Fonte: OpenWeather

    WEB TV: Conversa Franca


    Vídeo: saiba como o mercado faz seleção de currículos

    A especialista em Comunicação Empresarial Cristina Monte, em entrevista ao programa "Conversa Franca" falou sobre o mercado de trabalho, seleção e elaboração de currículos

    Cristina Monte trouxe para a entrevista dicas importante para quem deseja sair na frente no mercado de trabalho
    Cristina Monte trouxe para a entrevista dicas importante para quem deseja sair na frente no mercado de trabalho | Foto: Tammy Castro

    Manaus- Nesta quinta-feira (8) o programa 'Conversa Franca' da WEB TV Em Tempo, apresentado pela jornalista Tatiana Sobreira, recebeu a especialista em Comunicação Empresarial Cristina Monte
    Na oportunidade, a  profissional tirou dúvidas dos internautas sobre o mercado de trabalho e a seleção de currículos.

    O profissional atual deve estar qualificado para os desafios do novo mercado
    O profissional atual deve estar qualificado para os desafios do novo mercado | Foto: Tammy Castro

    A especialista afirma que o mercado está em um novo momento. Na quarta Revolução Industrial,  Indústria 4.0, as tecnologias avançam diariamente e com isso surge um novo conceito de mercado. Cristina Monte afirma que há o risco de profissões serem extintas e substituídas, como também haverá criação de novas no mercado futuro.

    Perfil do novo profissional

    O novo profissional precisa estar atento às mudanças no mercado e buscar qualificação em todo o momento, afirma Cristina. Não basta apenas ter um curso superior, como é possível ver em casos antigos no mercado de trabalho"Você precisa tomar uma atitude de ação ou será engolido pelo mercado de trabalho.", afirma a especialista. 
    .

    A especialista é escritora e tem textos exclusivos no Portal Em Tempo
    A especialista é escritora e tem textos exclusivos no Portal Em Tempo | Foto: Tammy Castro

    Sobre a qualificação por meio dos cursos superiores e técnicos, a entrevistada ressalta que muitos desses cursos não condizem com a realidade do mercado de trabalho atual. É necessário que o novo profissional busque uma qualificação eficaz e diferenciada.

    A seleção de currículos

    O currículo é a chave, afirma Cristina. Cerca de 90% do que existe no documento vale para a empresa, mas a profissional afirma que não é tudo.

    Um estudo feito pela Liga Insides e Renovação no RH  afirma que 87% sabem das tecnologias a serem usadas à favor dessa seletiva, mas apenas 3% a utilizam. 

    O bom currículo

    Para um bom currículo, segundo a especialista, é necessário no máximo duas folhas de informações. Outra dica é não escrever mais no corpo do documento "Currículo Vitae" pois saiu em desuso, o ideal é apenas a palavra currículo. Outra dica importante na elaboração do currículo é nunca esquecer os dados telefônicos e e-mail para contato. 

    Quer saber de mais dicas? Assista a entrevista na íntegra:



    Comentários