Fonte: OpenWeather

    Consumidor


    Materiais de construção tiveram alta de preços durante a pandemia

    Os órgãos de proteção ao consumidor autuaram lojas, da zona leste de manaus, que cobram preços acima do valor de mercado de tijolos, cimento e tábua de azimbre

     Nesta quinta-feira (16) foram autuados três lojas por preços acima do valor de tijolos, cimento e tábua de azimbre durante a pandemia.
    Nesta quinta-feira (16) foram autuados três lojas por preços acima do valor de tijolos, cimento e tábua de azimbre durante a pandemia. | Foto: Mauro Smith

    Manaus- Nesta quinta-feira (16) foram autuados três lojas por preços acima do valor de tijolos, cimento e tábua de azimbre durante a pandemia. A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam), Procon-AM e Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM) ainda notificaram oito estabelecimentos na Zona Leste de Manaus durante as ações. Essas empresas terão um prazo de 48 horas para apresentar informações, notas fiscais e recibos de compra dos insumos e frete.  

    As ações foram realizadas com base em denúncias, as quais apontavam um sobrepreço na venda de materiais de construção, principalmente, tijolos, cimento e tábua de azimbre. Segundo o chefe da fiscalização do Procon-AM, Pedro Malta, ao final do prazo de 48 horas, cada estabelecimento autuado terá de apresentar informações sobre a aquisição de insumos, o que deverá subsidiar as investigações. 

    “De posse dos documentos, dos meses de fevereiro e março, período pré-pandemia, e de agora, durante pandemia, vamos poder comparar os valores praticados. Mediante o resultado das análises, os órgãos de defesa do consumidor poderão tomar as devidas providências”, explicou. 

    Todas as lojas fiscalizadas e autuadas pelos órgãos de defesa do consumidor estão localizadas na Zona Leste de Manaus, são elas: Júnior Material de Construção; WJ Material de Construção; D' Meneses Material de Construção; SVI Material de Construção, Bahia Material de Construção, Amazonfer Material de Construção e Ferragem, Manauense Material de Construção e Casa Gurgel.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Procon fiscaliza preço de cimento e tijolos em lojas de Manaus

    Disparidade do preço do material de construção é de até 100% em Manaus

    Lojas de material de construção notificadas por abuso de preço no AM

    Comentários