Fonte: OpenWeather

    Dia do Café


    Café: opções versáteis em Manaus para a mais brasileira das bebidas

    Comemorado nesse domingo (14), o café é uma das bebidas preferidas em todo o mundo

    Perdendo somente para água, o café é a segunda bebida mais consumida do mundo. Para os manauaras, as opções de cafeteria estão cada vez mais variadas, devido ao grande número de lojas neste segmento. | Foto: José Augusto Oliveira

    Manaus - Comemorado neste domingo (14), o Dia Internacional do Café não poderia passar despercebida para os amantes desta bebida. Perdendo somente para a água, o café é a segunda bebida mais consumida do mundo. Para os manauaras, as opções de cafeteria estão cada vez mais variadas, devido ao grande número de lojas neste segmento.

    Indispensável para a maioria dos brasileiros pela manhã, o café é um grão que pode ser muito versátil. Quente ou frio; com açúcar ou puro; com doce de leite ou chocolate, a bebida já foi adaptada para sobremesas como bolos, sorvetes e até nas receitas salgadas. 

    O café é a segunda bebida mais tradicional no mundo
    O café é a segunda bebida mais tradicional no mundo | Foto: Reprodução/Boken


    O café, quando tomado em quantidades moderadas, oferece diversos benefícios para o organismo devido a sua riqueza nutricional. Médicos indicam que o ideal para consumo é entre duas e cinco xícaras de 50ml por dia. Fortalecer a memória, diminuir o risco de depressão e ajudar quem tem problemas cardíacos, são algumas das vantagens de consumir o café. 

    O estudante de engenharia química, Gilcllys Costa, fala da paixão pela bebida. “Eu comecei a me interessar pelo café devido a faculdade. Como nós bebemos muito café na engenharia, acabou que eu fui pegando o gosto pela bebida e vi uma forma de ganhar energia. Além de me ajudar na concentração e me manter acordado para as provas”, brinca o universitário. 

    Nos últimos anos, o segmento de cafeterias cresce em ritmo acelerado e vêm buscando trazer novidades para os clientes. Veja algumas das variações da bebida em algumas cafeterias manauaras.

    Kalena café

    Os grãos da cafeteria Kalena são todos fornecidos pelo Um Coffee Co., parceria exclusiva da região.  Segundo a cafeteria, a grande novidade para os amantes de café é a aquisição da máquina de torrar café, que proporcionará um café fresco moído e torrado na hora. Dentre as diversas opções no cardápio da cafeteria, estão os cafés com doce de leite, os cafés com chocolate belga e o café extraído a frio.

    “O nosso forte é o café com um cuidado com os grãos selecionados. Nós procuramos harmonizar os complementos com a bebida”, comenta o funcionário da loja.

    Localizado na rua Fortaleza, número 201, bairro Adrianópolis. A cafeteria funciona de 7h às 21h.

    Boken Café

    Há diversos tipos de café e o Boken oferece uma seleção de grãos especiais
    Há diversos tipos de café e o Boken oferece uma seleção de grãos especiais | Foto: Reprodução/Boken


    Além das opções tradicionais como os expressos, cappuccinos que as cafeterias de Manaus oferecem, o Boken Café tem no seu cardápio o café Di Pássaro, que é um dos cafés mais conceituado do mundo, pois seus grãos são colhidos a partir das fezes de um pássaro chamado Jacu. 

    Para o gerente da cafeteria, Paulo Freitas, os grãos que eles trabalham são de alta performance com pontuação acima de 84 pontos, o que também traz uma experiência única para os apreciadores da bebida. Além do exótico café Di Pássaro, a loja também trabalha com frappés de café e drinks gelados que levam café na sua composição.

    A cafeteria Boken fica no Parque 10
    A cafeteria Boken fica no Parque 10 | Foto: Reprodução/Boken


    Localizado na avenida Tancredo Neves, número 1110, bairro Parque 10 de Novembro. A cafeteria funciona funciona das 10h às 22h. 

    A bebida também foi adaptada para destacar os sabores em determinados pratos como no preparo de pães e no tempero na carne de frango.

    Pão de café e grãos   

    Trazendo grãos como chia, gergelim e girassol na sua receita, o pão de café é uma opção saudável e simples que possui um sabor marcante de café, um aroma incrível e muitas fibras. A receita leva também farinha de linhaça, mascavo, mel, óleo de coco e diferentes grãos.

    Pudim de café 

    Para inovar e sair do tradicional pudim de leite, o pudim de café leva ingredientes simples como ovos, leite condensado, leite e café solúvel. É uma receita gostosa e que fica doce na medida certa.

    O pudim de café é uma delícia
    O pudim de café é uma delícia | Foto: divulgação


    Peito de frango temperado com café 

    Já imaginou usar o café para temperar o frango? Esta é uma forma de destacar o sabor do alimento e ainda trazer uma maneira diferente de preparar a carne. Ingredientes como vinho branco, farinha de trigo e manteiga podem ser usados junto com o caldo de café para temperar o peito de frango.

    Edição: Bruna Souza

    Leia Mais

    Aulas de yoga no Mindu custeiam 'bototerapia' com crianças no AM

    Pizza, bolo e churrasco veganos são comercializados a quilo em Manaus

    Para sobreviverem, venezuelanos formados vivem de bicos em Manaus

    Comentários