Fonte: OpenWeather

    Fazer bonito


    Land Rover apresenta versão mais sofisticada do utilitário Velar

    A série SVAutobiography Dynamic é equipada com o motor 5.0 V8 de 550 cavalos de potência e 69,3 kgfm de torque,

    O único Velar disponível na cor Satin Byron Blue | Foto: Divulgação

    Escolhido pelo World Car Design of the Year como o utilitário esportivo mais bonito do mundo em 2018, o Range Rover Velar acaba de ganhar a edição especial SVAutobiography Dynamic, desenvolvida pela Divisão de Operações de Veículos Especiais (SVO) da Land Rover.

    A série é equipada com o motor 5.0 V8 de 550 cavalos de potência e 69,3 kgfm de torque, associado à transmissão automática de 8 velocidades com “paddle shifts” localizados atrás do volante para trocas sequenciais. Segundo a marca britânica, o mais potente Velar acelera de zero a 100 km/h em 4,5 segundos e pode chegar a 275 km/h.

    Por fora, a versão SVAutobiography Dynamic se diferencia pelo para-choque dianteiro com entradas de ar maiores para alimentar o V8 Supercharged e esfriar o sistema de freios. A grade frontal e as molduras laterais inferiores combinam com o para-choque traseiro, que aloja o escapamento quádruplo.

    A grafia da marca Range Rover no capô e na tampa traseira foram aprimoradas com acabamento recartilhado, uma espécie de serrilhamento das bordas das letras de metal, resultando em um grau de sofisticação ao modelo. O SVAutobiography Dynamic é o único Velar disponível na cor Satin Byron Blue, uma pintura metálica da gama Premium Palette da SVO. Toda a família tem teto contrastante em Narvik Black como padrão.

    As rodas maiores ajudam no próprio desempenho da versão, gerando mais aderência
    As rodas maiores ajudam no próprio desempenho da versão, gerando mais aderência | Foto: Divulgação

    “O desenvolvimento do Velar SVAutobiography Dynamic é o tipo de projeto para o qual a SVO foi criada. O desafio foi aumentar o desempenho sem comprometer a compostura, capacidade e refinamento inerentes ao Velar. Fizemos isso e, no processo, criamos um SUV que oferece um equilíbrio entre praticidade, desempenho dinâmico e conforto. É um SUV para qualquer ocasião”, diz Michael van der Sande, diretor-executivo da SVO.

    As rodas de liga leve de 21 polegadas pesam o mesmo das de 20’’. Como a SVAutobiography Dynamic já é uma customização por si só do Velar, o comprador pode optar ainda por rodas de 22 polegadas com acabamento prateado exclusivo com bordas diamantadas, aumentando o grau de personalização.

    As rodas maiores ajudam no próprio desempenho da versão, gerando mais aderência e acomodando feios mais eficientes, com discos dianteiros de 395 milímetros e traseiros de 396 milímetros com construção de duas peças em cada um para aliviar o peso. O tipo de desenho das peças permite que o calor se dissipa de forma mais eficaz para lidar com as maiores forças de frenagem geradas durante a condução de alto desempenho.

    O design externo é acompanhado por uma esperada sensação de luxo dentro da cabine, com uma combinação bem cuidada de acabamentos e estofos. O couro Windsor, costurado, perfurado e acolchoado, é exclusivo para a versão SVAutobiography Dynamic.

    or fora se diferencia pelo para-choque dianteiro
    or fora se diferencia pelo para-choque dianteiro | Foto: Divulgação

    Os clientes podem escolher entre quatro combinações de cores internas (Ebony, Cirrus, Tan Vintage e Pimento). A configuração tem bancos dianteiros aquecidos e refrigerados com 20 tipos de ajustes, memória e funções de massagem.

    Os toques especiais se estendem ao volante esportivo desenvolvido especialmente para a versão, incluindo um aro contornado em alumínio, e aos “paddle shifts” no mesmo material. Mais abaixo, o seletor de marchas rotativo e os controles circulares para o sistema de infoentretenimento Touch Pro Duo têm um sofisticado acabamento recartilhado.

    Opcionalmente, um pack de fibra de carbono adiciona uma sensação mais moderna à cabine, com material de aço distinto, enquanto os pedais esportivos e as placas de metal iluminadas com a inscrição “Range Rover” completam o visual.

    As calibrações para o sistema de tração nas quatro rodas, o Diferencial de Bloqueio Traseiro Ativo, a transmissão de 8 marchas, a direção e a suspensão a ar foram feitas sob medida para o SVAutobiography Dynamic, proporcionando uma experiência de condução mais focada.

    Os engenheiros da SVO gastaram quase 65 mil horas no desenvolvimento da configuração, agora, topo de linha do Velar. O caráter único da SVAutobiography Dynamic se reflete também por seu escapamento, que fornece uma “trilha sonora” para combinar com o desempenho.

    O sistema de escape tem uma tecnologia de válvula para otimizar o som do propulsor conforme a condição de condução, realçando o inconfundível ruído do V8. A edição especial do Velar não tem previsão de chegada ao mercado brasileiro.

     A configuração tem bancos dianteiros aquecidos e refrigerados com 20 tipos de ajustes
    A configuração tem bancos dianteiros aquecidos e refrigerados com 20 tipos de ajustes | Foto: Divulgação

    Leia mais: 

    Volkswagen lanca seu primeiro SUV para vender no Brasil o T-Cross

    Ford coloca no mercado o Fusion 2019 com ajustes no visual externo

    Veja lançamentos de carros mais esperados para 2019


    Comentários