto apenas sal marinho, e também trabalho ele com as energias da lua e cristais. Já o de cheiro leva ervas, rosas, canela, temperos como por exemplo açafrão", disse.  

    Superstição Fim de Ano
    Superstição Fim de Ano | Foto: Marcely Gomes

    Andrea ainda deu dicas sobre alimentação. Para quem for comer alguma fruta na virada do ano deve guardar as sementes na carteira para trair fartura e prosperidade. "A mais indicada é a romã que atrai dinheiro, mas as outras frutas representam abundância", disse a profissional. 

    Leia mais

    Quer saber o que os astros reservam para seu signo em 2019?

    Show pirotécnico no Réveillon de Manaus tem dez toneladas de fogos

    Saiba as tendências de decoração da mesa do fim de Ano Novo em Manaus

    Comentários