Fonte: OpenWeather

    Investida tecnológica


    Novo Toyota RAV4 híbrido chega ao Brasil no segundo semestre de 2019

    O modelo já é comercializado no Brasil em versão única, com motor 2.0 aspirado e transmissão CVT com 7 velocidades simuladas e preço de R$ 149.990.

    O modelo foi redesenhado
    O modelo foi redesenhado | Foto: Divulgação

    Manaus - Completamente redesenhado, o novo RAV4 estreia no Japão e promete chegar ao mercado brasileiro no início do segundo semestre deste ano. O luxuoso SUV da Toyota foi apresentado no país asiático em duas versões, a gasolina e híbrida.

    De acordo com a marca oriental, a configuração que virá para o Brasil será a segunda, para pagar menos impostos e garantir um melhor preço. A primeira geração do RAV4 surgiu em 1994. Atualmente, o modelo é comercializado no Brasil em versão única, com motor 2.0 aspirado e transmissão CVT com 7 velocidades simuladas e preço de R$ 149.990.

    O novo RAV4 híbrido é equipado com um propulsor 2.5 a gasolina em conjunto com três motores elétricos, com um total de 220 cavalos de potência. O motor principal é acoplado à transmissão eCVT, com tração All-Wheel Drive. Segundo a fabricante, o utilitário esportivo acelera de zero a 100 km/h em 7,8 segundos e tem consumo combinado de 16,5 km/l.

    A quinta geração do RAV4 é montada sobre a plataforma modular TNG – a mesma do Camry, do Prius e do novo Corolla – e tem 4,61 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,69 metro de altura e 2,69 metros de entre-eixos. A nova geração é um pouco menor externamente mas é mais espaçosa na cabine, que ganhou sistemas de conectividade mais modernos e funcionais.

    O motorista pode também solicitar rotas do sistema de navegação
    O motorista pode também solicitar rotas do sistema de navegação | Foto: Divulgação

    O SUV tem o inédito sistema Dynamic Torque Vectoring AWD, que permite uma direção precisa e estável, adotando um mecanismo de vetorização de torque, com distribuição de forma independente da força para as quatro rodas conforme as condições de condução.

    Além disso, o sistema desconexa a força motriz às rodas traseiras se achar desnecessário a tração integral em dado momento, reduzindo a perda de energia e melhorando a eficiência do combustível.

    “Nosso objetivo era desenvolver um carro que estimulasse a curiosidade dos clientes, inspirando seu desejo de experimentar algo novo e ter a alegria de dirigir em qualquer lugar, a qualquer momento”, explica Yoshikazu Saeki, engenheiro-chefe de desenvolvimento do projeto.

    O RAV renovado tem um sistema de segurança pré-colisão para detectar carros, motos, bicicletas e pedestres de acionamento preventivo para mitigar danos materiais e pessoais. O controle de cruzeiro por radar dinâmico com faixa de velocidade fica acionado mesmo se o veículo estiver imediatamente atrás de outro.

    Os dispositivos de segurança do novo RAV4 incluem ainda a assistência de condução avançada Lane Lacing Assist, o High Beam de acionamento automático de luz baixa e farol alto e o Assistente de Sinalização Rodoviária, que exibe sinais de trânsito reconhecidos por câmera para facilitar a vida do motorista.

    O RAV renovado tem um sistema de segurança pré-colisão
    O RAV renovado tem um sistema de segurança pré-colisão | Foto: Divulgação

    Para oferecer aos clientes a experiência dos Serviços Conectados, a Toyota coloca de fábrica todas as unidades do novo RAV4 com o Módulo de Comunicação de Dados e uma assinatura complementar de três anos do serviço T-Connect, que liga o motorista a centrais de atendimento 24 horas por dia e nos sete dias da semana.

    O motorista pode também solicitar rotas do sistema de navegação e pesquisar informações gerais, notificando verbalmente aos operadores da central telefônica sobre as condições de tráfego e suas preferências.

    O dispositivo Help Net pode ser acionado em caso de acidente e um possível mal súbito do motorista e de qualquer ocupante do RAV4, prontificando veículos de emergência para se deslocarem em direção ao carro com base nas informações de localização do veículo.

    Se ao menos uma bolsa dos airbags for acionada, o sistema se conectará automaticamente a um operador. A compatibilidade com o D-Call Net permite o envio de serviços de emergência, incluindo helicópteros com paramédicos.

    Leia mais: 

    Jeep Renegade é o utilitário esportivo mais vendido do Brasil

    Volvo Cars chega à Manaus com novo conceito de concessionaria

    Bem equipado T-Cross 200 TSI vai incomodar concorrência

    Comentários