Fonte: OpenWeather

    Vida e Sucesso


    'Cliente precisa vir até você', diz dono do Tambaqui de Banda no AM

    Conheça e inspire-se na história de Mário Valle, empresário de sucesso da peixaria Tambaqui de Banda e restaurante Muy Gringo, em Manaus

    Empresário Mário Valle é personagem da seção Vida e Sucesso do Portal EM TEMPO
    Empresário Mário Valle é personagem da seção Vida e Sucesso do Portal EM TEMPO | Foto: Marcely Gomes

    Manaus -“O mais importante é você ter um negócio que o cliente venha até você”. Assim Mário Valle, 39, define o caminho do empreendedorismo para os dias de hoje. Ex-presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas (Abrasel-AM), que ao longo da sua via empresarial conseguiu empreender duas das mais importantes marcas de alimentação de Manaus, hoje cuida de três restaurantes que caíram no gosto dos manauenses. 

    Muy Gringo
    Muy Gringo | Foto: Marcely Gomes

    Em mais uma reportagem da série "Vida e Sucesso", o EM TEMPO conta detalhes do empreendimento "Tambaqui de Banda e restaurante Muy Gringo", criados pelo engenheiro de produção.

    Em meados de 2007, Mário Valle contava com uma carreira estabilizada na sua área de formação, atuando no Polo Industrial de Manaus (PIM). Ele largou a indústria e abriu uma empresa especializada em treinamento e consultoria de gerenciamento de projetos, algo da área que já tinha ‘know how’.

    A empresa Vicaz cresceu e chegou a competir com grandes companhias desse ramo. Com receio de “quebrar” com a forte concorrência, o jovem empresário e sua equipe decidiram ampliar os negócios para outra área.

    Com conhecimento de processo, mas sem experiência de mercado, o primeiro restaurante foi o maior desafio.

    “Nós começamos com a ideia de implementar um restaurante com outra abordagem. Até então você ligava para comprar um tambaqui. Quanto nós chegamos com a proposta de colocar o peixe pronto na mesa do cliente em apenas 15 minutos, isso causou um grande reboliço no mercado”, conta o empreendedor. 

    Em meio a uma vizinhança de classe média e média alta, com a proposta em curso o Tambaqui de Banda fez sucesso no bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul. Com o resultado do primeiro restaurante, Mário abriu uma nova unidade dentro de um shopping, o que durou apenas três meses, por não trazer o retorno esperado.

    Quando foi inaugurado no centro, nas proximidades do Teatro Amazonas, muitos clientes do Parque 10, passaram a frequentar o Centro, Zona Sul. Atualmente, o restaurante do largo São Sebastião é uma das principais atrações de turistas de todo o mundo que buscam pelos sabores da culinária amazônica.

    Tambaqui de Banda Parque 10 e Largo São Sebastião
    Tambaqui de Banda Parque 10 e Largo São Sebastião | Foto: Divulgação

    A virada

    Na busca pela expansão dos negócios, nasceu o Muy Gringo, localizado na avenida Coronel Teixeira, Zona Oeste. Com características norte-americanas, o restaurante especializado em sanduíches artesanais e iguarias estrangeiras, o Muy Gringo é um dos atrativos principais do complexo de bares e restaurante formado por containers.

    Empreendedor de primeira linha, Mário que começou com a culinária amazonense, depois partiu para estrangeira agora vai voltar a expandir com a culinária paraense. “Abriremos em breve mais um restaurante voltado para a culinária paraense, no Parque Dez, onde funciona o Tambaqui de Banda”, avisa Mário, que hoje acumula funções nos negócios em relacionamento, marketing, força de venda, projetos e planejamentos.

    Tambaqui de Banda Parque 10 e Largo São Sebastião
    Tambaqui de Banda Parque 10 e Largo São Sebastião | Foto: Divulgação

    O empresário explica que o seu cunhado cuida da gestão dos restaurantes e a esposa, formada em engenharia de software, se especializou em culinária e fez do que antes era apenas um hobby, a profissão e atualmente comandas as cozinhas.

    Sempre simpático e com sorriso sincero, o engenheiro de produção afirma que a mudança de vida foi positiva. Para ele, como empresário é possível ter mais liberdade e colocar toda criatividade em prática. Os negócios não param por aí. A família Valle ainda tem outras ideias de restaurantes para colocar na praça.

    Crise e superação

    Há oito anos no mercado, o Tambaqui de Banda viveu o período da maior crise econômica da história do Brasil. Momento em que a empresa que contava com 130 funcionários, acabou perdendo a maioria e hoje, juntamente com o Muy Gringo, somam 105 trabalhadores. "A crise nos ensinou a fazer mais, com menos", diz Valle.

    Com apenas dois anos na praça, o Muy Gringo, segundo o empresário, é um restaurante “fora da curva”, sempre com casa cheia, principalmente aos sábados quando acumula até 200 pessoas na fila. O maior atrativo é a proposta de fazer os clientes se sentirem inseridos na cultura norte-americana, com música, culinária e ambiente nessas características.

    “O sucesso se dá a cada dia e pode acabar num instante, é muito trabalho e aprendizado em cima dos erros. Você não pode desistir porque você errou. Mas também não pode persistir no erro”, ensina Mário Valle. 

    Leia mais: 

    Empresária amazonense transforma lojas de roupas em marcas de sucesso

    Carlos Oshiro supera obstáculos e vira referência de negócios no Amazonas

    De uma barraca de pastel em Manaus a cachaçarias de sucesso



    Comentários