Fonte: OpenWeather

    Turismo


    Quer conhecer a Amazônia? Veja roteiros turísticos para a região

    O turismo de aventura pode ser explorado na maior floresta tropical do mundo, com paisagens de tirar o fôlego

    O Monte Roraima é um dos destinos preferidos de muitos aventureiros em busca de paisagens incríveis e contato com a natureza
    O Monte Roraima é um dos destinos preferidos de muitos aventureiros em busca de paisagens incríveis e contato com a natureza | Foto: Divulgação

    Manaus –  A Amazônia representa 61% do território nacional e conta com dezenas de lugares para se praticar o turismo de aventura. Além de paisagens deslumbrantes, a região mais verde do planeta tem muito a oferecer.

    Pensando em aproveitar ao máximo as próximas férias, a universitária Laís Amorim, 20 anos, começou a planejar desde cedo sua viagem para escalar o Monte Roraima no próximo ano. “Em 2015 eu viajei para a serra do Tepequém e foi uma experiência surreal estar tão próxima da natureza, com áquela vista de tirar o fôlego. Às vezes nem temos noção da quantidade de coisas que podemos fazer em Roraima", afirma.

    A Amazônia Legal engloba nove estados do Brasil, entre o Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Estado do Maranhão, totalizando uma área de mais de cinco milhões de quilômetros quadrados.

    Com proporções colossais, o que não faltam são destinos de férias para explorar os encantos, saberes e mistérios da maior floresta tropical do mundo.

    Veja abaixo três opções de roteiros turísticos para se aventurar na Amazônia:

    Escalada no Monte Roraima

    Localizado entre as fronteiras do Brasil, Venezuela e Guiana, o Monte Roraima está entre as formações geológicas mais antigas do planeta. Esse é o tipo de destino que todo aventureiro almeja fazer ao menos uma vez na vida. O acesso ao lugar é feito pela Venezuela. 

    Monte Roraima está entre as formações geológicas mais antigas do planeta
    Monte Roraima está entre as formações geológicas mais antigas do planeta | Foto: Divulgação

    Para os trilheiros que buscam  os mistérios do lugar, devem saber que a viagem não é fácil. Só para chegar ao topo do platô, são necessários, no mínimo, seis dias, três dias para chegar ao topo e três para descer.

    Toda a dificuldade é compensada pelos cenários, que são realmente encantadores. Durante a caminhada, as paradas são feitas em cachoeiras, lagos, formações rochosas bem diferentes, paredões rochosos e mirantes que oferecem uma vista diferenciada da região. 

    Existem três opções para quem quiser chegar lá:

    1 – Contratando uma agência no Brasil – É a opção mais fácil, pois o viajante não precisa se preocupara com nada, nem com a passagem aérea até o local. Geralmente, essa também é a opção mais cara.

    2 – Contratando uma agência na Venezuela – Devido à valorização do real em relação ao Bolívar, esta é uma opção mais econômica, uma vez que os preços das agências venezuelanas são mais atrativos. No entanto, o custo da passagem até o local é feito por conta do próprio turista.

    3 – Contratando um guia na Venezuela – Quem for viajar em grupo, esta é a escolha mais econômica, porém um pouco mais trabalhosa já que exige muita pesquisa para achar um guia de confiança.

    A Roraima Adventures é uma agência de turismo que realiza diversos passeios pela Amazônia, incluindo o passeio até o topo do Monte Roraima.  O mais solicitado pelos aventureiros de plantão é o pacote ‘Circuito Místico Catedral’.

    O pacote de oito dias inclui guia de turismo, visita a comunidade indígena Paraitepuy, material de acampamento (barracas, lonas e fogareiro), três refeições durante todos os dias de aventura e um carregador para equipamentos coletivos. O valor cobrado pela agência é de R$3,1 mil.

    Arvorismo em Manaus

    O arvorismo é uma atividade que consiste em realizar a travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas nas copas das árvores
    O arvorismo é uma atividade que consiste em realizar a travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas nas copas das árvores | Foto: Divulgação
    O arvorismo é uma atividade que consiste em realizar a travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas nas copas das árvores. Para quem deseja praticar o esporte, a empresa Amazon Amazing Tours oferece a atividade em uma área de floresta na Área de Proteção Ambiental do Tarumã.
    As árvores que são escolhidas para a prática chegam até 70 metros de altura. Estas árvores nunca foram exploradas e possuem orquídeas e bromélias. Elas são brevemente inspecionadas para promover um passeio com segurança. E são de uma floresta primária devido maior possibilidade de proporcionar uma melhor chance de observar a vida selvagem em um habitat natural.

    O passeio inclui escalada em árvore, água mineral, seguro individual obrigatório, condutores bilíngues e transporte. A duração da atividade é entre 4h a 5h.

    Mais informações:

    E-mail: [email protected]

    Telefone: (92) 4101-9081

    Pesca em Alter do Chão, no Pará:

    Alter do Chão possui uma variedade de lagos para a prática da pesca
    Alter do Chão possui uma variedade de lagos para a prática da pesca | Foto: Divulgação

    Apesar de ser a terceira cidade mais populosa do Pará, Alter do Chão é um pequeno povoado que possui inúmeras belezas naturais, sendo um dos pontos mais belos do Rio Tapajós. O lugar possui aeroporto próprio e diversas praias de águas negras e esverdeadas. 

    Por ter uma grande variedade de rios, e lagos, Alter do Chão é um dos destinos preferidos de muitos turistas que se aproximam das águas encantadas para pescar.  A Selvagem Tours é uma agência de turismo que possui três tipos de passeios voltados tanto para quem está iniciando, quanto para quem já possui experiência na prática.

    Alter do Chão “pesca recreativa” -  Este é um desdobramento do passeio pelo “Canal do Jari” oferecido pela agência de turismo. O passeio é voltado para pessoas que estejam se iniciando na pesca esportiva. No trajeto, o turista terá contato com várias espécies de peixes, pássaros e animais amazônicos no final do dia. É considerado um passeio mais leve, com duração de cerca de 4h.

    Alter do Chão “Amor a pesca” –Para aqueles eu se considerarem amantes da pesca, a agência de turismo oferece um passeio que se inicia logo pela manhã. Os pescadores navegarão no início da manhã para a região do Jari onde o Rio Arapiuns, onde acontece a formação do “Canal do Jari”. O passeio dura cerca de 12h.

    Alter do Chão “Pesca mestre” (3 ou mais dias) – A “Selvagem Tours” nesse passeio oferece uma experiência imersiva de no mínimo três dias para os que possuem experiência e amor pela pesca. Os pescadores irão em um barco da própria empresa com quatro ambientes diferentes e duas suítes executivas, além de um lounge para lazer ou descanso, prancha de stand up, caiaque e churrasqueira. 

    O passeio é realizado com todo o equipamento de pesca, além de café, almoço e jantar inclusos no pacote. A viagem é realizada na região do “Lago do Maicá”, distante 40 km de Alter do Chão. 

    Mais informações:

    Telefone: +55 (93) 99195-6969

    Leia Mais

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Veja onde encontrar os melhores passeios turísticos em Manaus

    Passeio de Catamarã promete alinhar conforto e diversão no rio Negro

    Comentários