Fonte: OpenWeather

    Esporte em Manaus


    Pista de skate da Ponta Negra é liberada com normas de uso; veja

    Normas na pista de skate, respeito ao cordão de isolamento no rio e uso de máscaras são algumas regras a serem cumpridas por frequentadores da Ponta Negra

     

     praia segue interditada nos fins de semana, feriados e pontos facultativos
    praia segue interditada nos fins de semana, feriados e pontos facultativos | Foto: Divulgação Semcom

    Manaus – A Praia da Ponta Negra, localizada na zona Oeste, é um dos cartões postais de Manaus. O espaço é usado para lazer e prática de esportes.

    Com a flexibilização para uso durante a pandemia da Covid-19, o poder público liberou a utilização de áreas do complexo, como a pista de skate e playground.

    A Prefeitura de Manaus alerta aos usuários do complexo turístico Ponta Negra, para as normas de utilização da pista de skate em funcionamento no parque, de 8h às 23h.

    O decreto nº 5.076/2021, assinado pelo prefeito David Almeida, permite até a próxima segunda-feira, (17) o acesso à praia nos dias úteis da semana, de 6h às 17h.

    A praia segue interditada nos fins de semana, feriados e pontos facultativos. O parque é gerenciado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).


    Cuidados

    No caso da pista de skate, foi observada a utilização do espaço por crianças, como área recreativa, o que pode representar risco quando os skatistas estão no local fazendo manobras de alto impacto e que podem causar acidentes para os que não tiverem usando a proteção adequada.

    Pais e responsáveis devem ficar atentos às crianças que brincam no espaço, para evitar colisões e acidentes na área destinada ao esporte radical. Na pista só é permitida a prática de skate e patins in-line.

    Uma nova sinalização gráfica e de orientação será instalada no local. Crianças e adolescentes menores de 18 anos não podem utilizar a pista desacompanhados dos pais ou responsáveis.

    A comissão da Ponta Negra prioriza sobretudo o respeito entre praticantes e responsáveis, visando a proteção de todos para a diversão com responsabilidade.


    Cordão de isolamento no rio

    Um cordão de isolamento para o banho no rio Negro foi colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas.

    A Prefeitura de Manaus ressalta a importância de respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão. Além do horário indicado para banho, há preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.

    Segundo o tenente Fernando Liberato, chefe dos salva-vidas dos bombeiros na Ponta Negra, o cuidado com as crianças deve ser redobrado por conta dos riscos de afogamento e desparecimento nas águas.

      “As crianças devem sempre estar acompanhadas dos pais ou responsáveis dentro e fora d'água. Quem não tem muita habilidade na água ou até mesmo não sabe nadar, deve evitar ir para a parte mais funda do rio, preferindo a área mais rasa, evitando negligência. E quem vem para a praia deve se divertir e ter moderação com bebida alcoólica. O excesso de bebida acaba facilitando para que ocorra um afogamento”  

    Pandemia

    Mesmo com a flexibilização, os órgãos ressaltam a importância de proteção individual, com o uso de máscara, limpeza das mãos com lavagem e uso de álcool em gel, além da manutenção do distanciamento mínimo.

    Na área do calçadão, onde a população voltou a frequentar o espaço para a realização de atividades físicas ao ar livre, em decorrência da flexibilização do decreto estadual, a Guarda Municipal e a comissão do parque mantêm a fiscalização no local e orientação aos usuários.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    "Skate Escola" leva esportes para crianças e adolescentes no Brasil 

    Skate: o esporte das ruas ganha espaço nas Olimpíadas 2021

    Comentários