Fonte: OpenWeather

    Teatro e cinema


    Com anos de carreira, Vanessa Pimentel realiza sonho na arte

    Como atriz, a amazonense Vanessa Pimentel já chegou à grandes emissoras com produções nacionais

     

    Vanessa Pimentel é atriz, jornalista e educadora
    Vanessa Pimentel é atriz, jornalista e educadora | Foto: Divulgação

    Manaus – “Sempre foi um sonho meu ser artista”. A declaração é da amazonense Vanessa Pimentel, de 45 anos, que fez o sonho se tornar realidade e carrega mais de 25 anos de carreira no teatro, na televisão, nas artes plásticas e no cinema como atriz, jornalista e educadora.

    Hoje, ela já conquistou momentos grandiosos na arte e foi premiada pela atuação artística em diversos projetos. Um dos destaques nessa trajetória foi a participação na minissérie “Amazônia - de Galvez a Chico Mendes”, que foi ao ar em 2007 pela Rede Globo.

    Vanessa Pimentel relatou como a participação, mesmo que breve, representou um momento de emoção na carreira. Para participar da minissérie, a atriz conta que precisou passar por uma seleção.

    “Gostaram muito da minha interpretação e da minha sensibilidade para a personagem, que estava apaixonada. E eu era muito nova, então estar ao lado de outros atores e atrizes e encenar com eles foi incrível, enriqueceu minha atuação”, explicou.

     

    Hoje, ela já conquistou momentos grandiosos na arte
    Hoje, ela já conquistou momentos grandiosos na arte | Foto: Arquivo pessoal

    Em um dos projetos mais recentes dela e com um olhar mais maduro, no documentário "A arte de cozinhar com sabor, memória e afeto", a atriz expandiu a área de atuação e realizou a direção e o roteiro da obra.

    Na produção audiovisual, Vanessa Pimentel resgatou memórias da própria família, com uma tradução culinária que foi passada de geração para geração desde 1883. “É um trabalho lindo das mulheres da família Fochesatto, a tradição de cozinhar. Então, para mim, é um encontro comigo mesma, onde posso focar nos meus próprios projetos. É emocionante participar de grandes produções, mas é realizador tirar do papel nossos próprios projetos”.

    O início de tudo

    Apesar de ter se consagrado na arte do Amazonas, Vanessa Pimentel revelou que nem sempre imaginou que conseguiria alcançar essas conquistas. A paixão pela arte começou na infância, quando ela começou a consumir e participar do cenário cultural, mas no período, ainda era muito tímida, o que dificultou esses primeiros passos.

     

    A paixão pela arte começou na infância
    A paixão pela arte começou na infância | Foto: Arquivo pessoal

    “Eu era muito retraída, não gostava de falar com as pessoas, tinha muita vergonha, então minha mãe, que sempre me incentivou muito, me fez participar de várias oficinas de iniciação teatral. Nessas atividades, eu comecei a ser vista e começaram a gostar da minha desenvoltura”, disse.

    Com esse pontapé, a atriz ingressou na Companhia Teatral Metamorfose, onde protagonizou várias peças, entre elas, “A Paixão de Ajuricaba”, que lhe rendeu um retorno positivo em premiações de teatro.

    “Sempre fui muito estimulada, principalmente pela minha mãe. Com ela, também aprendi artesanato e habilidades manuais, como a pintura, o crochê, o tricô... Com ela, também consegui me aventurar nas mais variadas artes, na literatura, cinema, artes plásticas, música”, afirmou. 

    "

    Todas as linguagens artísticas convergem para uma experiência enriquecedora e única de ser vivenciada "

    Vanessa Pimentel, atriz

     

    Dificuldades na arte

    Mesmo que a paixão motivasse a carreira artística, Vanessa Pimentel destacou como foi preciso resiliência para permanecer firme na arte.

     

    A atriz ingressou na Companhia Teatral Metamorfose
    A atriz ingressou na Companhia Teatral Metamorfose | Foto: Arquivo pessoal

    “É muito difícil seguir carreira como artista no Amazonas, ainda falta incentivo e reconhecimento. Convivendo com outros artistas, conhecendo poetas, músicos e fotógrafos, além de receber incentivo deles, foi um estímulo para não desistir”.

    "

    A carreira artística é uma missão fascinante e muitas vezes de superação. Tem que ter mais do que talento: tem que ter uma vocação "

    Vanessa Pimentel, atriz

     

    Em um dos períodos na arte, a atriz também teve oportunidades no Rio de Janeiro, onde abriu portas para ela. “O destino sorriu para mim, profissionalmente e artisticamente falando”, comentou.

    Como professora, uma das vontades de Vanessa Pimentel é trabalhar na qualificação de outros jovens artistas, inclusive, com planos para a própria companhia teatral. “Acho importante devolver o que aprendi durante minha carreira, pois ninguém sabe o dia de amanhã”, finalizou.

    Leia mais:

    Usina Chaminé recebe espetáculo experimental ‘Noite de estreia’

    Memórias da culinária italiana são tema de documentário amazonense

    Cia de teatro do AM confirmada na programação de festival em Portugal

    Comentários