Fonte: OpenWeather

    Fotografia


    Surrealismo e fantasia: fotógrafa dos contos de fadas é de Manaus

    Fotógrafa Caroline Lins tem ensaios inspirados em temas fantasiosos ou surrealistas. Seu trabalho faz sucesso em Manaus e em outras cidades brasileiras

    Fotógrafa já desenvolveu trabalhos em São Paulo | Foto: Divulgação/ Instagram

    Manaus- Antes predominantemente formada por homens, o número de mulheres que vêm se destacando no mercado fotográfico amazonense tem aumentado. Seja retratando paisagens ou pessoas, essa geração de fotógrafas revela em cada trabalho o seu próprio estilo e mostra como as mulheres estão ocupando cada vez mais espaço.

    Dentro desse time está Caroline Lins, conhecida pelos ensaios inspirados em temas fantasiosos e seu estilo surrealista. Recentemente, ela participou da exposição “Loquaz”, no Palácio da Justiça, que reuniu o trabalho de 26 fotógrafas da Região Norte. Para a fotógrafa, apesar de gratificante, a profissão ainda carrega certo machismo.

    “Quando participei da exposição, fiquei emocionada não só pelo meu trabalho, mas pelo trabalho de todas as mulheres que estavam lá, vendo como elas conseguiam emocionar os outros. É uma profissão predominantemente masculina em questão de visibilidade, porque temos muitas mulheres fotografando. Temos que incentivar cada vez mais, mostrar que temos total capacidade de fazer tudo. Representatividade feminina importa”, diz.

    O estilo inspirado em contos de fadas e fantasia
    O estilo inspirado em contos de fadas e fantasia | Foto: Divulgação/ Instagram

    O interesse pela fotografia surgiu aos 12 anos, quando a internet experimentava o fenômeno das “blogueiras”. Inspirada em nomes como Bruna Vieira, dona do blog Depois dos Quinze, Caroline também criou o seu, onde publicou suas primeiras fotos. A dedicação ao ofício começou aos 14 anos, quando enfrentava a depressão e viu na fotografia uma forma de terapia.

    “Dos 14 aos 16 anos, lutei contra a depressão. Meus pais, vendo o que estava acontecendo, decidiram comprar uma câmera para mim. Fiz um curso básico de fotografia para aprender a manusear a câmera. E, a partir daí, comecei a praticar. Nessa época, como estava no ensino médio, chamava minhas amigas para fotografar depois das aulas”, conta.

    Ensaios fora de Manaus

    O estilo inspirado em contos de fadas e fantasia superou as barreiras do Amazonas e chegou a outros estados. Aos 21 anos, Caroline, que também é estudante de jornalismo, já realizou ensaios em São Paulo, além de já ter fotografado pessoas ligadas à produção de conteúdo na internet, como o youtuber Luís Mariz.

    “Foi errando e testando que cheguei ao meu estilo de fotografar, criei minha identidade visual. Já fotografei o youtuber Luís Mariz e, depois que comecei a publicar o antes e depois das fotografias, isso repercutiu muito nas redes. Conversei com a própria Bruna Vieira, uma das minhas inspirações, e isso foi importante para que as coisas começassem a fluir”, diz.

    Um dos ensaios mais marcantes, segundo a fotógrafa, foi em São Paulo, no início deste ano. Ela conta que o planejamento do ensaio levou meses e a experiência expandiu horizontes para a sua carreira.

    Os ensaios são inspirados em temas surrealistas
    Os ensaios são inspirados em temas surrealistas | Foto: Divulgação/ Instagram

    “Foi a primeira vez que fotografei fora de Manaus. Teve uma grande carga emocional para mim, porque percebi que estava expandindo horizontes e possibilidades. Ver que você tem oportunidades, apesar das dificuldades e do que falam, é muito importante. Cada trabalho que faço é com amor”, afirma.

    Ensaios

    A agenda de ensaios com a fotógrafa está aberta. Os interessados podem entrar em contato através das redes sociais da profissional, onde todos os detalhes relacionados a pacotes de preços e temática das fotos serão explicados. Os preços variam entre R$300 a R$600.

    Leia mais:

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Espatódea Trupe realiza Mostra de Repertório no Teatro Amazonas

    Cia de Teatro apresenta espetáculo 'Branca de Neve' no Teatro Amazonas

    Comentários