Fonte: OpenWeather

    Vida & Sucesso


    Fazenda Santa Rosa inova e recebe alunos para contato com a natureza

    Conheça o projeto Escola na Fazenda que leva crianças, adolescentes e adultos ao contato com o ambiente rural a poucos quilômetros de Manaus

    As crianças aprendem sobre a vida no campo de forma diferenciada
    As crianças aprendem sobre a vida no campo de forma diferenciada | Foto: Divulgação Fazenda Santa Rosa

     

    Manaus - Um lugar para contato direto com a natureza, capaz de promover um ensino fora do ambiente em escolar e no meio da floresta amazônica. A Fazenda Santa Rosa, desde 1994, trabalha com o agronegócio e hoje é considerada a única no Estado a oferecer um turismo diferenciado, voltado para o campo.

    117 hectares disponíveis para o contato com a natureza e a educação ambiental
    117 hectares disponíveis para o contato com a natureza e a educação ambiental | Foto: Divulgação Fazenda Santa Rosa

    A Fazenda Santa Rosa, através do Projeto Escola na Fazenda, é pioneira no Amazonas a promover educação ambiental de alta qualidade, unindo teoria e prática. Conheça os serviços oferecidos e como o projeto contribui para o cuidado com o meio ambiente.

    O início do projeto Escola Na Fazenda

    O projeto Escola na Fazenda passou a ser realizado no local em 2017 e recebe as escolas da cidade de Manaus. O projeto surgiu após a abertura do complexo Shallom, localizado nas dependências da Fazenda Santa Rosa, e funciona aos fins de semana com o aluguel do espaço para eventos e retiros religiosos.

    Os visitantes tem a oportunidade de experimentar das frutas da Fazenda Santa Rosa
    Os visitantes tem a oportunidade de experimentar das frutas da Fazenda Santa Rosa | Foto: Divulgação Fazenda Santa Rosa

    O proprietário Edney Ricardo percebeu que o espaço do complexo ficava livre durante a semana. Ele viu uma oportunidade de trazer os alunos de escolas públicas e privadas para visitar e conhecer os trabalhos da fazenda.

    "Tive a ideia no momento de crise. Ao viajar para outros estados, eu vi que poderia abrir a fazenda também para as escolas durante a semana. Estamos no início, mas está dando muito certo."

    A divulgação começou e a primeira a visitar foi a escola carente da comunidade do Caldeirão, na estrada do Iranduba. Cerca de 200 crianças ficaram fascinadas com a vida no campo e com o contato direto com os animais.

    "A gente entendeu que a primeira deveria ser a escola da nossa comunidade. Mostramos a necessidade que a criança tem em conhecer e experimentar essa vida no campo".

    Todos os atrativos do passeio tem guias treinados pra conduzir as crianças
    Todos os atrativos do passeio tem guias treinados pra conduzir as crianças | Foto: Divulgação Fazenda Santa Rosa

    Muitos amigos do proprietário, também donos de fazenda, não acharam que a ideia faria sucesso na região. Entretanto, o empresário persistiu no projeto e hoje desfruta do sucesso na ramo de turismo rural.

    "Aqui em Manaus é um pouco difícil esse tipo de trabalho, até meus amigos acharam que a ideia era uma loucura. Não são todos que tem essa coragem de pegar um dinheiro alto e investir. Somos os primeiros no ramo e temos um trabalho diferenciado."

    As crianças tem contato com as hortaliças do lugar
    As crianças tem contato com as hortaliças do lugar | Foto: Divulgação Fazenda Santa Rosa

    Como funciona o projeto Escola na Fazenda?

    A divulgação do Escola na Fazenda é feita na reunião dos pais. Os proprietários passam informações em slides, apresentam a fazenda, as atividades e os preços disponíveis para a visitação.

    O lugar privilegiado permite o aprendizado no campo
    O lugar privilegiado permite o aprendizado no campo | Foto: Bruna Oliveira

    A escola agenda o dia e o melhor pacote de visita. O mais procurado é período da tarde, horário em que as crianças estão na escola e aproveitam o dia para visitar a fazenda. Cada turma com visitantes é composta por 100 alunos.

    O projeto tem o cuidado com o transporte, o horário de saída e chegada das crianças. Os pacotes oferecidos incluem o deslocamento até a fazenda, o passeio com todos os atrativos e o lanche. A partir da liberação dos pais e responsáveis, as crianças vão para o passeio no campo.

    "Quando a gente chega é aquela boa confusão. Eles já sabem de onde é, ficam super empolgados", comenta a administradora da Fazenda Jordana Dourado.

    As crianças tem a oportunidade de plantar árvores
    As crianças tem a oportunidade de plantar árvores | Foto: Divulgação Fazenda Santa Rosa

    Os preços são acessíveis e não se compara em outros tipos de visitações fora da cidade de Manaus. Com um vasto universo de oportunidades e descobertas, todas as atividades desenvolvidas dentro da Fazenda Santa Rosa são adequadas às diferentes faixas etárias. Com isso, o alinhamento da teoria com a prática permite com que essas crianças, passem pela experiencia de contato direto e desenvolvam interesse por novos conhecimentos.

    As atividades promovidas

    São atividades que duram em torno de uma hora e meia. Não há apenas opções de lazer, mas de aprendizado junto à natureza e o convívio no campo. As crianças fazem o turismo rural com especialistas das áreas específicas, como biólogos, agrônomos e os trabalhadores da fazenda, que ensinam desde o cuidado primário com a terra até a colheita dos frutos.

    A curiosidade das crianças que nunca tiveram contato com os animais do campo
    A curiosidade das crianças que nunca tiveram contato com os animais do campo | Foto: Divulgação Fazenda Santa Rosa

    As crianças que visitam o local têm acesso aos animais do campo. Todos dóceis e acostumados com a interação com os seres humanos. As atividades não possuem riscos. As crianças amamentam porcos, tocam em coelhos e andam a cavalo. A aproximação dos búfalos também é outra atração bem procurada pelos alunos.

    A interação com os animais é guiada por especialistas
    A interação com os animais é guiada por especialistas | Foto: Divulgação Fazenda Santa Rosa

    As didáticas usadas são para mostrar a vida no campo, como por exemplo, as diferenças das galinhas de granja, orgânicas e caipiras. Ao final da excursão, as crianças recebem de lembrança mudas para replantar em casa.

    "É uma lembrança da fazenda. Quando eles olham para o jarro, lembram que estiveram aqui um dia e este dia foi inesquecível".

    O contato direto faz parte do ensino sobre as diferentes espécies de aves
    O contato direto faz parte do ensino sobre as diferentes espécies de aves | Foto: Divulgação Fazenda Santa Rosa

    Todas as atividades da visitação não apresentam riscos para as crianças, mas todos os integrantes da equipe são treinados pelo Corpo de Bombeiros para qualquer eventual emergência, incluindo também uma enfermeira que acompanha a visita.

    A cavalgada é uma das atrações mais esperadas por todos. Com montaria guiada, os condutores acompanham as crianças em todo o percurso.

    Os animais da fazenda são treinados
    Os animais da fazenda são treinados | Foto: Divulgação Fazenda Santa Rosa

    Algumas atividades a mais  que o projeto disponibiliza para os visitantes:

    - Caminhada do meio ambiente, com trilha na mata e roteiro botânico;

    - Passeio com trenzinho nas plantações;

    - Processamento das frutas e conhecimento dos maquinários da fazenda;

    - Visita à Casa da Farinha e Casa do Caboclo;

    - Psicultura e conhecimento dos tanques de peixes;

    - Citricultura e outros.

    A montaria é um dos atrativos do passeio
    A montaria é um dos atrativos do passeio | Foto: Divulgação Fazenda Santa Rosa

    Além do trabalho com crianças, a escola abre espaço para visitas técnicas para os novos profissionais e os estudantes universitários da área de agronomia, ecologia, veterinário e outros.

    Responsabilidades Social

    A parte social da Escola na Fazenda é promover um dia de lazer para os Bombeiros Mirins do Parque Estadual Sumaúma e as crianças da Associação de Pais e Amigos Excepcionais - a Apae. 

    Os bombeiros mirins estão em parceria com o projeto
    Os bombeiros mirins estão em parceria com o projeto | Foto: Divulgação Fazenda Santa Rosa

    Os realizadores do projeto moram na Fazenda e fazem questão de receber os visitantes do lugar e participam diretamente de todas as atividades. Jordana Dourado, administradora da Fazenda Santa Rosa, fala sobre o trabalho feito no projeto Escola na Fazenda

    "Eu sou suspeita para falar. A gente gosta de trazer as crianças para cá. Vemos o brilho no olhar de cada um, principalmente, por causa desse contato direto. Eu era bancária e achei que não daria certo, mas vi que o projeto era bem maior. Tirar essas crianças da sala de aula e mostrar para elas de onde vêm os produtos que comem em casa torna o trabalho maravilhoso."

    O contato com os materiais extraídos da natureza faz parte do passeio
    O contato com os materiais extraídos da natureza faz parte do passeio | Foto: Divulgação Fazenda Santa Rosa

    Planos para o futuro

    O carro-chefe da fazenda é a produção de cítricos, como laranja, limão e tangerina, sendo a maior produtora no Amazonas. Localizada em área privilegiada, a 18 km da cidade de Manaus, na rodovia AM-070, ramal do Caldeirão, estrada de Iranduba, a Fazenda Santa Rosa pensa em ampliar as atividades.

    O projeto já recebeu em torno de três mil crianças e no ano de 2019 há várias visitações agendadas.

    Passear pela fazenda em trens é uma das atrações
    Passear pela fazenda em trens é uma das atrações | Foto: Divulgação Fazenda Santa Rosa

    As parcerias com o Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa), o Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) fizeram com que a fazenda a fazenda fosse escolhida como área destinada para soltura de animais do Ibama. Os proprietários estão aguardando a liberação para criação de peixes-boi, o que será um atrativo a mais para os próximos anos do projeto.

    Responsabilidade com o meio ambiente

    A Fazenda é referência na parte de conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente, aliando desenvolvimento com sustentabilidade.

    "Aqui na Fazenda só derrubamos uma árvore se houver extrema necessidade. Temos uma área de recuperação de nascente e replantio. Deixamos a natureza fazer o seu trabalho e fazemos o nosso de proteger."

    Se você quiser agendar a sua visita ou uma excursão até a Fazenda Santa Rosa, basta ligar para os telefones 99114-2982 / 99418-2139 e 99114-2987.

    Escola Santa Rosa

    Leia mais:

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto noWhatsapp. Clique aqui!

    Di Fiori: restaurante pioneiro expande negócio e conquista Manaus

    Mr. Cake: Empreendedor do AM transforma paixão por doces em negócio

    Comentários