Fonte: OpenWeather

    Para dar o gás


    Fiat oferece o sedã Grand Siena com kit GNV de fábrica

    A Fiat tenta resgatar o antigo Siena Tetrafuel

    Fiat Grand Siena com kit GNV
    Fiat Grand Siena com kit GNV | Foto: Divulgação

    Com alvo plenamente definido – motoristas de taxi e frotistas –, a Fiat passa a oferecer o Grand Siena 1.4 preparado de fábrica para receber o GNV (gás natural veicular), além de manutenção da garantia original de um ano para kits de quinta geração instalados por convertedores certificados pelo Inmetro. O modelo apto a andar com GNV sai pelo preço a partir de R$ 54.990 e o kit custa R$ 690.

    Nesta versão, o Grand Siena tem motor 1.4 Fire de 88 cavalos de potência a 5.750 rotações por minuto e torque de 12,5 kgfm a 3.500 rpm abastecido com etanol, associado ao câmbio manual de 5 velocidades. A fabricante não informou como fica o desempenho do sedã compacto equipado com o kit GNV. Essa oferta da Fiat resgata a trajetória do antigo Siena Tetrafuel, que rodava com quatro tipos de combustível – gás, gasolina, etanol e qualquer mistura dos dois mais tradicionais.

    Fiat Grand Siena com kit GNV
    Fiat Grand Siena com kit GNV | Foto: Divulgação

     Marcado por sua versatilidade, combinando grande espaço interno e porta-malas de 520 litros, que colabora com a instalação dos cilindros de gás, o Grand Siena Attractive 1.4 é o único modelo disponível no mercado brasileiro com motor preparado para o GNV de fábrica.

    Grand Siena 2019 continua compacto e com um dos melhores preços do mercado  

    Nas modificações, o cabeçote do motor tem válvulas produzidas com material mais resistente e com nova geometria, garantindo durabilidade e confiabilidade. O coletor de aspiração foi projetado para receber os bicos injetores de gás, trazendo mais segurança e maior rendimento para a conversão, pois melhora o enchimento do motor e a formação da mistura ar/combustível. Essas alterações, segundo a montadora, garantem a vida útil do motor e evitam uma maior depreciação do veículo para quem optar pela utilização de GNV.

    Fiat Grand Siena com kit GNV
    Fiat Grand Siena com kit GNV | Foto: Divulgação

    O Grand Siena tem a fama de ser um dos sedãs compactos com melhor custo de manutenção e menores despesas por quilômetro rodado do mercado nacional e permite a recuperação do valor investido no kit GNV em até seis meses, considerando uma rodagem de três mil quilômetros por mês e dependendo do preço dos combustíveis na região do proprietário do carro. Entre os destaques está a vantagem da manutenção da garantia original de fábrica. No Grand Siena com kit GNV, a garantia é de um ano para o veículo e de três anos para motor e câmbio com as revisões feitas na rede de concessionárias da Fiat.

    Na versão 2019, o Grand Siena Attractive 1.4 traz como itens de série ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros “one-touch” e sensor antiesmagamento, “lane change” (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), computador de bordo, predisposição para rádio, alertas de limite e manutenção programada de velocidade, faróis biparábola e “follow me home” - temporiza os faróis por até três minutos para auxiliar na iluminação de garagens ou locais muito escuros após o motorista desligar a ignição.

    Fiat Grand Siena com kit GNV
    Fiat Grand Siena com kit GNV | Foto: Divulgação

    “O Grand Siena já é um produto consagrado, especialmente entre os profissionais do volante. O novo Grand Siena Attractive 1.4 preparado de fábrica para a instalação do kit gás, mantendo a garantia original após a instalação, o torna ainda mais atrativo ao oferecer o menor custo por quilômetro rodado entre os veículos de sua categoria e faixa de preço”, afirma Herlander Zola, diretor da Fiat para a América Latina e diretor comercial da marca para o Brasil. 

    O Grand Siena com kit GNV foi desenvolvido para atender às necessidades de motoristas que utilizam o veículo como ferramenta de trabalho e precisam rodar grandes distâncias diariamente com conforto e segurança. O GNV terá também uma importante expansão em sua oferta no Brasil. As novas descobertas no pré-sal colocaram o país como o sexto maior em reservas de gás, com novas fontes de extração e ampliação da rede de distribuição em todo o território nacional.

    Fiat Grand Siena com kit GNV
    Fiat Grand Siena com kit GNV | Foto: Divulgação

    Somadas todas as versões, o Grand Siena teve 1.496 unidades emplacadas em abril deste ano, ocupando o trigésimo sétimo lugar entre os carros. No acumulado dos quatro primeiros meses de 2019, o sedã compacto da Fiat teve exatamente 6.009 emplacamentos, com média mensal em torno de 1,5 mil unidades, na trigésima sexta posição no ranking nacional de vendas de automóveis.

    Leia mais: 

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Testado no Peru, Chevrolet Captiva aposta no alto nível de equipamento

    Emplacamento de veículos teve crescimento em abril, diz Fenabrave

    Comentários