Esgrima em cadeira de rodas: Brasil é ouro na Copa do Mundo
Medalhista paralímpico Jovane Guissone é responsável pelo feito
Manaus - O brasileiro Jovane Guissone conquistou nesta sexta (14) a medalha de ouro na etapa de Eger (Hungria) da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas. Para alcançar este feito, o atleta gaúcho derrotou na final o francês Yannick Ifebe por 15 a 8.
Guissone, que conquistou um ouro nos Jogos Paralímpicos de 2012 (realizados em Londres), teve uma performance tão boa que superou, inclusive, o atual campeão paralímpico de espada B, o bielorrusso Andrei Pranevich, em disputa válida pelas quartas de final.
Na final
O atleta, que ontem também já havia sido o melhor brasileiro no dia ao conquistar uma 7ª colocação geral, obteve cinco vitórias e apenas uma derrota na fase de grupos, se classificando como o sexto melhor entre todos os competidores.
O adversário da final foi o francês Yannick Ifebe, quarto melhor após a fase classificatória e que acabara de eliminar o compatriota Peter Yohan, número um após a fase de grupos, num dramático 15 a 13. Esperava-se novo equilíbrio na disputa pelo ouro, mas Guissone seguiu jogando em alto nível, aplicando os mesmos 15/8 obtidos nas quartas e na semifinal levando assim, a tão sonhada medalha dourada.
*Com informações da Agência Brasil