Fonte: OpenWeather

    Xadrez


    Atletas são destaques em I Circuito Amazonense de Xadrez Feminino

    Evento será realizado neste sábado (25) na sala de xadrez da Vila Olímpica

    Circuito de Xadrez é voltado exclusivamente para o público feminino | Foto: Divulgação

    Manaus – Com o objetivo de proporcionar um espaço maior para as atletas femininas participarem de competições de xadrez, a Federação Amazonense de Xadrez, em parceria com a Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), vai realizar o I Circuito Amazonense de Xadrez Feminino neste sábado (25). Com início marcado para às 14h, o evento acontecerá na sala de xadrez da Vila Olímpica, localizada no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da capital.

    Liberado para todas as idades, o evento está com inscrições abertas até a hora da competição. A taxa para quem quiser participar do circuito é de R$ 20 pelo site da Federação Amazonense de Xadrez e R$ 30 para quem realizar a inscrição na hora. A quantidade de rodadas vai ser determinada pelo tempo de competição, ou seja, a cada 15 minutos. 

    Segundo uma das coordenadoras do circuito, Maysa Gonçalves, o intuito de promover uma competição restrita para o público feminino é de promover um incentivo para as mulheres se inserirem em um meio esportivo que ainda é "dominado" por homens

    “Nós criamos o circuito só para as mulheres para proporcionar um espaço onde elas possam se sentir mais à vontade, motivadas a participarem das competições. Infelizmente, o cenário do xadrez ainda é muito masculino”, afirma.

    Ferramenta educacional

    Para a professora Maysa Gonçalves, o xadrez é uma importante ferramenta educacional e de esporte.

    “O xadrez atua em duas vertentes:  a primeira como ferramenta pedagógica, ajudando no desenvolvimento do aluno, na memória e na autoconfiança. O segundo aspecto é com relação ao desporto competitivo. O xadrez é um esporte olímpico e o evento talvez desperte interesse de novas atletas. Nós nunca sabemos”, brinca a professora que também é organizadora do evento.

    Edição: Bruna Souza

    Leia Mais

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    FAX inicia treinamento para o Campeonato Brasileiro de Xadrez

    Amazonas soma 10 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude 2018

    Comentários