Fonte: OpenWeather

    Curso


    Gosta de teatro de animação? ‘AnimaBaré’ oferece cursos gratuitos

    Projeto foi contemplado no edital Prêmio Feliciano Lana, por meio da Lei Aldir Blanc

     

    | Foto: Divulgação

    Está no ar a série de cursos gratuitos voltados para a área do Teatro de Animação. Trata-se do “AnimaBaré”, projeto do inCena Centro de Artes lançado nesta semana, por meio do Google Meet, com a proposta de fomentar e fortalecer o segmento no Estado, com a participação de profissionais do Amazonas e de Minas Gerais.  

    O projeto foi contemplado no edital Prêmio Feliciano Lana, que faz parte das ações emergenciais da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, operacionalizada no Estado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

    Sob coordenação de Brisa Ramos e produção de Verlene Mesquita, são oferecidas oficinas de “Iluminação para Bonecos”, com Marina Arthuzzi; “Construção”, com Eduardo Felix e Mauro Carvalho; “Manipulação de Bonecos”, com Liz Schrickte e Aurora Majnoni; e “Técnica Vocal”, com Jaqueline Ferreira. O encerramento, no dia 10 de abril, vai contar com a exibição do espetáculo “Brasil: Versão Brasileira”, da companhia de teatro mineira Pigmalião Escultura que Mexe.

     

    | Foto: Divulgação

    Segundo Verlene Mesquita, 27 pessoas se inscreveram para participar das aulas e, além de Manaus, os encontros contam com público do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Ela explica que a proposta tem o objetivo de alcançar artistas e professores, interessados no desenvolvimento da linguagem do Teatro de Animação.

    “O projeto vem da necessidade de ampliar, para mais pessoas, esta área de formação que colabora para novas criações, espetáculos e composições artísticas, a partir da montagem e manipulação dos bonecos, técnica vocal e iluminação. São propostas que, se a pessoa se dedicar e tiver interesse, ela sai do curso com uma célula artística para desenvolver e gerar um espetáculo”, afirma a produtora. “Essa é a nossa maior motivação, que outros colegas possam se motivar também a desenvolver trabalhos nessa linguagem que tem muitas possibilidades”.

    Para a conclusão da oficina, cada participante vai produzir um vídeo de 20 a 40 segundos, respondendo a pergunta: “O que a Amazônia representa pra você?”.

     

    | Foto: Divulgação

    Espetáculo

    No encerramento da programação, o público confere a montagem “Brasil: Versão Brasileira”, que vai ser exibida no dia 10 de abril, às 19h, no canal da Cia Pigmalião Escultura que Mexe no Youtube. O coletivo de artistas utiliza o teatro de bonecos para desenvolver trabalhos no limite entre as Artes Cênicas e as Artes Plásticas.

    Após a apresentação, acontece ainda uma live no Instagram do InCena Centro de Artes (@incenacentrodeartes), com o diretor do espetáculo, Eduardo Felix, e a equipe do projeto “AnimaBaré”, Brisa Ramos, Jaqueline Ferreira e Verlene Mesquita. Mais informações podem ser obtidas por meio do WhatsApp (92) 98414-4373.

     

    | Foto: Divulgação

    Programação:

    Oficina de Iluminação para Bonecos, com Marina Arthuzzi

    2 encontros de 2h (24/03 e 31/03)

    Quartas, das 19h às 21h

    Horário de Manaus

    Oficina de Construção, com Eduardo Felix e Mauro Carvalho

    6 encontros de 2h (22, 23, 25, 29, 30/03 e 01/04)

    Segundas, terças e quintas, das 19h às 21h

    Horário de Manaus

    Oficina de Manipulação de Bonecos, com Liz Schrickte e Aurora Majnoni

    4 encontros de 2h (26, 27 e 28/03)

    Sexta, 19h às 21h. Sábado e domingo, das 15h às 18h

    Horário de Manaus

    Oficina de Técnica Vocal, com Jaqueline Ferreira

    2 encontros de 3h (06/04 e 08/04)

    Terça e quinta, das 15h às 18h

    Horário de Manaus

    Leia mais:

    Otoni Mesquita é o mais novo membro de galeria de arte de Manaus

    Residência artística 'coleta' sonhos noturnos

    Torrinho lança clipe de 'Porto de Lenha' gravado com grupo carioca

    Comentários