Fonte: OpenWeather

    Filme


    Cinema: o que você precisa saber antes de ver 'Doutor Sono'

    Sequência de "O Iluminado" relembra filme de Stanley Kubrick em diversos momentos

    Doutor Sono estreia nesta quinta-feira (7), em todos os cinemas do Brasil | Foto: Divulgação

    Esta semana chega aos cinemas a adaptação de Doutor Sono, livro de Stephen King que serviu como sequência de sua obra de 1977, "O Iluminado". Apesar do longa funcionar como um filme isolado, reviver a adaptação de Stanley Kubrick de 1980 ajuda a aproveitar ao máximo a experiência.

    Mesmo que não houvesse "Doutor Sono", a recomendação de (re)assistir O Iluminado é sempre válida (o filme, inclusive, entrou na nossa lista de 31 longas essenciais do terror). Mas para quem não teve a oportunidade de conferir o antecessor, seguem abaixo alguns pontos que podem ajudar a entender novo o filme com Ewan McGregor:

    O que é Douto Sono?

    Não se preocupe, não vamos revelar o motivo pelo qual o livro de Stephen King se chama Doutor Sono, já que isso faz parte do novo longa dirigido por Mike Flanagan. Esse item é para explicar que Doutor Sono é o livro que Stephen King escreveu em 2013, que serve como sequência para o seu livro de 1977, O Iluminado. 

    O filme de Flanagan procura ser muito mais baseado no livro de King, mas ele é inevitavelmente uma sequência do filme de 1980 e, por isso, se baseia muito no que foi mostrado no longa de Stanley Kubrick. Apesar da versão cinematográfica do Iluminado ser muito diferente do livro (o que resultou em repetidas críticas de Stephen King em relação ao filme de 80), os dois têm a mesma premissa: Jack, um escritor, aceita o trabalho como cuidador de um hotel isolado durante a temporada de inverno, e leva sua esposa, Wendy, e seu filho, Dan, que possui certas poderes sobrenaturais. Gradualmente descendendo para um estado de insanidade, Jack se torna um perigo para seus familiares.

    Quem é Danny Torrance 

    Doutor Sono foca na vida adulta de Danny Torrance, o pequeno garoto que passou pela experiência traumática retratada em O Iluminado. O garoto, que se muda com seu pai e mãe para o Hotel Overlook para o inverno, mostra ter certos poderes sobrenaturais, que permitem que ele se comunique telepaticamente com o cozinheiro do hotel, Hallorann. 

    Em O Iluminado, o pai de Dan (Danny Lloyd), Jack (Jack Nicholson) se torna cada vez mais agressivo conforme o tempo passa, até o dia em que ele perde a cabeça e tenta matar sua esposa, Wendy (Shelley DuVall) e seu filho com um machado. No fim do filme, Dan consegue enclausurar o pai no labirinto no exterior do hotel, e consegue escapar vivo com a sua mãe, deixando Jack para congelar sozinho na neve. A única vítima de Jack - além dele mesmo - é Halloran (Scatman Crothers), que retorna ao Overlook após sentir os apelos de Danny à distância e é rapidamente atacado por Jack. 

    Danny é um garoto reservado e está aprendendo a entender e lidar com os seus poderes sobrenaturais. Desde o começo do filme, ele apresenta um elemento sinistro em seu "amigo imaginário", Tony, que se expressa com uma voz estranha pelo próprio Danny. Em conversa com Hallorann, ele explica que Tony é "o pequeno garoto que mora na minha boca", descrevendo a interação deste modo: "é como se eu dormisse e ele me mostrasse coisas, e daí quando eu acordo, não lembro de tudo". 

    Comentários