Fonte: OpenWeather

    Beleza e saúde


    Como fazer óleo de babosa

    O óleo de babosa é um aliado da saúde e da beleza e você pode fazê-lo em casa com muita facilidade. Aprenda:

    As folhas da babosa possuem um gel, onde está concentrada a maioria das propriedades da planta
    As folhas da babosa possuem um gel, onde está concentrada a maioria das propriedades da planta | Foto: Shutstock

    O óleo de babosa é um aliado da saúde e da beleza e você pode fazê-lo em casa com muita facilidade. A aloe vera, também conhecida como babosa, é uma planta de coloração verde, que lembra um cacto. É conhecida em todo o mundo e muito utilizada, desde a antiguidade, devido às suas propriedades medicinais.

    As folhas da babosa possuem um gel, onde está concentrada a maioria das propriedades da planta. É  um óleo aliado da saúde e da beleza da pele e dos cabelos. Não por acaso que a babosa é amplamente utilizada em produtos de cuidado pessoal, como shampoos e condicionadores, pastas de dentes, enxaguante bucal e loções variadas para a pele.

    Veja como fazer o oléo de babosa:

    Ingredientes

    1 folha de aloe vera (babosa)

    Azeite de oliva extravirgem

    1 pote de vidro

    Modo de preparo

    Tire o gel/polpa da folha de aloe vera, retirando toda sua casca. Pique o gel em pedacinhos e os coloque em um recipiente de vidro (com a ajuda de um funil se necessário). Depois, complete com o azeite de oliva extravirgem, garantindo que a quantidade cubra toda a polpa da planta que está no recipiente. 

    Guarde o pote por pelo menos uma semana, em local escuro, sem mexer nele. Depois disso, o óleo está pronto para ser usado.

    Efeitos colaterais

    De forma geral, o uso externo do óleo é seguro, porém não se deve tomar (ingerir) óleo de aloe vera, a menos que haja indicação médica com ensinamentos de como deve ser utilizado.  Crianças, grávidas e mulheres amamentando não devem usar o óleo de aloe vera sem indicação/autorização médica.

    Para evitar que haja alguma reação alérgica ao óleo, faça um teste antes de usá-lo: aplique uma gota do óleo numa pequena área da sua pele e observe se acontece alguma reação dentro de meia hora.

    Apesar dos muitos benefícios que pode oferecer, como no caso de outros óleos, o mais adequado é consultar um profissional antes de iniciar o uso do óleo de babosa. 

    Leia também:

    Conheça o poder da babosa

    10 dicas de beleza que toda mulher deveria conhecer

    Deixe cabelos e pele mais bonitos com o uso da babosa




    Comentários