Fonte: OpenWeather

    Produção Rural


    Superatacado mantém projeto de apoio ao produtor rural da região

    Ação valoriza o cultivo regional, estimulando a geração de renda e o empreendedorismo

    Ação também se estende a Boa Vista, capital de Roraima, onde também tem unidade do Nova Era | Foto: Divulgação

    Manaus - Os alimentos passam por várias etapas, do campo até as prateleiras dos supermercados. No Amazonas, uma das fases mais problemáticas nesse processo é a logística, pela dificuldade de escoação dos produtos. Para enfrentar o problema e poder contar com alimentos frescos para oferecer ao consumidor, o Superatacado Nova Era vai direto ao campo, fazendo o transporte dos produtos que abastecem as suas unidades. O sistema de logística que emprega integra o projeto “Produtores Regionais Nova Era”, ação que valoriza o cultivo regional, estimulando a geração de renda e o empreendedorismo.

    Quatro vezes por semana, o caminhão baú do superatacado, com capacidade para transportar até 4 toneladas, percorre as estradas em direção às comunidades onde os alimentos que comercializa são produzidos – na zona rural de Manaus e região Metropolitana (os municípios de Manacapuru, Rio Preto da Eva, Iranduba, Presidente Figueiredo e Novo Airão). A ação também se estende a Boa Vista, capital de Roraima, onde também tem unidade do Nova Era.

    O responsável pelo projeto, Itaúna de Souza, explica que o transporte dos produtos pelo Nova Era é uma iniciativa de grande ajuda e incentivo ao agricultor local. Segundo ele, as rotas de coleta obedecem às datas de colheita dos produtores, combinando com as demandas de abastecimento das unidades do superatacado. “Muitas dessas comunidades ficam em ramais afastados, em locais isolados e sem asfaltamento. O transporte precisa ser feito com total segurança, para não comprometer a qualidade dos produtos”, destaca Itaúna.

    Itaúna acrescenta que a parceria entre os produtores e o Nova Era é uma via de mão dupla. “Assim como assumimos todo o cuidado no transporte, eles também cumprem todos os processos necessários para a produção de frutas, legumes e verduras de alto padrão, para que a gente possa oferecer mercadorias de excelente qualidade. Por isso, é importante essa valorização, esse sentimento de que todos nós fazemos parte do mesmo grupo e temos o mesmo objetivo, que é oferecer o melhor ao cliente”, afirma.

    Para o produtor Everton Neto, de 28 anos, esse auxílio no transporte é fundamental. Agricultor da zona rural do município de Manacapuru (a 103 quilômetros de Manaus), ele conta que cultiva frutas, que são vendidas ao Nova Era, e que não teria como transportá-las com o caminhão que possui. “O meu caminhão não tem cobertura e é pequeno. Se eu fosse fazer uma entrega grande de mamão e maracujá, por exemplo, teria que ser de madrugada para a produção não pegar sol ou chuva, até porque a viagem chega a durar até duas horas e todo cuidado é importante”, relatou.

    Antes do armazenamento no caminhão do Nova Era, os produtores executam o processo de limpeza das mercadorias. Logo após serem colhidas, as frutas são lavadas com água e detergente em um tanque grande para serem desinfetadas. “Esse cuidado faz parte dos procedimentos, porque é preciso cumprir as normas sanitárias, antes mesmo do transporte”, diz Everton.

    Comentários