Fonte: OpenWeather

    OBITUÁRIO


    Familiares e amigos lamentam a morte de 'Ring Boxe' em Manaus

    O instrutor, formador de dois campeões brasileiros, faleceu após um mal-súbito na madrugada desta segunda-feira (3)

    O projeto social de Pedro Nunes, que buscava dar uma vida melhor a todos, através do esporte.
    O projeto social de Pedro Nunes, que buscava dar uma vida melhor a todos, através do esporte. | Foto: Reprodução

    Manaus - Morreu na manhã desta segunda-feira (3), em Manaus, o professor de boxe Pedro Nunes, de 54 anos, conhecido como "Ring Boxe", vítima de infarto. No último dia 31 de maio, ele recebeu o diploma de honra ao mérito na Câmara Municipal de Manaus (CMM), pelos relevantes serviços prestados ao esporte e a sociedade manauara.

    De acordo com a família, o velório será realizado nesta segunda-feira, a partir das 16h, no Ginásio Zezão, localizado na avenida Autaz Mirim, São José Operário, Zona Leste. O enterro será na manhã desta terça (4), no cemitério Nossa Senhora de Aparecida, no Tarumã, na Zona Oeste de Manaus.

    ‘’Ring Boxe’’ chegou a ser levado ao Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, no Coroado. De acordo com informações preliminares, ele sofreu um mal súbito dois dias após seu aniversário de 53 anos. Durante sua vida dedicou-se ao esporte e, por mais de 10 anos, promovia atividades esportivas na Zona Leste de Manaus, como o "Campeonato de Boxe na Zona Leste de Manaus".

    A notícia publicada em um perfil de uma rede social do professor causou lamentos nas redes sociais. “Bom dia. É com pesar no coração que venho por meio desta nota informar a todos os amigos que Ring Boxe faleceu hoje”, diz a publicação.

    Pedro Nunes, o 'Ringue Boxe', que ajudou mais de 5 mil boxeadores em seu projeto
    Pedro Nunes, o 'Ringue Boxe', que ajudou mais de 5 mil boxeadores em seu projeto | Foto: Reprodução

    História

    Nascido em Feira de Santana, na Bahia, ele desembarcou em Manaus durante a década de 1980. Além de ser pugilista, também serviu o Exército Brasileiro e foi fotografo. O projeto Ring Boxe foi criado para atender jovens carentes da Zona Leste de Manaus e era conhecido por apostar em seus atletas, chegando a fazer até mesmo empréstimos para que seus atletas participassem de campeonatos nacionais. Em uma dessas oportunidades, emplacou o Amazonas como o terceiro melhor do Brasil, o que segundo ele próprio, ‘’foi uma honra e fez tudo valer a pena’’.

    Até mesmo campeões brasileiros Pedro Nunes formou. Maria Marreta, campeã brasileira no ano de 2002, fez parte de seu projeto social. Ele tinha o sonho de realizar um ginásio para seu projeto, buscando estruturar sua casa para receber tal estrutura.

    Alguns dos lutadores ajudados por Ringue Boxe, que formou, inclusive, campeões brasileiros.
    Alguns dos lutadores ajudados por Ringue Boxe, que formou, inclusive, campeões brasileiros. | Foto: Reprodução

    Pelo menos cem atletas eram iniciados no boxe todos os anos. Entre esses, está Maria, que na década de 2000, trouxe a primeira medalha de ouro do Amazonas em uma competição nacional. Além de Maria Marreta, o campeão brasileiro na categoria Super-Pesado em 2006, Cássio Humberto, foi outro atleta de sucesso formado pelo projeto social de Ring Boxe. Em 2019, o projeto completaria 30 anos, e durante esse período, mais de 5 mil pessoas passaram pelo crivo de Pedro Nunes.

    De acordo com o próprio Pedro, as maiores vitórias do Ring Boxe, nome do projeto, foram conquistadas fora dos ringues, na luta do esporte contra as mazelas sociais. “O tempo livre deles é do boxe e, quando vão pra casa, precisam dormir para o dia seguinte. O boxe não dá espaço para as drogas”, dizia Pedro. 

    O projeto completaria 30 anos esse ano, ajudando mais de 5 mil pessoas ao longo do tempo.
    O projeto completaria 30 anos esse ano, ajudando mais de 5 mil pessoas ao longo do tempo. | Foto: Reprodução

    Homenagens

    O lutador Morramad Araújo, que ganhou esse nome em homenagem a Muhammad Ali, ficou 15 anos no projeto e hoje tem contrato com a academia do lutador Demian Maia, do Ultimate Fighter Championship (UFC). Ele foi um dos atletas que se manifestaram acerca da perda.

    ‘’Hoje meu dia começou com uma das maiores percas da minha vida, meu eterno Ring Boxe’’, disse. Morramad estava em São José dos Campos quando foi surpreendido com a notícia e se locomoveu para Manaus para acompanhar o velório de seu mentor na época em que era catador de latas.

    O secretário estadual de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Caio André de Oliveira, foi um dos que lamentou a morte do treinador. “Pedro era, sem dúvida, a maior referência do Boxe no Amazonas. Perdemos uma grande pessoa de luta e dedicação aos jovens da zona leste. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, declarou. 

    “Pedro Nunes desenvolveu, por pelo menos 20 anos, um trabalho que revelou atletas, salvou vidas e preservou famílias na zona leste de Manaus”, lamenta Adérito Penafort Junior, secretário adjunto de Juventude da Sejel.

    Pedro Nunes sendo homenageado na Camara Municipal de Manaus pelo Deputado Estadual João Luiz, pelos anos de serviços prestados ao esporte.
    Pedro Nunes sendo homenageado na Camara Municipal de Manaus pelo Deputado Estadual João Luiz, pelos anos de serviços prestados ao esporte. | Foto:

    O deputado estadual João Luiz (PRB), que participou da homenagem na CMM na última sexta-feira (31), também manifestou pesar pelo falecimento do boxeador. ‘‘Recebo com tristeza a notícia do falecimento de Pedro Nunes, do projeto social Ring Boxe. O boxe amazonense perde um grande amigo. Ring Boxe foi homenageado por mim na última sexta, na Câmara Municipal de Manaus. Homenagem mais que merecida ao nosso campeão que vai deixar saudades. Que Deus conforte a família e amigos neste momento de dor’’, disse.

    A cunhada do ‘’Ring Boxe’’ também se manifestou, através de rede social, em conjunto com uma foto do aniversário de Pedro Nunes, ocorrido no último dia 1. ‘’Jamais pensava que esse almoço seria uma despedida. Só Deus conhece o coração do homem, foi muito lindo o almoço em família. Obrigado, meu cunhado. Descanse em paz e que Deus ilumine e conforte os familiares''.

    Pedro Nunes, que fez aniversário em 1º de junho, havia publicado a seguinte mensagem em uma rede social. ‘’Domingão de atividades em família com direito a almoço e até cinema comemorando o meu aniversário com muitas conquistas realizadas. Valeu a todos os familiares e amigos, obrigado por terem lembrado de mim'', postou.

    Prefeitura lamenta morte de Pedro Nunes, o ‘Ring Boxe’

    O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, disse, durante evento com a imprensa na manhã de hoje, que “a cidade perdeu um grande cidadão e incentivador esportivo”.

    Leia Mais

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Amazonas perde Pedro Nunes, o 'Ring Boxe'

    Polícia Civil vai à Granja Comary apurar divulgação de vídeo de Neymar

    Comentários