Fonte: OpenWeather

    Cinema no Brasil


    Projeto amazonense leva cinema em 3D para crianças ribeirinhas

    Projeto criado por empresa amazonense viaja por cidades do interior e monta sala de cinema gratuito em 3D

    O evento é promovido pelo Governo Federal | Foto: Divulgação

    Manaus - Um projeto criado no Amazonas, intitulado “Amazon CINE 3D”, é um dos maiores exemplos do país nas políticas de difusão e inclusão. O projeto é um cinema itinerante, que viaja por diversas cidades do interior da região amazônica e oferece gratuitamente cinema em 2D e 3D para as comunidades locais.

    Além das exibições, o público tem acesso a oficinas de audiovisual com o uso celular e gravação de documentário. As sessões de cinema e oficinas ocorrem em uma sala estruturada em pontos turísticos das cidades escolhidas, com capacidade para 250 pessoas.

    O evento é promovido pelo Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), acompanhado pela Secretaria do Audiovisual da Secretaria Especial da Cultura, com elaboração, criação e produção de Amazon Produções, empresa de Manaus.

    As crianças ficam maravilhadas com as exibições
    As crianças ficam maravilhadas com as exibições | Foto: Divulgação

    Em 2018, o projeto percorreu 22 municípios do Estado do Pará, Amazonas e Roraima. No Amazonas, cidades como Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Itapiranga e Silves, receberam o projeto. O coordenador do projeto, Leandro Xavier, ressaltou que o evento possibilita às pessoas do interior que não dispõe deste tipo de serviço conhecerem de perto uma sala de cinema.

    "É o cinema mais próximo das pessoas, em localidades com dificuldades de acesso a esse tipo de lazer e entretenimento. Dentre os objetivos, impactar positivamente o público com a projeção de produções cinematográficas que retratem fatores sociais e culturais", disse.

    No dia 3 deste mês, o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, teve como tema da redação “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Com isso, o país inteiro passou a discutir sobre o assunto.

    As sessões de cinema e oficinas ocorrem em uma sala estruturada
    As sessões de cinema e oficinas ocorrem em uma sala estruturada | Foto: Divulgação

    Maior do Brasil  

    Em sua primeira edição de 2018, o projeto percorreu cerca de 15 mil quilômetros, em três estados da região norte. Mais de 200 sessões de cinema foram exibidas, atingindo um público de mais de 57 mil pessoas. Mais de dois mil alunos da rede pública participaram das oficinas de produção de cinema, que gerou um documentário.

    Elaborado pelo médico e diretor da Amazon Produções, Cleverson Redivo, o projeto teve como patrocinadoras, duas das maiores multinacionais do Pólo Industrial de Manaus (PIM). A Honda da Amazônia e a Coca Cola do Brasil, foram as principais apoiadoras do projeto.

    O projeto Amazon CINE 3D foi aprovado pela Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal para receber incentivo fiscal na segunda edição, que está confirmada para 2020.

    Comentários