Fonte: OpenWeather

    Nosso Primeiro Filme


    Iniciativa oferece oficinas gratuitas de audiovisual em Manaus

    O intuito é que os participantes conheçam, na teoria e na prática, o processo de criação e finalização de um filme

     

    A proposta busca, principalmente, promover a troca de experiências
    A proposta busca, principalmente, promover a troca de experiências | Foto: Divulgação

    Manaus - Formação cultural através do audiovisual. Essa é a proposta do projeto “Nosso Primeiro Filme”, contemplado pela Lei Aldir Blanc, através do Prêmio Feliciano Lana da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

    As inscrições serão realizadas por meio de cadastro online, preenchido via Google Forms, no período de 24 a 30 de março. O link será disponibilizado na página do Facebook "Nosso Primeiro Filme". O resultado dos selecionados será divulgado no dia 01 de abril nas redes sociais e através de e-mail.

    O curso propõe um panorama dos principais setores envolvidos no processo de realização de um filme, e será dividido em 06 módulos: roteiro, produção, fotografia, captação de som, composição de trilha sonora e edição.

    O intuito é que os participantes conheçam, na teoria e na prática, o processo de criação e finalização de um filme, seja ele ficção ou documentário, de curta ou longa-metragem. Serão oferecidas 13 vagas, obedecendo todos os protocolos de segurança no combate ao Coronavírus, com disponibilidade de máscaras e álcool em gel para os participantes.

    A proposta busca, principalmente, promover a troca de experiências entre novos entusiastas da sétima arte e produtores, roteiristas, fotógrafos, iluminadores, sound designer, documentaristas e outros profissionais da área.

    Os interessados deverão ter disponibilidade de horário integral, no período de 05 a 09 de abril, quando acontecerão as aulas teóricas e práticas. Em seguida, os alunos produzirão um filme em equipe, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid. Ao final do curso, os alunos receberão uma declaração de participação.

    Parceiros

    O projeto é coordenado pela produtora audiovisual Saleyna Borges, em parceria com a Cara de Gato Filmes, Casa de Artes Trilhares e Museu Amazônico (UFAM). Os módulos serão ministrados pelos produtores audiovisuais Helione Meireles e Thiago Morais, pelo compositor César Lima e pelo jornalista e roteirista Ivanildo Pereira.

    'Nosso Primeiro Filme'

    O mercado audiovisual amazonense vive hoje uma fase de crescimento e a cada produção surgem novos talentos. A capacitação desses aspirantes do audiovisual local contribuirá para que os mesmos atuem e produzam os próprios filmes.

    O curso é gratuito e traz em na proposta de realização, a iniciativa necessária para a promoção, o estímulo, capacitação e interação dos profissionais envolvidos na produção audiovisual no Amazonas.

    As atividades práticas terão orientação de profissionais da área, porém de forma reduzida devido à pandemia, o que não compromete a qualidade do processo.

    O curso “Nosso Primeiro Filme – formação cultural” é direcionado para os interessados na área de audiovisual, que ainda não tiveram oportunidade de produzir um filme, e busca despertar o interesse pela produção, difusão e valorização das artes.

    O curso terá carga horária de 60h e será realizado em duas etapas: aulas teóricas e práticas, com a produção final de um curta-metragem.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais

    Abertas inscrições para o Edital Prêmio Manaus 2021 Zezinho Corrêa

    Elas dominam todas as artes: mulheres que orgulham a cultura do AM

    Coletivo 333 ganha prêmio nacional com Poetas no Esgoto 3

    Comentários