Fonte: OpenWeather

    Economia


    Wilson anuncia medidas para alavancar piscicultura em Rio Preto da Eva

    Durante a visita, o governador também reinaugurou o escritório do Idam e o posto da Afeam no município

    O governador esteve no município neste sábado (30) | Foto: Bruno Zanardo / Secom

    Manaus - O governador Wilson Lima anunciou, neste sábado (30), uma série de medidas para alavancar o setor primário de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus), principalmente a piscicultura, terceira atividade mais rentável para o município, atrás somente da exploração de banana e da laranja. Em 2018, Rio Preto da Eva produziu mais de 16 mil toneladas de pescado, do total de 22 mil produzido em todo o estado.

    Acompanhado de parlamentares e secretários de estado, o governador ainda reinaugurou um posto de atendimento da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e entregou o escritório reformado do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

    "Nós temos um modelo econômico que sustenta o estado do Amazonas. A Zona Franca de Manaus é intocável, é um patrimônio nosso, mas eu tenho o desafio de diversificar as alternativas econômicas. E nenhuma região se desenvolve sem passar pelas atividades do setor primário. Rio Preto da Eva tem essa vocação para o setor primário. Nós estamos trabalhando para que o pequeno produtor tenha as condições mínimas para que possa produzir e escoar sua produção", declarou o governador.

    A agenda de Wilson Lima foi alusiva ao aniversário de 37 anos do município e incluiu, ainda, visitas a obras entregues pela prefeitura de Rio Preto da Eva e encontro com piscicultores que participam, desde a última sexta-feira (29/3), da 3ª Feira da Piscicultura e Agronegócios do município.

    Wilson estava acompanhado de vários deputados
    Wilson estava acompanhado de vários deputados | Foto: Bruno Zanardo / Secom

    "Já aumentamos as linhas de financiamento. Para essa feira já aumentamos significativamente. Foram R$ 1,3 milhão em investimentos. Tudo que estiver à disposição do estado, dentro dos nossos limites, nós vamos fazer para ajudar o pequeno agricultor. Vamos implementar também o pró-ração para que o município se torne a maior referência de piscicultura do Brasil. Isso é compromisso do Governo do Amazonas", assegurou Wilson Lima.

    O governador também anunciou que as tratativas junto ao superintendente da Suframa, coronel Alfredo Menezes, para alavancar o Distrito Agroindustrial de Rio Preto da Eva, estão adiantadas.  "Estou acompanhando de perto com a secretaria de planejamento essa questão para que, daqui a seis meses, possamos estar recebendo as primeiras empresas no município. Isso significa geração de emprego e renda", destacou o chefe do Poder Executivo Estadual.

    Wilson Lima também afirmou que as obras para melhoria do sistema viário do município, em breve, serão retomadas. "Assim que o sol sair, já estamos fazendo o levantamento do sistema viário para que a gente possa retomar as obras. Vamos continuar asfaltando o município de Rio Preto da Eva, retomando as obras do Alto e do Baixo Rio", assegurou.

    Wilson Lima ratificou o compromisso com o desenvolvimento do interior do estado. "Eu tenho viajado pelo interior e vou visitar todos os municípios. O nosso estado ainda tem um desequilíbrio muito grande, 80% das atividades econômicas estão concentradas na capital. Estou trabalhando junto com a minha equipe para que possamos dividir as riquezas do Amazonas. Hoje, enquanto governador, eu tenho a oportunidade e vou mudar essa realidade do interior", afirmou Wilson Lima em discurso proferido durante a inauguração de novo complexo da Escola Municipal Menino Jesus.

    Reforma

    O escritório do Idam, em Rio Preto da Eva, foi reformado para oferecer melhores condições de atendimento às demandas dos produtores rurais e agricultores familiares, além de proporcionar um ambiente adequado de trabalho para os técnicos tanto do Idam quanto da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), ambos vinculados à Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).

    Para o secretário da Sepror, Petrúcio Pereira de Magalhães Junior, as entregas do Governo do Estado são importantes para alavancar ainda mais o setor primário do município, além de outras ações nesse sentido.

    Lima reinaugurou um posto de atendimento da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam)
    Lima reinaugurou um posto de atendimento da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) | Foto: Bruno Zanardo / Secom

    "Temos ainda o pró-piscicultura, com a entrega de 440 hectares de viveiros revitalizados, de vários kits para os piscicultores, com redes e equipamentos para ver a qualidade da água. Vamos ainda trabalhar fortemente a profissionalização, com capacitação e orientação técnica. Com essas ações, vamos ter um incremento valoroso na piscicultura. Estamos também trabalhando em conjunto com o Ipaam para a liberação dos licenciamentos ambientais, fundamental para que a piscicultura possa expandir aqui no município de Rio Preto da Eva", destacou Petrúcio.   

    Reinauguração

    O posto da Afeam tem como objetivo estabelecer uma relação mais próxima com os responsáveis por impulsionar o desenvolvimento do município, especialmente produtores rurais da região. O local vai atender cidadãos para negociações de dívidas, expedição de boletos e extratos financeiros, demandas de crédito, além de servir como um ponto estratégico de atendimento para o fornecimento de informações.

    O representante do acionista majoritário da Afeam, Marcos Vinicius Castro, aproveitou para convocar os produtores a procurar o posto. "É uma reinauguração do nosso posto, com uma linha de crédito mais agressiva. Você que é morador de Rio Preto procure nosso posto. Estamos aqui para fazer o financiamento de todas as linhas produtivas. Estamos também ampliando nossos postos no interior em 50%. Até setembro, estaremos inaugurando mais três postos, ou seja, vamos ter dez postos no total", destacou Marcus Vinicius.

    Leia mais: 

    Quer estudar? Mais de 400 vagas serão ofertadas em Manaus

    Rede de Supermercado anuncia inauguração de mais 8 unidades em Manaus

    Amazonas apresenta queda de 12 mil toneladas na produção de peixes

    Comentários