Fonte: OpenWeather

    Copa América 2021


    Manaus não será sede da Copa América no Brasil

    Após Manaus ser descartada, entre as possíveis sedes estariam Recife, Natal e Brasília

     

     

    A decisão de evento a ser realizado no Brasil aconteceu por conta da grave crise de pandemia na Argentina
    A decisão de evento a ser realizado no Brasil aconteceu por conta da grave crise de pandemia na Argentina | Foto: Divulgação FAF

    Manaus - A capital amazonense possui um dos maiores estádios do Brasil. A Arena da Amazônia, construída para a Copa realizada no Brasil, no ano de 2014, é lugar de grande torneios e poderia ser palco dos jogos da Copa América 2021.

    Após a divulgação feita nesta segunda (31), pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), instituição esportiva internacional que organiza, desenvolve e controla competições de futebol, de que o Brasil receberá jogos da competição, Manaus não receberá jogos do torneio. 

    A decisão de evento a ser realizado no Brasil aconteceu por conta da grave crise de pandemia na Argentina e os conflitos políticos e econômicos da Colômbia. A primeiro momento, o país colombiano foi descartado e a Conmebol pediu para que os argentinos realizassem as competições. Diante dos casos do novo coronavírus e o risco eminente de contaminação, a Argentina desistiu. 

    A Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR) informou que não havia sido notificada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e que iria discutir os protocolos de prevenção a Covid-19 para atender, da forma mais segura possível, os jogos sul-americanos. O evento possui previsão para início no dia 13 de junho. 

    Manaus ficou de fora, mas a FAAR informou que o estado estaria preparado para a competição. "Com os protocolos definidos, em comum acordo com o Comitê Estadual de Enfrentamento da Covid-19, os jogos deverão ser realizados com toda a expertise do Amazonas obtida ao sediar  grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. A presença de público também será discutida e dependerá dos indicadores da pandemia de Covid-19 no estado", disse a nota oficial. 

    Um dos motivos de tirar a cidade de Manaus da lista das sedes está o histórico de ondas da pandemia e casos de contaminação pelo vírus. Em janeiro deste ano, o estado do Amazonas passou por um momento delicado com falta de respiradores, hospitais lotados, enterros noturnos e repercussão internacional. Outro motivo é para evitar grandes deslocamentos das equipes, considerando também a logística. 


    Cidades cogitadas

    Após Manaus ser descartada, entre as possíveis sedes estariam Recife, Natal e Brasília. A Conmebol deseja que a final seja realizado no estádio que é conhecido mundialmente pro jogos acirrados e decisões de tirar o fôlego: o Maracanã, no Rio de Janeiro. 

     

    Mané Garrincha pode sediar os jogos
    Mané Garrincha pode sediar os jogos | Foto: Reprodução

    O estádio Mané Garrincha, em Brasília, é um dos principais e pode ser confirmado pela organização da competição. A Arena Pernambuco foi cogitada, mas o governo emitiu nota informando que é contra a realização do evento por conta da pandemia no estado. 

    Leia nota na íntegra

    O Governo de Pernambuco monitora, de forma permanente, por meio do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, os indicadores da doença no Estado. Nas últimas semanas, foi identificada uma nova aceleração dos casos, que motivou novas medidas restritivas no Agreste e na Região Metropolitana.

    Apesar de ainda não ter sido procurado oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Governo do Estado reforça que o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte da Copa América no território de Pernambuco.

    Opiniões adversas

    Manauaras opinaram sobre a realização dos jogos na capital. O que se dizem a favor acreditam que o evento poderia ser realizado mediante cuidados com a pandemia e levam em consideração a realização do campeonato amazonense e outras competições no Brasil.

    "Em Manaus, todo o final de semana tem festa e jogos. Acredito que não tem problema porque não haverá a presença do público no estádio", disse Osmar Mello.

    Contra a decisão, torcedores acreditam que este não seja o momento para realização de torneio internacional. "Eu não entendo. A mesma Manaus que estava pedindo socorro, quer sediar os jogos. É irresponsabilidade", comentou Ricardo Rodrigues. 

    Leia mais:

    Conmebol descarta Colômbia e pede que Argentina sedie jogos

    Copa América 2021 é suspensa na Argentina por conta da pandemia

    Comentários