Fonte: OpenWeather

    Elenco


    Para quem é fã de café e cultura: Sebo é inaugurado na zona Sul de Manaus

    O The Chagas Sebo, no Japiim, comercializa livros, vídeos, guloseimas e espaço para eventos e happy hour


    Um espaço para quem ama cultura
    Um espaço para quem ama cultura | Foto: Ione Moreno


    Cheirinho de livros usados, folhas amareladas pelo tempo, com dedicatórias fofas na primeira página e cheias de histórias. Quem não ama experimentar todas essas sensações em um livro antigo? E não existe lugar melhor para encontrá-las do que em um sebo. Mas e quando o sebo agrega outras coisas, além dos livros usados, como livros novos, com direito a café, guloseimas, eventos culturais e até mesmo um happy hour literário? Pois é! Essa é a proposta do mais novo espaço dedicado à cultura em Manaus, chamado “The Chagas Sebo – Entre Xícaras e Prosa”, localizado na rua D8, 1.992, do bairro Japiim.

    Os irmãos Bruna, 29, e Ulysses Chagas, 28, são os idealizadores do lugar e conseguiram montar o espaço após uma busca intensa pela cidade de uma zona que estivesse carente de um sebo com boa estrutura e que oferecesse vários serviços. “Precisamos movimentar outras áreas da cidade e neste local percebemos o quanto Manaus é carente nesse tipo de serviço. As pessoas que consomem cultura não precisarão mais se deslocar para outro canto da cidade para absorver conhecimento”, esclarece Ulysses, que é psicólogo.


    Objetos como sabres de luz da saga “Star Wars” e vídeo games clássicos também fazem parte dessa decoração
    Objetos como sabres de luz da saga “Star Wars” e vídeo games clássicos também fazem parte dessa decoração | Foto: Ione Moreno


    A jornalista Bruna explica que a concepção do The Chagas é justamente oferecer cultura a quem busca e a quem quer começar a estreitar as relações com a arte. No sebo, o público encontrará vários produtos, desde objetos de decoração, itens novos, como Blu-ray e até guloseimas no cardápio com bebidas diversas. O espaço também é um dos serviços, já que é aberto para quem quiser ter um momento de diversão, lazer e conhecimento.

    “O The Chagas é um espaço de infinitas possibilidades, no qual você pode chegar, pegar um livro, pedir um café ou um doce e se deleitar, podendo ou não comprar o livro ou o que quiser ao final dessa deliciosa experiência”, conta Bruna.

    Leia também: Mais de 45 mil pessoas participam do 1 dia de provas do vestibular da UEA no Amazonas

    Para não perder a concepção original de sebo, a estrutura do lugar é pequena, mas isso não perde o encanto de quem entra no espaço. No local cabem 20 pessoas confortavelmente. Há duas mesinhas clássicas, redondas e de vidro e pufes espalhados nos cantos do lugar. Além de bancadas para quem quiser abrir um livro e apreciar o momento ouvindo uma música ao som ambiente e com wi-fi grátis.

    O espaço é decorado com quadros de referências geek, de séries, filmes clássicos, com frases famosas e pôsteres de filmes. Objetos como sabres de luz da saga “Star Wars” e vídeo games clássicos também fazem parte dessa decoração, entre eles o saudoso Super Nintendo.


    Mais de 2 mil livros
    Mais de 2 mil livros | Foto: Ione Moreno


    O acervo para a venda conta com mais de 2 mil livros, entre romances, best sellers, clássicos, didáticos, paradidáticos, de graduação, entre outros, além de centenas de DVDs, dezenas de Blu-rays e de fitas VHS.

    O The Chagas conta ainda com serviços de papelaria, xerox, impressão e encomendas de livros e DVDs. A encomenda funcionará da seguinte maneira: a pessoa procura um livro, que é raro ou não tem em lugar nenhum em Manaus, o sebo procura o produto e entrega em alguns dias. O cliente já deixa metade do valor pago e paga a outra metade ao receber o produto.


    Para não perder a concepção original de sebo, a estrutura do lugar é pequena, mas isso não perde o encanto de quem entra no espaço.
    Para não perder a concepção original de sebo, a estrutura do lugar é pequena, mas isso não perde o encanto de quem entra no espaço. | Foto: Ione Moreno


    Todo sábado haverá um evento em conjunto com clubes de livros, de quadrinhos, geeks, de esporte, artes, ou qualquer temática livre para levar as pessoas a conhecerem o espaço e assim formar um vínculo com esses responsáveis por fomentar temas culturais com seu público específico. “Já fechamos parcerias com clubes de livros e quadrinhos espalhados por Manaus. Inclusive, o primeiro será com fã-clube oficial do Harry Potter, falando sobre os 20 anos do livro”, adianta Ulysses.

    Além dos eventos geek, haverá um happy hour às quartas, voltado para os fãs de esporte, no qual haverá uma TV com exibição do principal jogo da noite, com mesas para o consumo de bebidas e petiscos especiais preparados para aquele dia. A segurança do lugar é com uma empresa particular e o sebo ficará aberto até as 2h.

    Leia mais:

    Grafiteiro do Amazonas representa o Brasil em evento internacionalCasarão de ideias comercializa produtos exclusivosEstilista amazonense lança coleção inspirada em clássicos dos filmes de terror

    Comentários