Fonte: OpenWeather

    Saúde


    Especialista explica os benefícios do parto normal para mãe e bebê

    Programa Nascer Bem incentiva o parto adequado e acompanha gestantes do pré-natal ao pós-parto

    O parto natural só traz benefícios | Foto: Divulgação

    Receber a confirmação que um bebê está a caminho é sempre um momento especial. Por isso isso, a gestação é uma fase que requer uma atenção redobrada e deve ser bem acompanhada tanto pela mulher quanto pelos profissionais qualificados para que mães e bebês permaneçam com saúde antes e após o parto, que pode ser cesárea ou natural, sendo este último uma das formas mais benéficas para mãe e bebê, mas que ainda é, muitas vezes, temido pelas mulheres.

    Com o objetivo incentivar as mães a se sentirem seguras e acolhidas para o parto normal, nos casos em que se pede esse procedimento, bem como seguindo as orientações da Agência Nacional   de Saúde (ANS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Hapvida lançou, em Manaus, no dia 8 de maio, o programa Nascer Bem, com acompanhamento exclusivo para gestantes da operadora.

    A ginecologista e obstetra do Hapvida, Ellis Akamy, afirma que o parto natural só traz benefícios, tanto para a saúde da mãe quanto para o bebê. Entre as vantagens do parto natural para a mãe, Ellis destaca alguns itens: é mais fisiológico, melhor e mais rápida a recuperação, alimentação livre, não é preciso jejuar antes e possui liberdade de movimento. Já para o bebê, ela elenca: diminui a incidência de doenças respiratórias e broncoaspiração, a amamentação pode acontecer logo após o nascimento, pois o leite materno, nesses casos, não sofre as ações dos agentes anestésicos e dos medicamentos utilizados no pós-operatório da mãe e, no parto normal, há maior passagem de anticorpos para o recém-nascido.

    6 mitos sobre o parto normal

    O momento do parto é sempre uma questão que deve ser conversado com o médico obstetra durante todo o pré-natal para que não reste dúvidas, bem como entender o que o médico recomenda, pois cada gestação tem suas particularidades. Por isso, a obstetra Ellis Akamy lista seis mitos mais comuns sobre o parto natural.

    1 - Cesárea é um procedimento sem dor –  Como todo procedimento cirúrgico, ficamos fragilizadas e sentindo dores por mais tempo que o parto normal e isso pode durar meses.

    2 - Medo da dor - Muitas mulheres dizem que não conseguiriam passar por um parto normal por serem muito sensíveis a dor. No entanto, existem métodos para diminuir a dor do parto normal, tais como massagens, óleos aromáticos, cromoterapias, além da analgesia de parto.

    3 - Parto normal alarga o canal vaginal – A ideia é de que a passagem do bebê pela vagina alargaria o canal de parto, interferindo negativamente no prazer sexual do casal. Na verdade, os músculos envolvidos na ação para dar passagem para o bebê voltam ao normal logo após o parto.

    4 – Falta de dilatação é um impedimento – A falta de dilatação não pode ser uma justificativa para a cesariana, pois para confirmar isso a mulher deve entrar em trabalho de parto. O que acontece é que durante as contrações, a dilatação pode evoluir de forma mais lenta, o que exige paciência da equipe médica e da paciente. A equipe médica precisa avaliar os casos. 

    5 – Parto normal sempre vem acompanhado de episiotomia – Raramente se faz episiotomia. Só quando o períneo retarda o nascimento do bebê e sempre se pede o consentimento para mãe. A episiotomia é um corte próximo a vulva para facilitar a passagem do bebê.

    6 - Uma vez cesárea, sempre cesárea - Ainda que tenha tido uma cesárea em uma gestação anterior, a mulher pode realizar um parto normal na gestação seguinte. Orientamos as pacientes que deixe um intervalo de dois anos entre a cesárea e a nova gestação com objetivo de diminuir possíveis riscos.

    *Com informações da assessoria 

    Leia mais:

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Apenas 12% dos casos de asma no Brasil estão sob controle

    Praticar musculação ajuda a combater depressão e ansiedade

    Comentários