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    Vida e Sucesso


    Vanguarda Comunicação há 13 anos atuando no mercado publicitário do AM

    Empresa de consultoria possui mais de 70 clientes espalhados pelo Brasil e, hoje, é a maior empresa de publicidade do Amazonas

    Há 13 anos atuando no mercado publicitário do Amazonas, a Vanguarda Comunicação se consolidou no ramo como a maior empresa no segmento de consultoria em Manaus
    Há 13 anos atuando no mercado publicitário do Amazonas, a Vanguarda Comunicação se consolidou no ramo como a maior empresa no segmento de consultoria em Manaus | Foto: Lucyleny Rocha

    Manaus – Há 13 anos atuando no mercado publicitário do Amazonas, a Vanguarda Comunicação se consolidou no ramo como a maior empresa no segmento de consultoria em Manaus. Tendo em sua cartela de clientes grandes nomes, como redes de supermercados, construtoras e fabricantes de automóveis. 

    O diretor comercial e sócio da empresa, Breno Maciel, de 37 anos, atribui o sucesso de seu negócio ao bom relacionamento e responsabilidade com seus parceiros. Hoje, a empresa trabalha em sete Estados do Brasil, com mais de 70 clientes ativos.

    Com um crescimento de mais de 50% a cada ano, a Vanguarda inaugurou em 2019 uma filial em Recife. Atualmente, a empresa possui 60 funcionários atendendo clientes dos mais diversos ramos. De acordo com Breno, a diversificação do portfólio de clientes é o maior segredo da Vanguarda

    Empresa conta com uma equipe de 60 funcionários atuando em Manaus e Recife
    Empresa conta com uma equipe de 60 funcionários atuando em Manaus e Recife | Foto: Lucyleny Rocha

    “Comprometimento é o maior diferencial da Vanguarda. Quando a dor do seu cliente é a sua dor, você vai ter o cliente certo. Aqui, nós temos clientes que não importa o preço, eles querem a qualidade. Você pode escolher com quem você quer trabalhar, é uma maneira de estabelecer parceiros fiéis”, afirma Breno.

    De modelo à dono da empresa

    Chegando em Manaus em 1999, o pernambucano Breno Maciel conta que o primeiro contato com o segmento da publicidade e propaganda veio através da profissão de modelo. Com uma carreira promissora em Recife, ele veio para capital amazonense após seu pai ser transferido. Aqui, ele identificou que o mercado da moda não era consolidado e decidiu se arriscar no ramo de publicidade.

    “Eu pretendia seguir a carreira profissional de modelo, cheguei a receber convites para ir para Itália e Estados Unidos, mas meu pai me disse que era melhor eu primeiro ter uma faculdade e me formar. Chegando em Manaus, eu tive esse ‘estalo’ e quis mudar de área. Escolhi a publicidade, pois queria saber como funcionavam as coisas por detrás das câmeras”, afirma o sócio da empresa.

    Diretor comercial da empresa, Breno Maciel, iniciou contato com a publicidade através da profissão de modelo
    Diretor comercial da empresa, Breno Maciel, iniciou contato com a publicidade através da profissão de modelo | Foto: Lucyleny Rocha

    Início

    A Vanguarda Comunicação foi inaugurada em 2006 com três funcionários e alguns clientes preestabelecidos. Segundo Breno, a passagem por dois estágios foi fundamental para entender como funcionava o segmento, além de ser uma forma de conhecer pessoas que gostaram do seu comprometimento e dedicação na empresa.

    Foi em um estágio em uma empresa de publicidade que Breno teve um maior conhecimento de marketing e eventos. “Eu passei por dois estágios que me ajudaram muito a entender como o mercado da propaganda funcionava. Foi lá que eu aprendi sobre como funcionava as questões de marketing, eventos e produção de vídeo. Quando montei a empresa, muitos clientes que me conheciam do estágio vieram me procurar porque queriam ser atendidos por mim”, afirma Breno.

    Nos primeiros dois anos da empresa, Breno realizava todas as tarefas: captava clientes, produzia vídeo e cuidava de folha de pagamento. A primeira sede da empresa ficava em um espaço alugado dentro da agência onde Breno estagiava, no bairro Japiim. 

    “Foi um início simples, eu aluguei um espaço dentro da agência que eu estagiava. Como eu só tinha três funcionários, eu cuidava de tudo sozinho. Conforme as coisas foram crescendo, eu convidei meu pai para trabalhar na parte administrativa - já que ele estava aposentado - e eu fiquei na parte comercial”.

    Gestão de qualidade

    Com a entrada de Juarez Roberto, pai de Breno, na administração dos negócios, o faturamento da empresa só veio crescendo. Atuando há dez anos na parte de gestão administrativa, Juarez foi essencial para o sucesso da Vanguarda.

    Pai de Breno, Juarez Roberto, é parte fundamental para o sucesso da empresa. Juarez atua na gestão administrativa do negócio
    Pai de Breno, Juarez Roberto, é parte fundamental para o sucesso da empresa. Juarez atua na gestão administrativa do negócio | Foto: Lucyleny Rocha

    Segredo do sucesso

    Após ter estudado gestão e pós-graduação em marketing, Breno conta que constatou que o cliente não poderia ficar offline. De acordo com o sócio, o segredo do sucesso da empresa se deve ao atendimento da Vanguarda ir além da consultoria de publicidade.

    Grandes marcas se tornaram clientes fiéis da Vanguarda
    Grandes marcas se tornaram clientes fiéis da Vanguarda | Foto: Divulgação

    “Eu sempre levei o negócio como um apoio comercial para os clientes. Sempre conversei não só sobre propaganda, mas sobre negócios e novos ramos de atuação. Por isso viramos parceiros estratégicos para os clientes”.

    Com um empreendimento que não teve momentos de crise, a Vanguarda soube contornar os poucos momentos de dificuldade que foram causados por fatores externos, como a crise econômica e política. O ambiente estável dos negócios se deu devido à diversificação de clientes.

    Empresa atende mais de 70 clientes no Brasil Opções de parceiros dos mais diversos segmentos é segredo do negócio
    Empresa atende mais de 70 clientes no Brasil Opções de parceiros dos mais diversos segmentos é segredo do negócio | Foto: Divulgação

    “Eu sempre me preparei para crescer. Só existe dois caminhos para empresa: ou crescer ou morrer.  Alguns fatores externos como a crise de 2008 e o do governo diminuíram o nosso número de clientes, mas nós contornamos esses momentos devido a um diversificado portfólio de clientes. Quando está ruim para o ramo de alimentos, eu atendo o grupo de automóveis. Quando está ruim para automóveis, eu atendo o segmento de construção”, afirma Breno.

    Futuro

    Empresa pretende expandir seu leque de serviços para atrair mais clientes
    Empresa pretende expandir seu leque de serviços para atrair mais clientes | Foto: Divulgação

    Entre os planos futuros da Vanguarda estão o aprimoramento para a nova forma de comunicar e vender no mercado publicitário, além de expandir os negócios para mais estados do Brasil.

    “Nós queremos oferecer mais para atender a maior quantidade de clientes”, afirma o diretor comercial da Vanguarda.

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