Fonte: OpenWeather

    Espetáculo


    Espetáculo 'Provérbios de Burro' entra em cartaz nesta sexta (18)

    O espetáculo ficará em cartaz no espaço "Ateliê 23", em Manaus, nos dias 18, 19, 25 e 26 de outubro, às 20h

    O espetáculo terá curta temporada em Manaus
    O espetáculo terá curta temporada em Manaus | Foto: Divulgação

    Manaus - O espetáculo "Provérbios de Burro", inspirado na obra de Lewis Carroll, estreará nesta sexta-feira (18), às 20h, no Ateliê 23, localizado na rua Tapajós, nº 166, no bairro Centro, Zona Sul de Manaus. Em curta temporada, a produção teatral é um solo do ator amazonense Ítalo Rui.

    A obra

    A obra é criação do dramaturgo cearense Marcos Miramar e teve como inspiração o conto Alice através do espelho, de Lewis Carrroll. O texto retrata a história de um jovem burro, que nasceu de um casal de humanos, e passou boa parte da vida tentando ser humanizado, porém, sem sucesso, resolveu abandonar a vida humana, para assumir a vida de um animal.

    Neste percurso solitário, o personagem resgata seu passado, lembrando de figuras importantes que passaram pela sua vida e que o fazem refletir sobre sua condição animalesca, num mundo marcado pela crueldade.

    Direção e atuação

    Assim afirmou Ítalo que, além de estar em cena, também assina a direção:

    “Meu maior desafio enquanto encenador era criar estratégias na cena que sublinhassem a poesia do texto. Então, a partir da escolha de uma narrativa fantasiosa, propus uma estrutura que quer convocar o público a mergulhar na história do personagem”.

    Em número solo, o artista demonstra todo a sua entrega no palco
    Em número solo, o artista demonstra todo a sua entrega no palco | Foto: Divulgação

    Para Marcos, a ideia de criar o texto surgiu quando ele foi à biblioteca da universidade realizar um trabalho e encontrou um dicionário de provérbios latinos com vários dizeres sobre o animal.

    "

    “O que eu apreendi foi que o burro é um animal de carga. De peso. Um animal que se comparado ao cavalo, nunca terá beleza, que não escuta instrumentos nobres, que trabalha sem cessar, que não sabe fazer escolhas. O burro é o animal nas fábulas que sempre sai perdendo. Foi isso o que eu interpretei naquelas sabedorias populares. Resolvi, naquele dia, ao que parece, dar voz a esse animal injustiçado pela história. Contar de um outro jeito, a história oficial dos burros. Símbolo de sobrevivência para mim”. "

    Marcos Miramar, Diretor e dramaturgo

    A entrega dos artistas

    A atriz Isabela Catão, que trabalhou na assistência de direção e preparação de ator, conta da experiência no processo direto da produção do espetáculo.

    “Meu trabalho era mais um olhar de fora; eu precisava estar atenta a todos os elementos presentes na cena, além do ator, entendendo como funcionava o que estava sendo criado e comunicado ali. A partir das minhas experiências e no final de cada ensaio, eu compartilhava meu olhar com o Ítalo. Foi um processo bem democrático”.

    O espetáculo tem a participação do ator Eric Lima, que assina a identidade visual; Laury Gitana, compondo o figurino, cenotécnica e adereços de cena; Natusiela, na colaboração do Teatro de Papel; Daniel Braz, na construção da iluminação; Viviane Palandi, que trabalhou na provocação corporal, e Yago Reis, colaborando na trilha sonora e Larissa Martins na fotografia.

    O ator Ítalo Rui atua na direção e atuação do espetáculo
    O ator Ítalo Rui atua na direção e atuação do espetáculo | Foto: Divulgação

    "A montagem de Provérbios de Burro em Manaus soa para mim como uma prece e amparo de um encontro sobre ouvir e pensar juntos, uma política da arte que se baseie na transmutação de trocas, e experiências que artistas podem ensinar uns para os outros. É uma pedagogia do afeto e da relação mútua de criar e aprender junto”, enfatiza o diretor Marcos.

    O espetáculo ficará em cartaz no espaço Ateliê 23 nos dias 18, 19, 25 e 26 de outubro, sempre às 20h, e em seguida vai circular em outros espaços da cidade. Os ingressos estão no valor simbólico de R$15 (meia).

    Ficha Técnica

    Dramaturgia: Marcos Miramar

    Direção e atuação: Ítalo Rui

    Ass. Direção e preparação do ator: Isabela Catão

    Teatro de Papel: Eric Lima, com colaboração de Natusiela e Laury Gitana

    Cenário: Isabela Catão e Ítalo Rui

    Iluminação: Daniel Braz

    Figurino, adereços e cenotécnica: Laury Gitana

    Trilha Sonora: Ítalo Rui e Isabela Catão, com colaboração de Yago Reis

    Maquiagem: Eric Lima e Laury Gitana

    Provocação corporal: Viviane Palandi

    Identidade Visual: Eric Lima

    Produção executiva: Ítalo Rui

    Fotografia: Larissa Martins

    Apoio: Ateliê 23, CAUA, UEA.


    Comentários