Fonte: OpenWeather

    Artesanato


    Arte sustentável: amazonense cria bonecos com materiais recicláveis

    O trabalho com produtos recicláveis recebeu atenção nacional de personalidades como Mauricio de Souza e Alok

     

    Com o trabalho do amazonense Renan Nunes, personagens da cultura pop viram obras de arte
    Com o trabalho do amazonense Renan Nunes, personagens da cultura pop viram obras de arte | Foto: Brayan Riker

    Manaus – O que surgiu em uma mesa de jantar como hobby, atualmente acumula momentos de ouro para o artista Renan Nunes. Misturando arte e sustentabilidade, o amazonense cria bonecos com materiais recicláveis que fazem sucesso em todo o Brasil.

    Renan contou que a paixão pelo artesanato existiu desde criança, e essa atividade sempre esteve presente na vida dele, mas em paralelo aos empregos formais. “Comecei fazendo painéis para festas infantis, depois abrindo letras e desenhos em pequenos comércios, então aprendi o desenho digital e comecei a fazer algo mais personalizado como logotipos e caricaturas”, relembrou.

    Com essa mesma técnica, Renan começou a desenvolver e aperfeiçoar personagens de filmes e desenhos, além de fazer caricaturas de pessoas em bonecos. Foi nesse período, há três anos, que surgiu o Ateliê Renan Artes e que o trabalho atingiu personalidades importantes.

     

     Renan começou a desenvolver e aperfeiçoar personagens de filmes e desenhos
    Renan começou a desenvolver e aperfeiçoar personagens de filmes e desenhos | Foto: Brayan Riker

    “Esse produto teve uma boa repercussão na Internet, depois dos famosos que fiz”, revelou. Entre os nomes que fizeram maior sucesso, estão o DJ Alok, o cartunista Mauricio de Souza e o apresentador Faustão. Com esse impulso, o ateliê comercializou produtos em toda área nacional através do Instagram.

    Um dos momentos que mais marcou Renan Nunes, inclusive, foi a homenagem ao criador de Turma da Mônica. “Comecei minha vida na arte com os desenhos, copiando desenhos das revistas em quadrinho do Mauricio de Sousa. É uma pessoa que sempre admirei como artista e empreendedor brasileiro, que não só viveu de arte como construiu um império”.

    Em 2020, Mauricio de Souza completou 85 anos. No aniversário do artista, Renan dedicou um trabalho ao cartunista, mas quem recebeu o maior presente foi o amazonense.

     

    Em 2020, Mauricio de Souza completou 85 anos
    Em 2020, Mauricio de Souza completou 85 anos | Foto: Brayan Riker

    “Para minha surpresa, não só ele recebeu como postou a homenagem. Isso foi muito significativo para mim, já que sempre sonhei em trabalhar com ele, para ele ou como ele. Mas ter um trabalho meu recebido foi muito especial. Tanto que sua postagem virou quadro no meu ateliê”, disse.

    Sustentabilidade

    Com interesse na preservação ambiental, o artesanato é feito com garrafas pet e materiais para acabamento. Apesar da sustentabilidade ser um dos objetivos do Ateliê Renan Artes, também é algo que o artesão mantém por convicções próprias, já que normalmente não resulta na valorização do consumidor.

    “Inclusive, acho importante falar que ainda que tenha esse interesse de preservação, o artesanato sustentável precisa de um bom acabamento, e consequentemente materiais que não são recicláveis. Existem clientes que vão comprar devido ao apelo ambiental, mas a maioria infelizmente nem se importa com a estrutura que está sendo utilizada”, lamentou o artista.

     

    Artes utilizam materiais recicláveis
    Artes utilizam materiais recicláveis | Foto: Brayan Riker

    Ateliê Renan Artes

    Renan conta que o ateliê surgiu na própria casa, e foi tomando cada vez mais espaço. Chegou um momento em que o artesão precisou estruturar um local de trabalho para continuar com a produção dos bonecos.

    “O ateliê continua sendo na minha casa, porém há menos de um ano, tenho um espaço reservado para isso, já que a quantidade de materiais recicláveis estava tomando a sala toda”, disse.

    O segredo para o sucesso do Ateliê foi a persistência. O proprietário compartilhou que realizou muitos trabalhos, sem que nada se destacasse no mercado, antes de ter o reconhecimento que possui hoje.

     

    O segredo para o sucesso do Ateliê foi a persistência
    O segredo para o sucesso do Ateliê foi a persistência | Foto: Brayan Riker

    “Há 3 anos atrás, comecei a trazer a experiência que tinha com desenho para a modelagem com biscuit, foi quando comecei a fazer artesanato”, afirmou Renan sobre o início dos bons resultados com a arte.

    O trabalho do Ateliê Renan Artes se volta também para ações sociais. Em parceria com o setor de assistência social da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), o artista criou uma campanha com o objetivo de incentivar e mobilizar a população amazonense para a doação de sangue durante um dos períodos de baixa no estoque.

    Produção

    Em média, cada produção demora 10 dias para ser concluída, segundo o artista. Devido à atenção e ao cuidado que o trabalho requer, Renan detalhou que aceita uma demanda de apenas 12 peças por mês.

     

    As encomendas podem ser feitas pelo Instagram @Renan.artes ou pelo número (92) 99339-5983
    As encomendas podem ser feitas pelo Instagram @Renan.artes ou pelo número (92) 99339-5983 | Foto: Brayan Riker

    “Eu divido de forma que eu consiga dar atenção a cada nova produção. Eu tenho os bonecos de 30cm, que uso duas garrafas pet e custam R$ 600. Esse mês estou lançando um novo produto, porém menor, com uma única garrafa, que custará R$ 400”, explicou.

    Ambos podem ser personalizados à escolha do cliente, com temas de profissões, time e datas comemorativas, e em caixa personalizada. As encomendas podem ser feitas pelo Instagram @Renan.artes ou pelo número (92) 99339-5983.

    Leia mais:

    Musical ‘O Pequeno dom Quixote’ estreia com apresentações on-line

    Lei Aldir Blanc: mais de 4 milhões distribuídos em Manaus

    Poeta e escritor angolano faz palestra online sobre criação artística

    Comentários