Fonte: OpenWeather

    Saúde feminina


    Confira dicas para resgatar a libido feminina

    Especialista explica sobre tratamento

     

    Os sintomas da falta de libido vão depender de qual o hormônio está alterado
    Os sintomas da falta de libido vão depender de qual o hormônio está alterado | Foto: Reprodução

    A libido feminina deixou de ser um tabu e, consequentemente, mais mulheres buscam a medicina para cuidar da saúde sexual.  A endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato explica abaixo sobre sintomas, tratamento e outras dicas para resgatar a libido:

    Quais os fatores que podem afetar a libido feminina?

     As causas podem ser inúmeras, mas as principais estão relacionadas aos fatores socioeconômicos, psicológicos, físicos e hormonais, entre eles, os hormônios tireoidianos, ovarianos e adrenais.

    Quais são os sinais da falta de libido?

    Os sintomas da falta de libido vão depender de qual o hormônio está alterado. Se for o estrogênio, que é o hormônio feminino, além da libido, a mulher pode ter os famosos fogachos, secura vaginal, perda de massa óssea. Se for o hormônio tireoidiano, pode ter sonolência, queda de cabelo, cansaço e discreto ganho de peso.

    Existe tratamento para a falta de libido?

    O tratamento sempre será baseado na reposição do hormônio que está em falta. A terapia de reposição hormonal para o estrogênio, principalmente na pós-menopausa, resgata a libido e apresenta ótimo resultados.

    Além do tratamento hormonal, quais outras recomendações para a mulher que está passando por essa fase?

    A mulher precisa ter uma boa relação com ela mesma e com o seu corpo, bom estado mental, físico e cuidar bem da saúde como um todo para poder garantir uma libido satisfatória. Por isso, é muito importante se abrir com seu médico e buscar tratamento. A vida está aí e precisamos aproveitar cada segundo.

    Sobre a Dra. Lorena Lima Amato - A especialista é endocrinologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com título da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM) e endocrinopediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria. É doutora pela USP e professora na Universidade Nove de Julho.


    *Com informações da assessoria

    Leia Mais

    Perfume da Bota é vendido como 'milagre' para atrair parceiros no AM

    Conheça as principais mudanças que afetam o desejo sexual da mulher

    Comentários